quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Doenças oculares na infância: importância do diagnóstico precoce


Inúmeros problemas oftalmológicos encontrados na infância , se diagnosticados precocemente, podem ser tratados e curados. Entre eles, podemos destacar o estrabismo, que tem consequências não apenas na qualidade da visão, mas na estética e na saúde mental, e a catarata congênita, cujo diagnóstico precoce pode permitir que uma criança que não enxergaria nada, veja o mundo com seus próprios olhos.
No fim-de-semana passado, na campanha do Projeto Luz na praia de Ipanema, encontrei um paciente que é acompanhado por uma residente minha do HUPE/UERJ, que teve a catarata diagnosticada aos 2 meses pelo Teste do Olhinho feito no ambulatório. Operou um olho aos 5 meses e o outro aos 10 meses. Logo após a segunda cirurgia, começou a interagir e a engatinhar. Antes, tinha desenvolvimento neurológico atrasado. Vocês não imaginam o tamanho da minha satisfação quando encontrei com a mãe deste bebê e seus 3 filhos vestindo a camiseta da campanha e entitulando seu filho o "garoto-propaganda" do projeto. Foi emocionante.
O dia estava lindo e aquele menino pôde ser o céu azul, as ondas do mar, o movimento das pessoas e as bolas coloridas que, cuidadosamente, enfeitavam o quiosque dos bebês. Dá pra imaginar o que deve ser viver sem isto?!
Segue, então, um vídeo de entrevista dada pelo prof Luciano para a Record em 30 de junho de 2009. Mais conhecimento para todos nós e mais saúde para nossas crianças...

http://www.recordrio.com.br/videos.php?sid=2824

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Mapa Atualizado da Gripe no Brasil


Balanço parcial divulgado pelo Ministério da Saúde nesta quarta-feira mostra que, entre 25 de abril e 1º de agosto, foram confirmados no Brasil 2.959 casos de gripe suína --a gripe A (H1N1). De acordo com dados do governo federal, 96 pessoas morreram no país em consequência da doença até dia 30 de julho. O número de mortes, no entanto, chega a 129, de acordo com registros das Secretarias Estaduais da Saúde.


terça-feira, 4 de agosto de 2009

Transforme suas apresentações em proteção de tela

A UOL tecnologia divulgou mais uma dica interessante: como transformar suas apresentações de Power Point em proteção de tela para o seu computador.

Neste momento em que estamos desenvolvendo inúmeras campanhas de prevenção para a gripe suína, esta aí uma boa dica para lembrar, através deste recurso, medidas que podem evitar a propagação do vírus em sua empresa ou trabalho.


domingo, 2 de agosto de 2009

Carteira de Interno pelo CREMERJ


Atenção, internos de medicina do Rio de Janeiro!

A última edição do jornal do Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro (CREMERJ) traz uma notícia interessante que deve ser do agrado de vocês.

O CREMERJ criou a carteira do interno. Excelente iniciativa!

Além servir para a sua identificação, após o cadastro e a emissão da carteira, o estudante passa a ter inúmeros benefícios como: acesso a áreas restritas a médicos no site do CREMERJ, acesso ao portal CAPES, incsrições on line para cursos e eventos, email @cremerj, entre outros. E passa a receber jornais, revistas e outras publicações do conselho.

A inscrição deve ser feita na sede do CREMERJ, em Botafogo, levando os documentos necessários para o cadastro, que estão listados no site. A carteira é entregue na hora.

Para maiores informações acesse http://www.cremerj.org.br/

Influenza A H1N1 é tema do mês na SOPERJ


SESSÃO CLÍNICA DA SOPERJ
TEMA DO MÊS

Influenza H1N1 em pacientes pediátricos

5 de agosto de 2009
10h às 12:30h



10h - Apresentação de Caso Clínico
- Dr. Marcos Junqueira do Lago e Dra. Denise Cardoso das N. Sztajnbok – Caso do Hospital Pedro Ernesto - UERJ

11h – Apresentação das orientações de atendimento da H1N1 pelo Ministério da saúde e troca de informações entre os representantes dos diversos hospitais do Rio de Janeiro.

12h coffee break


Quer ir? A SOPERJ fica na Rua da Assembléia nº10 s 1812, Rio de Janeiro, RJ. Tel (21) 2531-3313

Hoje tem! Campanha do Projeto Luz!


Confirmada para hoje, com a presença do SOL, a campanha pelo "Teste do Olhinho" (Pesquisa do Reflexo Vermelho) antes da alta do bebê da maternidade.


Até lá!


Vista esta camisa!