Clique no título desta postagem, link para o site do CDC.
Em texto e audio, em inglês, informações sobre a Gripe Suína divulgadas em 15 de maio de 2009.
sábado, 16 de maio de 2009
DIA INTERNACIONAL DO COMBATE AO FUMO
O dia 31 de maio é o Dia Mundial de Combate ao Fumo.
Dados relacionados ao tema pode ser consultados no site da Organização Mundial de Saúde.
EU APOIO ESTA IDÉIA!!!
quarta-feira, 13 de maio de 2009
Provas com acesso à internet permitido
Nós queremos alunos ativos, que busquem conhecimento, desenvolvam espírito crítico.
Queremos médicos que saibam, entre várias outras coisas, buscar informações na internet, com agilidade e precisão, para resolver problemas clínicos reais.
E a graduação? Será que está colaborando para o desenvolvimento destas habilidades?
Será que nossas avaliações cognitivas não estão anacrônicas e obsoletas?
Como lidar com questões deste tipo hoje?
Na Dinarmarca, escolas se preparam para testar a experiência de os alunos poderem acessar a internet durante as provas e apontam alguns desafios.
É bom saber que há pessoas no mundo discutindo, tentando se adaptar à realidade de hoje...
Já é um progresso!
Acredito que, quem não tentar mudar, muito em breve, ficará para trás.
O que você acha disto? Deixe sua opinião!
Para quem quiser ler a reportagem sobre a Dinamarca, aqui está o link... Texto em inglês.
Queremos médicos que saibam, entre várias outras coisas, buscar informações na internet, com agilidade e precisão, para resolver problemas clínicos reais.
E a graduação? Será que está colaborando para o desenvolvimento destas habilidades?
Será que nossas avaliações cognitivas não estão anacrônicas e obsoletas?
Como lidar com questões deste tipo hoje?
Na Dinarmarca, escolas se preparam para testar a experiência de os alunos poderem acessar a internet durante as provas e apontam alguns desafios.
É bom saber que há pessoas no mundo discutindo, tentando se adaptar à realidade de hoje...
Já é um progresso!
Acredito que, quem não tentar mudar, muito em breve, ficará para trás.
O que você acha disto? Deixe sua opinião!
Para quem quiser ler a reportagem sobre a Dinamarca, aqui está o link... Texto em inglês.
Faculdade exige iPod Touch ou iPhone para alunos de graduação
As novas tecnologias continuam tomando conta das salas de aula e agora “estar conectado” é requerimento básico em uma faculdade dos Estados Unidos. A Missouri University publicou uma regra que diz que, a partir das novas turmas que começam no outono deste ano (nos Estados Unidos, em setembro), todos os alunos de graduação de jornalismo são obrigados a ter ou um iPod Touch, ou um iPhone. Segundo a universidade, o aparelho servirá para que os estudantes recebam palestras da própria faculdade, informações e outros complementos para as aulas assistidas. Os vídeos serão enviados pelo iTunes, a loja de mídias da Apple, e a universidade diz que não será cobrada nenhuma taxa para que os estudantes baixem os vídeos. Segundo a faculdade, estes aparelhos foram os escolhidos porque, entre os que cumprem os requerimentos básicos para uso em aula, são os mais baratos. Para os estudantes que provarem não ter condições de comprar ou o iPhone, ou o iPod Touch, a universidade oferece financiamentos, por meio de recursos para crédito estudantil do governo dos Estados Unidos. (...)
Reportagem da ÉPOCA NEGÓCIOS ON LINE.
Reportagem da ÉPOCA NEGÓCIOS ON LINE.
terça-feira, 12 de maio de 2009
INFECÇÃO PELO VIRUS INFLUENZA A H1N1
A SBPT divulgou artigo sobre a gripe suína: "Infecção pelo vírus Influenza A H1N1: como reconhecer, diagnosticar e prevenir".
Em PDF. Clique no link para acessar.
Em PDF. Clique no link para acessar.
Novas Diretrizes de Tuberculose 2009
Estão disponíveis para consulta pública os tópicos das Diretrizes de Tuberculose 2009.
Leia, opine, discuta... clicando aqui (link para o site da SBPT).
Leia, opine, discuta... clicando aqui (link para o site da SBPT).
Que utilidade pode ter o Twitter?
Recentemente aderi ao Twitter e confesso que ainda não consegui perceber sua utilidade de maneira tão intensa, embora, sem dúvida, seja um meio muito rápido de comunicação.
No entanto, me senti confortável e curiosa quando li o que escreveu Mauro Paz, um artista gaúcho.
Principalmente se você gosta de literatura, não deixe de conferir.
Acho que, com criatividade, talvez possamos descobrir muitas utilidades do Twitter na educação a distância (EAD).
No entanto, me senti confortável e curiosa quando li o que escreveu Mauro Paz, um artista gaúcho.
Principalmente se você gosta de literatura, não deixe de conferir.
Acho que, com criatividade, talvez possamos descobrir muitas utilidades do Twitter na educação a distância (EAD).
segunda-feira, 11 de maio de 2009
AVALIANDO A GRAVIDADE DA PANDEMIA
A Organização Mundial da Saúde divulgou hoje algumas informações sobre a pandemia da gripe suína, com alguns dados que destaco aqui:
- O H1N1 parece um vírus novo, sem circulação prévia em humanos e em animais.
- Logo, a população toda é vulnerável. Não se espera imunidade prévia.
- O H1N1 é um vírus mais contagioso que o virus da Influenza sazonal.
- O acometimento secundário (um caso infectando outra pessoa) está entre 5-15%; espera-se que chegue a 22-33%.
- As manifestações podem variar em diferentes países ou condições.
- Com exceção do México, onde a epidemia ainda não está bem compreendida, no restante do mundo a doença tem sido leve em indivíduos previamente saudáveis.
- Casos mais graves, assim como todos os óbitos, ocorreram em pessoas com doenças crônicas de base, como doenças cardiovasculares, hipertensão arterial, asma, diabetes, artrite reumatóide, entre outras.
- Alguns cientistas, no entanto, alertam para a possibilidade do verdadeiro espectro clínico da doença ainda não poder ser esclarecido, pois dependerá dela se espalhar mais pelo mundo.
- O vírus H1N1 tem grande capacidade de sofrer mutações, o que também pode modificar sua virulência e sua capacidade de se disseminar.
Para informações mais detalhadas, acesse o documento original.
No periódico The New England Journal of Medicine também há artigo sobre a gripe suína, publicado em 7 de maio. (Arquivo em PDF)
Assinar:
Postagens (Atom)