sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Videoconferência: cuidado para não "pagar mico"!

Influenza A H1N1: Boa Notícia!

OMS diz que vírus da influenza A não sofreu mutações

A diretora geral da Organização Mundial da Saúde(OMS), Margaret Chan, afirmou esta semana que o vírus da influenza A (H1N1) não sofreu mutações para formas mais fatais e que o processo de vacinação está bem encaminhado. Segundo ela, de abril até agora, informações fornecidas pelos laboratórios de todo o mundo indicam que o vírus é muito parecido com a sua forma original. Chan destacou ainda que as vacinas contra a gripe produzidas em massa são muito eficazes.


Clique aqui para acessar as informações da OMS sobre a situação atual em relação à vacina anti-influenza A H1N1. (de 24/09/2009)

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

E-book de medicina: que tal fazer um?

A editora Plus tem uma proposta interessante: inscrever grupos interessados em escrever um e-book. A idéia é que, colaborativamente, um grupo de alunos e professores escreva os capítulos, programe as ilustrações, entre outras tarefas, e que a editora publique o e-book.

A produção seria gratuita, assim como o acesso ao livro.

Seria fantástico este processo colaborativo usando, por exemplo, o Google Docs ou outros sites que oferecem plataformas wiki (para escrita colaborativa).

Imaginei também a possibilidade de gravar estes livros e disponibilizá-los na forma de audio-livros.

Não seria legal?

Alguém se interessa por isto?

O que você acha desta idéia?

Veja mais orientações clicando aqui para acessar a notícia no site da Editora Plus.

Aos interessados em Pneumologia Pediátrica


A SOPTERJ (Sociedade de Pneumologia e Tisiologia do Estado do Rio de Janeiro) colocou no site os últimas publicações da revista Pulmão RJ.


Clique nos links para conhecer.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Que tal imprimir livros esgotados?

Graças a um acordo firmando quinta-feira passada, os livros da biblioteca digital armazenados ao longo dos últimos cinco anos pela Google poderão agora reaparecer impressos no mundo físico.

Pelo acordo, a Google abriu parte de seu índice de obras ao inventor da "Espresso Book Machine", uma impressora de alta velocidade, capaz de produzir um livro com cerca de 300 páginas e capa rústica em quatro cores em menos de quatro minutos. Ela imprime 105 páginas P&B por minuto ou 35 coloridas no mesmo tempo.

O Google Books (books.google.com) já vinha oferecendo online mais de 1,5 milhões de livros que já estão em domínio público.

Por enquanto, o novo serviço está disponível apenas nos EUA mas aos poucos se espalhará por livrarias e bibliotecas no mundo inteiro, obviamente mediante pagamento. De qualquer maneira, trata-se quase de uma bênção para os usuários mais tradicionalistas que ainda preferem livros convencionais, em vez de ler numa tela de computador ou um leitor de e-books, como o Kindle, da Amazon, ou o Sony Reader. (...)

LEIA REPORTAGEM NA ÍNTEGRA NO SITE DO O GLOBO DIGITAL.
Reportagem de Carlos Alberto Teixeira, 21 de setembro de 2009.

domingo, 20 de setembro de 2009

Taking It Global: Já conhece?

Taking It Global é uma comunidade criada por jovens com o interesse comum de provocar mudanças positivas para o mundo.

A idéia é bem interessante.

Eles querem, inclusive, compartilhar projetos.

Vale a pena conferir.

Músicas que gosto, para compartilhar com vocês!

Hoje conheci o MixPod, que é um site onde podemos fazer seleção de músicas que gostamos, compartilhá-as... e que é também uma rede social.
Fiz uma lista de 50 músicas que está aqui ao lado.
A maioria delas também tem o vídeo.
Se quiser escutar/ver, clique no play do Ipod.
A lista pode ser vista no menu.

Telefone de pulso high tech

Na CES 2009, a LG apresentou um gadget que atraiu milhares de visitantes ao seu estande - o protótipo avançado de um telefone de pulso com tela sensível ao toque que só os representantes da empresa podiam operar. O dispositivo seria lançado no segundo semestre deste ano no mercado europeu. A concorrente Samsung foi mais rápida e, lançando mão de sua experiência nesse mercado (em 1999 ela lançou o pioneiro celular-relógio SPH-WP10), há duas semanas lançou o S9110, um celular de pulso também com tela sensível ao toque.

Diz a empresa que o S9110 é o telefone de pulso mais fino do mercado (como se houvesse muitos): tem apenas 1,1 cm de espessura graças à tecnologia de montagem de superfície da empresa. E também o mais leve: apenas 91g. A tela sensível ao toque é de 1,76 polegada e foi adaptada para a estrutura de um relógio de pulso. A Samsung quer, com isso, conquistar o usuários de telefones celulares que queiram um item de modo exclusivo que os mantenha conectados em todo lugar, checando seus e-mails no aparelho como se estivessem usando o Outlook. Para falar, o usuário utiliza o fone de ouvido Bluetooth que acompanha o produto. Preço do brinquedo: € 450, na França.