sábado, 11 de setembro de 2010

Médicos do Rio já têm fotos divulgadas em site do Cremerj


Desde a última sexta-feira, dia 10 de setembro, o CREMERJ está disponibilizando em seu site mais um mecanismo de segurança para evitar falsificações de documentos ou carimbos e resguardar os médicos que exercem a Medicina legalmente em todo o estado.

Agora, ao realizar uma pesquisa através do nome ou número do CRM na seção “Encontre um médico”, que aparece no topo da página inicial do site, a população tem acesso também à foto do médico.

Este sistema de busca é simples e, além de mostrar a foto, informa a situação atual de todos os médicos, inclusive se o registro dele é válido, se foi cassado ou transferido. Com esta medida, o CREMERJ espera ajudar na identificação de falsos médicos e também coibir o uso indevido de dados dos médicos por criminosos que exercem ilegalmente a profissão no Rio de Janeiro.

Dos 55 mil médicos registrados em todo o estado, o CREMERJ conta com 21 mil fotografias cadastradas no sistema. As imagens estão sendo recolhidas desde o início do processo de recadastramento dos médicos no Estado do Rio.

Contudo, os médicos que ainda não tiverem sua imagem no sistema poderão levar uma fotografia à sede, às subsedes ou às seccionais do CREMERJ para que ela seja escaneada na hora e incluída no cadastro. (...)

Leia mais no site do Cremerj.

Médicos residentes fazem assembleia no Rio para reavaliar a greve

FONTE: Agência Brasil
Publicação: 10/09/2010 15:55

"Rio de Janeiro - Quase um mês depois do início da greve nacional dos médicos residentes, a categoria realizou nesta quinta-feira (10/9) uma assembleia regional no Rio de Janeiro para reavaliar as negociações. Os trabalhadores esperam para a próxima semana o diálogo com o governo federal, anunciado recentemente pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão.

O Ministério da Saúde no Rio de Janeiro informou que a rede hospitalar federal, composta por seis hospitais no estado, não foi afetada pela greve. “Até o momento, a categoria demonstra preocupação em não prejudicar o funcionamento dos serviços, principalmente nas unidades que possuem atendimento de emergência. Manifestações pontuais têm ocorrido em uma ou outra unidade, sem, contudo, prejudicar o fluxo de atendimento à população, seja na assistência ambulatorial ou na realização dos procedimentos cirúrgicos”, informou o ministério.

De acordo com a presidente da Associação dos Médicos Residentes do Rio de Janeiro (AMRRJ), Beatriz Costa, existem no estado 4.620 médicos residentes e a maioria dos hospitais continua parada. “A greve começou no dia 17 de agosto. O ministro pediu para reabrir as negociações para a próxima semana. Reivindicamos a melhoria nas condições de insalubridade no trabalho, aumento de quatro para seis meses da licença-maternidade, e o reajuste da data base anual, porque a gente não tem reajuste na bolsa. Esse reajuste de 38,7% é uma defasagem, já que desde 2006 nós ganhamos R$ 6,57 a hora de trabalho”, afirmou.

Beatriz Costa observou ainda que, no âmbito estadual, as autoridades têm apoiado a greve, mas a categoria depende das decisões do governo federal que, segundo ela, tem tido “uma postura ditatorial, por não dialogar com os trabalhadores desde o início da greve”.

A Secretaria Estadual de Saúde do Rio informou, por meio da assessoria de comunicação, que não vai se posicionar em relação à greve, mas observou que, das unidades estaduais, apenas os hospitais Getúlio Vargas e Saracuruna contam com médicos residentes e, assim mesmo, em pequeno número. “Esses profissionais não paralisaram suas atividades em nenhum momento. Assim, o movimento não afetou em nada o atendimento nas unidades estaduais”, informou a secretaria estadual.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que, nas unidades de competência, “o serviço à população não foi afetado, uma vez que os residentes representam mão de obra auxiliar nos plantões das unidades onde eles atuam”.

Ao todo são 22 mil médicos residentes no país, fazendo especialização e atuando na emergência, ambulatório, operações e enfermaria, entre outras atividades."

Pequena observação pessoal: Acho justa a manifestação dos residentes, mas dizer que o atendimento não foi afetado é brincadeira...
Várias pessoas tiveram suas consultas ambulatoriais desmarcadas.
Acho que nas reportagens a ética também deve ser mantida.

domingo, 5 de setembro de 2010

Dia 05/09: dia nacional de divulgação da Fibrose Cística

Mais um dia 05 de Setembro chegou. O dia em que todos nós, Pessoas de Fibra, devemos nos unir em prol da Divulgação e da Conscientização desta doença que com certeza ainda precisa ser muito conhecida pela sociedade Brasileira e Mundial. Faça sua parte. Participe desta corrente do bem. Envie por e-mail para seus amigos os principais sintomas e peça para que eles façam o mesmo. Divulgue o site do Unidos pela Vida, pois aqui é possível encontrar informações de todas as Associações e Centros de Referência do Brasil.

Ajude. Divulgue. VIVA.

FONTE: UNIDOS PELA VIDA.

Conheça melhor esta doença visitando também o site do Grupo Brasileiro de Estudos da Fibrose Cística (GBEFC).