sábado, 3 de outubro de 2009

Homenagem ao Rio


Rio - Sede das Olimpíadas de 2016
Parabéns Rio de Janeiro!
Parabéns Brasil!

IV Congresso de Telemedicina e Telessaúde


Entre os dias 9 e 12 de dezembro de 2009 Belo Horizonte estará sediando dois eventos importantes na área de telessaúde: o IV Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde e o II Workshop do Laboratório de Excelência e Inovação em Telessaúde – América Latina e Europa.

Muito debatida atualmente, a Telemedicina ou Telessaúde veio ampliar o alcance das ações e informações médicas, possibilitando a atenção à distância e a troca de informações sobre pacientes, sobretudo, através da informática e do desenvolvimento das redes de informação.

Definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a provisão de serviços ligados aos cuidados com a saúde nos casos em que a distância é um fator crítico, a Telessaúde conta com profissionais de diversas áreas de saúde que usam tecnologias de informação e a comunicação como ferramenta, visando o intercâmbio de informações válidas para o diagnóstico, prevenção, tratamento de doenças e a contínua educação de provedores de cuidados com a saúde; assim como fins de pesquisas e avaliações, tudo no interesse de melhorar a saúde das pessoas e de suas comunidades.

No Brasil, a telessaúde está se desenvolvendo de forma acelerada nos últimos anos. O Programa Nacional de Telessaúde criado em 2007 atende a 900 municípios brasileiros desenvolvendo ações de teleconsultorias formativas, educação mediada por tecnologias e atividades de apoio diagnóstico. A produção de conteúdo para capacitação das equipes de saúde da família utiliza modelagem 3D, animações e vídeos. E outras iniciativas vêm acontecendo em diversos estados, municípios e instituições da rede privada como a Rede Universitária de Telemedicina (Rute) que já se encontra estruturada. (...)


Este é um trecho da mensagem dos presidentes deste congresso, que poder ser lida na íntegra no site do evento.

EAD - Portal da Amazônia

Educação a distância: portal do e-learning da Amazônia é um site recomendado a todos os interessados no assunto.
Além de muita coisa interessante que já há disponibilizada por lá (como vídeos, textos, livros, etc) os participantes podem atuar ativamente postando materiais, trocando informações e experiências.
Vale a pena conhecer!

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Metade dos bebês viverão até os 100 anos


Um estudo publicado na The Lancet e divulgado hoje pela BBC News concluiu que metade dos bebês de hoje, do Reino Unido e de outras nações desenvolvidas, viverão até os 100 anos de idade.

E, o melhor: com menos problemas de saúde e com mais qualidade de vida.

A pediatria de hoje é diferente da do passado. Como um "médico de futuro", o pediatra deve identificar riscos e prevenir hoje, problemas de saúde antes considerados "de adultos". Também deve saber lidar com crianças com doenças crônicas e saber promover qualidade de vida.

Portanto, temos que atuar e ajudar a formar médicos com esta consciência e responsabilidade.

Há anos a USP já tem um projeto interessante sobre a Pediatria para as Crianças que Viverão 100 Anos ou Mais. Clique no link para saber mais.

Precisamos mudar a formação e a atuação do pediatra neste sentido, através do desenvolvimento de competências e habilidades adequadas para esta realidade.

47o COBEM - Faltam 15 dias!


Acontecerá de 17 a 20 de outubro, em Curitiba.
Clique na figura ou no título da postagem, para acessar o site do Congresso.

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Google lança hoje versão "prévia" de serviço que mistura Gmail e MSN


O Google Wave --novo serviço de "e-mail de última geração", que mistura aspectos de rede social, correio eletrônico e programas de mensagens instantâneas-- mal nasceu e já é bastante badalado: é na quarta-feira (30) que a plataforma abre para testes, em versão exclusivíssima e limitada a 100 mil sortudos, dentre 1 milhão de internautas que se inscreveram para testar os serviços. (...)

Banda larga vai estar em 20% das casas do mundo até o fim do ano


No fim deste ano, 20% de todas as casas do mundo estarão conectadas à internet de alta velocidade --dado que esconde, no entanto, fortes disparidades entre países, apontou a consultoria especializada em tecnologia Gartner, em estudo publicado nesta segunda-feira (28).

"Apesar da crise econômica mundial, o número de casas conectadas à internet de alta velocidade continua aumentando de forma significativa", destaca a Gartner.

Os consumidores estão atentos a seus gastos, mas abandonar suas conexões de alta velocidade não está entre suas prioridades", afirma a analista Amanda Sabia no comunicado.
Em 2008, 382 milhões de casas já tinham conexão, mas este número aumentará para 422 milhões em 2009, ou seja, 10,5% a mais.

Para 2013, a Gartner aposta em 580 milhões, o que representaria uma alta de 37,4% em relação a 2009.

Os países emergentes, em particular China, Brasil e Índia, terão forte desenvolvimento nestas conexões, mas a diferença em relação às nações industrializadas continuará sendo grande.
No fim de 2008, quase 20 países tinham percentuais de conexões superiores a 50%. A Coreia do Sul, com 86% de suas casas equipadas com esta tecnologia, está à frente da lista, que termina com a Indonésia (1%).

No trio de ponta, estão ainda Holanda (80%) e Dinamarca (80%).

Reportagem da France Presse, em Paris. FONTE: Folha Online, 28/09/2009

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Receita da Dona Cacilda

Dona Cacilda é uma senhora de 92 anos, miúda, e tão elegante, que todo dia às 08 da manhã ela já está toda vestida, bem penteada e discretamente maquiada, apesar de sua pouca visão.E hoje ela se mudou para uma casa de repouso: o marido, com quem ela viveu 70 anos, morreu recentemente, e não havia outra solução.

Depois de esperar pacientemente por duas horas na sala de visitas, ela ainda deu um lindo sorriso quando a atendente veio dizer que seu quarto estava pronto. Enquanto ela manobrava o andador em direção ao elevador, dei uma descrição do seu minúsculo quartinho, inclusive das cortinas floridas que enfeitavam a janela.

Ela me interrompeu com o entusiasmo de uma garotinha que acabou de ganhar um filhote de cachorrinho:

- Ah, eu adoro essas cortinas...

- Dona Cacilda, a senhora ainda nem viu seu quarto... Espera um pouco...

- Isto não tem nada a ver, ela respondeu, felicidade é algo que você decide por princípio. Se eu vou gostar ou não do meu quarto, não depende de como a mobília vai estar arrumada... Vai depender de como eu preparo minha expectativa. E eu já decidi que vou adorar. É uma decisão que tomo todo dia quando acordo.

Sabe, eu posso passar o dia inteiro na cama, contando as dificuldades que tenho em certas partes do meu corpo que não funcionam bem...Ou posso levantar da cama agradecendo pelas outras partes que ainda me obedecem.

- Simples assim?

- Nem tanto; isto é para quem tem autocontrole e todos podem aprender, e exigiu de mim um certo 'treino' pelos anos afora, mas é bom saber que ainda posso dirigir meus pensamentos e escolher, em conseqüência, os sentimentos.

Calmamente ela continuou:

- Cada dia é um presente, e enquanto meus olhos se abrirem, vou focalizar o novo dia, mas também as lembranças alegres que eu guardei para esta época da vida. A velhice é como uma conta bancária: você só retira aquilo que guardou. Então, meu conselho para você é depositar um monte de alegrias e felicidades na sua Conta de Lembranças. E, aliás, obrigada por este seu depósito no meu Banco de lembranças. Como você vê, eu ainda continuo depositando e acredito que, por mais complexa que seja a vida, sábio é quem a simplifica.

Depois me pediu para anotar:

COMO MANTER-SE JOVEM

1. Deixe fora os números que não são essenciais. Isto inclui a idade,o peso e a altura. Deixe que os médicos se preocupem com isso.

2. Mantenha só os amigos divertidos. Os depressivos puxam para baixo. (Lembre-se disto se for um desses depressivos!)

3. Aprenda sempre: Aprenda mais sobre computadores, artes, jardinagem, o que quer que seja. Não deixe que o cérebro se torne preguiçoso. 'Uma mente preguiçosa é a oficina do Alemão.' E o nome do Alemão é Alzheimer!

4. Aprecie mais as pequenas coisas - Aprecie mais.

5. Ria muitas vezes, durante muito tempo e alto. Ria até lhe faltar o ar. E se tiver um amigo que o faça rir, passe muito e muito tempo com ele /ela!

6. Quando as lágrimas aparecerem aguente, sofra e ultrapasse. A única pessoa que fica conosco toda a nossa vida somos nós próprios. VIVA enquanto estiver vivo.

7. Rodeie-se das coisas que ama quer seja a família, animais, plantas, hobbies, o que quer que seja. O seu lar é o seu refúgio. Não os descarte..

8. Tome cuidado com a sua saúde: Se é boa, mantenha-a. Se é instável, melhore-a. Se não consegue melhora-la , procure ajuda.

9. Não faça viagens de culpa. Faça uma viagem ao centro comercial, até a um país diferente, mas NÃO para onde haja culpa.

10. Diga às pessoas que as ama e que ama a cada oportunidade de estar com elas.

domingo, 27 de setembro de 2009

Google Maps começa a mostrar informações de trânsito em tempo real no Brasil

O recurso ainda não foi anunciado oficialmente pelo Google Brasil, mas o MacMagazine confirmou que seu lançamento estaria sendo preparado para os próximos dias. O fato é que a funcionalidade já está no ar para todos os usuários: o Google Maps agora mostra informações de trânsito em tempo real em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. (...)



Disponível no exterior já há algum tempo, as informações de trânsito traçam linhas sobre os mapas do Google indicando como está a movimentação de automóveis nas principais vias/avenidas/estradas de cidades. A cor verde indica um fluxo normal; amarelo, um pouco lento; vermelho, congestionado; e preto com tracejados vermelhos, provavelmente está tudo parado. (...)

REPORTAGEM DE: Rafael Fischman, 25 de setembro de 2009. Clique aqui para acessá-la na íntegra.