sábado, 12 de dezembro de 2009

VEJA Meus Livros

Há tempos participo das redes sociais Skoob e O Livreiro, ambas recomendáveis aos amantes de literatura.

Agora, a Veja.com lançou uma concorrente para elas.

Trata-se da Veja Meus Livros, recurso inserido no Orkut, que é a rede social mais popular no Brasil. Esta rede permite também a convergência para o Twitter: cada comentário feito pelo usuário pode ser automaticamente reproduzido em sua página do Twitter.
A inteface é bem parecida com a do Skoob, que acho bem agradável.

Clicando aqui você migra pro site da Veja.com e pode conferir mais detalhes sobre esta nova rede, como participar e etc.

O Ato Médico em questão

Muito tem se falado sobre a regulamentação da Medicina como Profissão, a Lei do Ato Médico.

No dia 21 de outubro, ocorreu a aprovação do Projeto de Lei n° 7.703/06, que regulamenta o exercício da Medicina. Se aprovado no Senado Federal, o chamado PL do Ato Médico será enviado para análise do presidente da República, que pode vetá-lo ou sancioná-lo.

O site da Agência Senado, em sua enquete deste mês, pergunta aos cidadãos brasileiros se são a favor ou contra a regulamentação do exercício da medicina nos termos do projeto PLS 268/02 (Ato Médico).

Acho que vale a pena ficar por dentro desta lei e expressar sua opinião, independente de qual seja.

Eu sou a favor e não vejo nenhuma limitação ao exercício das outras profissões de saúde, nem ao trabalho em equipe multi-profissional. Como outras profissões, a medicina também tem direito de ter sua regulamentação própria.

O trabalho multi-profissional é mais do que necessário: é rico, agradável e promissor. Cada vez mais, temos que cuidar para que os estudantes de saúde saibam trabalhar em equipe e valorizar o papel de cada um que a compõe.

Segue o link:
http://www.senado.gov.br/agencia/default.aspx?mob=0

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Por que usar tecnologia nas aulas?

Hoje conheci o TeacherTube. Conhece?

É um site com vários vídeos e outros materiais que podem ser usados em educação.

Tem gente que pensa que usar tecnologia em aulas é coisa de geek, de moda...

Mas, às vezes, nem se dá conta do quanto o mundo em que nasceram os alunos de hoje já era diferente daquele em que a maioria de nós, hoje professores universitários, nascemos e estudamos.

Precisamos aprender a ensinar e aprender a aprender.

Gostei deste vídeo. Pena que está inglês; o que pode dificultar a compreensão de alguns interessados no assunto.

EAD na Folha Dirigida

Se você se interessa por educação à distância, pode visitar o site da Folha Dirigida sobre EAD.
Lá também podemos ler a Revista Dirigida, que tem matérias bem interessantes.

Fica aqui a dica, então.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Conquistas da medicina estão na programação da semana da TV Escola



Da Redação com Ascom
FONTE: Paraíba Online, 7/12/2009

Com medicamentos e estudos cada vez mais avançados, médicos e cientistas tentam driblar doenças ainda considerados sem cura ou de cura difícil, como câncer e hepatite. A TV Escola preparou uma programação especial sobre o tema para mostrar o que já foi feito e estudos em andamento. Dos dias 7 a 11 de dezembro, vai ao ar a semana temática As doenças e o homem.

Durante cinco dias, o canal vai exibir documentários que falam de diversas doenças e suas formas de transmissão. Além disso, discute os tratamentos em desenvolvimento e a comercialização de remédios. Na segunda-feira, 7, será apresentado Os caçadores de vírus. O documentário explora o trabalho de alguns cientistas que estudam vírus perigosos, como os que causam varíola e ebola.

Por meio de depoimentos de médicos e pacientes, o programa Hepatite C: a epidemia silenciosa, de 25 minutos, vai ao ar na terça-feira, 8. O programa aborda as formas de transmissão, os tratamentos existentes e os sintomas da doença. Ainda no dia 8, um episódio da série Viajantes da História mostra de forma divertida como os hábitos e costumes do passado influenciaram diretamente a vida nos dias de hoje.

Dois programas serão apresentados na quarta-feira, 9. Com 30 minutos de duração, O homem que amava as árvores mostra o trabalho de um cientista que descobriu uma molécula capaz de ajudar no combate ao câncer e outras doenças fatais. Logo após, Da vacina ao antibiótico, episódio da série A saga do Prêmio Nobel, narra as descobertas científicas que mudaram a visão do mundo no século 20 e apresenta alguns dos nomes premiados com o Nobel, como o médico americano Louis Ignarro, vencedor pelo trabalho sobre o óxido nítrico.

Na quinta-feira, 10, será exibido o documentário DNA e Dólares. O documentário discute a questão do desenvolvimento e comercialização de novos remédios, com base em depoimentos de representantes de grandes laboratórios farmacêuticos e dos pacientes que cederam seus genes para testes.

No último dia da semana temática, sexta-feira, 11, serão apresentados dois programas. Medicina moderna, episódio da série As consequências da revolução industrial, mostra os importantes avanços ocorridos na área da saúde a partir da segunda metade do século 18. Em seguida, o documentário As vitaminas traz as descobertas científicas que mudaram o ramo da medicina.

Com apresentação de Marcos França, os programas vão ao ar sempre às 21h com reprise à 1h e contarão com a presença de Eduardo Maranhão, médico sanitarista da Fundação Oswaldo Cruz. O convidado vai falar sobre a invenção do antibiótico, a luta da ciência contra os vírus e a importância das vitaminas para o corpo humano. Além disso, Eduardo discute a biodiversidade da Amazônia para a busca de novos remédios.

A TV Escola pode ser sintonizada via antena parabólica (digital ou analógica) em todo o país e no Portal do MEC. O sinal está disponível também nas tevês por assinatura via Embratel (canal 123), Sky (canal 112) e Telefônica (canal 694).

Google coloca no ar resultados de buscas em tempo real

Google incrementou seu serviço de buscas com resultados de pesquisas em tempo real, como posts no Twitter, artigos e notícias.

As atualização são feitas em tempo real e ficam localizadas em cima dos resultados comuns, que mostram páginas relacionadas com o tema pesquisado.

A empresa também anunciou que vai integrar em breve conteúdo de usuários das redes sociais Facebook e MySpace, de acordo com informações do Mashable. Segundo o próprio Google, o recurso ainda não está disponível para todos, mas estará no ar nos próximos dias.

Confira um vídeo explicativo:




FONTE: UOL Tecnologia.