sábado, 1 de maio de 2010

The Doctor - Um Golpe do Destino

Para quem ainda não viu, fica a dica de mais um filme imperdível.
Está em 11 partes, porém disponível na íntegra no You Tube.

Mensagem em garrafa, 33 anos depois... Ajudinha do Facebook!

Após 33 anos, belga recebe resposta a mensagem em garrafa pelo Facebook

"Sou um garoto de 14 anos e vivo na Bélgica. Não sei se você é uma criança, uma mulher ou um homem. Navego em um barco de 18 metros."

Assim o belga Olivier Vanderwalle começou, em 1977, a escrever uma mensagem para colocá-la em uma garrafa, enquanto navegava pela costa sul da Inglaterra. O que ele não imaginava é que receberia uma resposta 33 anos depois, e por meio de uma ferramenta ainda não existente à época: a rede social Facebook.

Vanderwalle passava as férias a bordo do iate de sua família quando teve a ideia de escrever o texto. Então ele arrancou uma página de um livro de exercícios e achou uma garrafa de vinho que serviria para seu intento.

Mais de três décadas depois, a britânica Lorraine Yates encontrou a garrafa na praia de Swanage, em Dorset. Ignorando o endereço residencial deixado por Vanderwalle no texto, ela decidiu procurá-lo no Facebook.

Ao jornal britânico "The Sun", Vanderwalle -hoje com 47 anos, pai de dois filhos e morador da cidade de Ostend, no norte da Bélgica- disse: "Eu não tinha ideia do que ela estava falando quando entrou em contato comigo. Então ela mencionou o nome do barco do meu pai, Tamaris, ao qual eu havia me referido em minha mensagem, e eu lembrei".

"Nunca pensei que veria [a mensagem] de novo, mas do nada surgiu essa mulher britânica", completou.Segundo o belga, que trabalha como garçom, colocar uma mensagem dentro de uma garrafa "é uma das coisas que toda criança faz".

Yates enviou a Vanderwalle uma cópia da mensagem, que permaneceu intacta e legível por todos esses anos dentro da garrafa.

O perfil dos dois no Facebook mostra que, agora, eles são "amigos".

FONTE: Folha Online, 01 de maio de 2010

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Estudante é submetida a cesareana... Sem bebê?

Nos últimos dias os jornais andam recheados de notícias bizarras.

Uma das que mais me chamou a atenção foi sobre uma jovem gestante do Pará.

Apesar de ter feito pré-natal, ter feito ultrassonografia em que o médico mostrou para a mãe o som do coração, e estar com enxoval pronto, obstetra afirma que não havia bebê no útero de Lana.

A notícia está bem documentada no Jornal da Band. Clique aqui se quiser ver.

Notícia muito bizarra!

Mas, aproveitando o evento para a educação médica, é uma oportunidade para se discutir: pseudociese (gravidez psicológica), erro médico , relação médico-paciente e, por que não, até tráfico de bebês.

Aparelho ajuda cientistas a 'enxergar' gordura dentro do corpo


Um estudo realizado na Grã-Bretanha está fornecendo imagens inéditas para que cientistas analisem com mais precisão os efeitos do excesso de gordura no organismo.

Graças a um aparelho especial de ressonância magnética, que permite realizar imagens do corpo inteiro de um paciente, o painel interdisciplinar que realiza a pesquisa pode visualizar com clareza o depósito de gordura em torno de órgãos vitais de pessoas acima do peso.

"Esse tipo de imagem mostra como a gordura se distribui pelo organismo, o que é fundamental para entender a relação entre a genética e os fatores ambientais na obesidade", explicou à BBC Jimmy Bell, chefe do grupo de imagem metabólica e molecular do Imperial College, em Londres.

"Até agora a medição da quantidade de gordura no organismo era feita de maneira indireta, através de recursos como a bioimpedância ou o cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC)."

Problemas de saúde O estudo, iniciado há dez anos e financiado pelo Medical Research Council britânico, pretende ajudar especialistas em obesidade a desenvolver uma metodologia para ajudar seus pacientes a lutar contra o problema.

"Combinando o conhecimento sobre a genética, a distribuição da gordura e o estilo de vida do paciente, o médico poderá sugerir menos mudanças de hábito e medidas mais eficazes para ele perder peso", disse Bell.

O acúmulo de gordura em torno de órgãos como o coração, o fígado e os pulmões, por exemplo, pode levar a problemas cardíacos e respiratórios.

Mas o estudo sugere que a gordura instalada em outras partes do corpo, como abdômen, joelhos, pés, pescoço e bacia pode incentivar o surgimento de problemas como câncer, artrite, infertilidade, depressão, dificuldades de locomoção, dores de cabeça e varicose, entre outros.

Para Bell, no entanto, o desafio de se usar a ressonância magnética para acompanhar pacientes obesos está no preço do equipamento.

"É algo muito caro. Muitos hospitais públicos têm apenas um e uma fila enorme para usá-lo", disse.
"Idealmente, para fazermos o acompanhamento necessário seria preciso pelo menos uma sessão de ressonância por ano."

"De qualquer maneira, a obesidade já é um grande consumidor dos recursos públicos de saúde na Grã-Bretanha e vai continuar sendo para várias seguradoras em todo o mundo", concluiu.