sábado, 29 de agosto de 2009

Novo Código de Ética Médica está a caminho

Síndrome da Morte Súbita do Lactente (SMSL) - Como prevenir?


SMSL é a morte súbita e inesperada, durante o sono, de criança com menos de 1 ano de idade, em que a história clínica, o exame físico, a necropsia e o exame do local do óbito não demonstram a causa específica do mesmo.

Por motivos óbvios pais/familiares e profissionais que cuidam de crianças se preocupam com a possibilidade da SMSL e com como evitá-la.
Uma das dúvidas mais comuns é sobre qual é a posição a mais segura para o bebê dormir. Inúmeros estudos realizados nos últimos anos já definiram que é a posição em supina ("de barriga para cima").

A Pastoral da Criança vem fazendo campanha divulgando esta informação que, no entanto, ainda deixa cuidadores e até profissionais de saúde inseguros em algum momento, pela impressão de que seria mais seguro que o bebê dormisse de lado, como já se recomendou há anos atrás.

Por isto, resolvi colocar aqui links para 2 documentos:


Prevenção da Parada Cardiopulmonar em Lactentes e Crianças, da Sociedade Brasileira de Pediatria, em que o primeiro tema é a Prevenção da Morte Súbita do Lactente

A posição do bebê dormir, no entanto, não é a única medida que pode ser tomada para se evitar a SMSL. A sua ocorrência também é maior em filhos de mães fumantes (exposição ao tabaco intra e/ou extra-útero), em crianças que dormem na mesma cama de seus pais, em superfícies macias, etc.

Conhecer estas informações e divulgá-las são medidas fundamentais para se evitar este problema.

Veja os mapa das Gripe Suína no Brasil

A Folha Online publicou hoje (29/8) dados atualizados sobre a Influenza A H1N1 ("Gripe Suína") no Brasil, cujos mapas copiei para cá. Clique no título desta postagem para ler a reportagem na íntegra.

Temos uma aparente queda no número de casos nos últimos dias, porém é importante estarmos atentos e evitarmos relaxar quanto aos cuidados de prevenção. A prevenção ainda é o "melhor remédio" contra a Gripe. Fique ligado(a)!

"Mesmo quando são contabilizadas, o número de mortes divulgado pelas secretarias e pelo ministério podem divergir. A diferença ocorre porque os critérios considerados pelos órgãos não é o mesmo --algumas secretarias contabilizam apenas os moradores do Estado que morreram por gripe suína, outras contam todos os óbitos, independentemente de sua origem."



Pierre Levy propõe língua universal para gerenciar conhecimento na web

Filósofo cria língua universal para web e prevê nova revolução do conhecimento

Para Pierre Lévy, web semântica vai transformar maneira de fazer ciência. Em breve, aposta francês, computadores saberão como 'traduzir' conceitos.





A internet permitiu que, pela primeira vez na história, se tornasse possível manter um arquivo universal do conhecimento e da produção cultural de nossa espécie. Mas para o filósofo francês Pierre Lévy, esse poder já começa a mostrar limitações, e é hora de promover uma “recauchutagem” na estrutura da rede. Mas para transformar a web em uma máquina capaz de identificar a verdadeira inteligência coletiva, no entanto, Lévy prevê dois grandes desafios: a ausência de profissionais habilitados para trabalharem na organização das informações, e a necessidade da adoção de um padrão para a chamada “web semântica” – que permitirá que todo o conhecimento seja coordenado automaticamente por conceitos, e não mais simplesmente pelos links entre documentos.

A evolução proposta por Lévy - dono de uma bibliografia extensa sobre cibercultura e sobre a relação entre o virtual e o real - passa pela criação de regras para a organização das informações. Para isso, o filósofo desenvolveu uma linguagem universal capaz de compreender as ideias expressas em qualquer idioma e que, ao mesmo tempo, pode ser processada por computadores.
“Isso significaria o fim da fragmentação da informação, atualmente dividida por conta de barreiras de linguagem e escolhas diversas de sistemas de organização”, afirma Lévy, em entrevista ao G1.

O projeto coordenado pelo francês é desenvolvido por um grupo de pesquisadores na Universidade de Ottawa, no Canadá.

Para ler reportagem na íntegra clique aqui.

REPORTAGEM DE Leopoldo Godoy, do G1, São Paulo

O tabagismo nas universidades

Hoje é dia de Combate ao Fumo!

Muitas coisas são divulgadas e veiculam nas diferentes mídias sobre oa malefícios do fumo e sobre as vantagens de não fumar.

No entanto, é curioso (e preocupante) ver como este grave problema de saúde pública vem sendo abordado em nossas universidades.

Ontem(28/08/2009), no site do INCA, foi publicado um resumo de estudo que abordou esta questão. A pesquisa mostra o comportamento dos estudantes universitários em relação ao tabagismo, como estes assuntos são abordados no graduação de futuros profissionais de saúde, entre outros aspectos.

Vale a pena conferir, refletir e discutir.

CRIADOR DA IMAGEM: Fernandes, que tem o fotoblog "Lápis, papel, epoxi e Fernandes".

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Situação epidemiológica da influenza A (H1N1) no Brasil

Entre 25 de abril e 22 de agosto foram notificados 30.854 casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) no Brasil, ou simplesmente casos graves. Do total, 6.100 tiveram confirmação laboratorial para influenza, sendo 5.206 (85,3%) positivos para o novo vírus A(H1N1).

Os dados, divulgados dia 26 de agosto pelo Ministério da Saúde indicam ainda que, segundo a distribuição dos casos graves, mantém-se a redução no número absoluto de casos na Semana Epidemiológica (SE) 33, que vai de 16 a 22 de agosto. Essa tendência já havia sido observada na SE 32, que vai de 9 a 15 de agosto.

No entanto, ainda não é possível concluir que a tendência seja definitiva, pois existem casos em investigação laboratorial ou que não tiveram as informações sobre a conclusão diagnóstica digitadas pelas secretarias estaduais e municipais de Saúde no sistema de informação.

Foram registrados, no período, 557 óbitos por influenza A(H1N1). Mas é importante ressaltar que o acréscimo no número de óbitos em relação ao último boletim não se refere a casos novos de pessoas que morreram no período de uma semana, mas a casos que tiveram confirmação laboratorial entre 16 e 22 de agosto.

No comparativo com os 15 países com maior número de mortes, o Brasil tem a 7ª taxa de mortalidade, que representa o percentual de óbitos em relação à população de cada país. Mas vale observar que o cálculo da taxa de letalidade em relação ao total de casos de influenza A não é mais utilizado como parâmetro para monitorar o comportamento da doença, uma vez que os casos leves não são mais notificados, exceto em surtos. Esta conduta tem sido preconizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) desde meados de julho e seguida pela maioria dos países, com priorização para o monitoramento de casos graves por influenza.

FONTE: Rio Contra a Gripe, 27 de agosto de 2009

Pesquisadores encontram vírus da gripe entre pinguins na Antártida

O pobre pinguim é cuidadosamente agarrado. Depois, tem um cotonete enfiado em sua traqueia e outro na cloaca pelo pesquisador insensível em busca de material de trabalho. Mas pior que o método é o diagnóstico: em plena Antártida, o pinguim está com o vírus da gripe.

"Temos a primeira evidência de que o influenza está circulando entre pinguins na Antártida", diz Edison Durigon, da Universidade de São Paulo. Um dos principais virologistas do país, Durigon coordena um grupo de caçadores de vírus perigosos que monitora aves e mamíferos desde a Amazônia até as ilhas subpolares.

Seus novos dados, ainda não apresentados à comunidade científica, indicam que a presença do influenza nesta região é alta. "Entre 8% e 10%", em uma população investigada de cem bichos, diz o cientista. Normalmente, em outras comunidades de aves já analisadas longe do continente gelado, a ocorrência do mesmo vírus costuma girar ao redor de 1%.

Em tese, pinguins com o vírus da gripe na Antártida não deveriam ser motivo de preocupação, ainda mais quando o Brasil está no meio de uma pandemia de influenza H1N1 que já matou mais de 400 seres humanos. Essas aves, afinal, estão confinadas ao oceano Austral --diferentemente dos pinguins do litoral argentino, que migram para o Brasil todo ano e que também tiveram diagnóstico positivo para o vírus.

Para completar, nenhum dos pinguins antárticos "gripados" estudados pelo grupo da USP teve sintomas da doença.

O problema é que a população humana na Antártida só aumenta, tanto por causa dos cientistas quanto devido ao crescimento do turismo na região. Só no verão de 2008/ 2009, quase 40 mil turistas visitaram o continente, segundo dados da Iaato (Associação Internacional de Operadores de Turismo na Antártida).

Isso, somado ao fato de que diferentes linhagens de influenza gostam de trocar genes entre elas --o que às vezes produz vírus mais agressivos--, monta um cenário potencialmente maléfico, possivelmente transformando a Antártida em um ninho de vírus e em mais uma região a merecer atenção redobrada das redes internacionais de monitoramento do vírus influenza.

Quem passou para quem?

Os dados que emergem agora do estudo dos pinguins de Adélia, de papua e de barbicha, espécies mais comuns no litoral da península Antártica --onde os brasileiros fazem pesquisas--, criam interrogações na cabeça dos virologistas.

A primeira pergunta é de onde os vírus vieram. Segundo Jansen Araujo, pesquisador do grupo de Durigon, os estudos feitos até agora não permitem afirmar com certeza quem está passando o vírus para quem, nem que tipo de influenza está em circulação (se os sazonais humanos ou o H5N1 aviário).

Nas enseadas, os pinguins vivem ao lado de aves migratórias como as skuas e os petréis-gigantes --e as análises das fezes deles também deram positivo para o influenza--, além de mamíferos, como elefantes marinhos e lobos marinhos.

A questão a ser respondida a partir de agora é complexa.

São as aves marinhas --os petréis-gigantes, por exemplo, migram por milhares de quilômetros em um ano-- que levam os vírus de outras partes do mundo para a Antártida e, consequentemente, transmitem-nos aos pinguins? Ou são os turistas e cientistas?

Qualquer que seja o caso, dizem os pesquisadores, uma luz amarela se acende. Como os seres humanos, os pinguins vivem em aglomerações: seus ninhos costumam ter dezenas de milhares de aves, terreno fértil para a propagação de vírus.

"Temos de lembrar que lá é sempre frio, o que ajuda a sobrevivência do vírus", diz Durigon. O contato muito próximo entre aves e mamíferos pode ajudar na gestação de um vírus realmente perigoso no futuro.

Na gripe espanhola, por exemplo, em 1918, estima-se que 50 milhões de pessoas tenham morrido por causa de um vírus H1N1 que saiu das aves para o homem. O problema naquela época, é que o micro-organismo passou a ser transmitido direto entre os humanos, o que ainda não ocorreu, por exemplo, na gripe aviária.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

A formação e as devidas conclusões

QUANDO SE TEM DOUTORADO

O dissacarídeo de fórmula C12H22O11, obtido através da fervura e da evaporação de H2O do líquido resultante da prensagem do caule da gramínea Saccharus officinarum, (Linneu, 1758) isento de qualquer outro tipo de processamento suplementar que elimine suas impurezas, quando apresentado sob a forma geométrica de sólidos de reduzidas dimensões e restasretilíneas, configurando pirâmides truncadas de base oblonga e pequena altura, uma vez submetido a um toque no órgão do paladar de quem se disponha a um teste organoléptico, impressiona favoravelmente as papilas gustativas, sugerindo impressão sensorial equivalente provocada pelo mesmo dissacarídeo em estado bruto, que ocorre no líquido nutritivo da alta viscosidade, produzindo nos órgãos especiais existentes na Apis mellifera.(Linneu, 1758) No entanto, é possível comprovar experimentalmente que esse dissacarídeo, no estado físico-químico descrito e apresentado sob aquela forma geométrica, apresenta considerável resistência a modificar apreciavelmente suas dimensões quando submetido a tensões mecânicas de compressão ao longo do seu eixo em conseqüência da pequena capacidade de deformação que lhe é peculiar.


QUANDO SE TEM MESTRADO

A sacarose extraída da cana de açúcar, que ainda não tenha passado pelo processo de purificação e refino, apresentando-se sob a forma de pequenos sólidos tronco-piramidais de base retangular, impressiona agradavelmente o paladar, lembrando a sensação provocada pela mesma sacarose produzida pelas abelhas em um peculiar líquido espesso e nutritivo. Entretanto, não altera suas dimensões lineares ou suas proporções quando submetida a uma tensão axial em conseqüência da aplicação de compressões equivalentes e opostas.


QUANDO SE TEM GRADUAÇÃO

O açúcar, quando ainda não submetido à refinação e, apresentando-se em blocos sólidos de pequenas dimensões e forma tronco-piramidal, tem sabor deleitável da secreção alimentar das abelhas; todavia não muda suas proporções quando sujeito à compressão.


QUANDO SE TEM ENSINO MÉDIO

Açúcar não refinado, sob a forma de pequenos blocos, tem o sabor agradável do mel, porém não muda de forma quando pressionado.


QUANDO SE TEM ENSINO FUNDAMENTAL

Açúcar mascavo em tijolinhos tem o sabor adocicado, mas não é macio ou flexível.


QUANDO NÃO SE TEM ESTUDO

Rapadura é doce, mas não é mole, não!

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Internet via rede elétrica deve demorar 'alguns meses', dizem especialistas

Até o momento, sistema é fornecido apenas por fabricantes estrangeiras. Empresas e universidades realizam testes em algumas cidades brasileiras.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (25) as regras para o uso da internet via rede elétrica, tecnologia conhecida como "Power Line Communications" (PLC). Segundo especialistas ouvidos pelo G1, porém, a tecnologia ainda deve levar alguns meses para estar disponível comercialmente no Brasil.

Entenda como funciona a internet rápida via rede elétrica

"Uma vez autorizado o plano, as lâmpadas de todas as companhias interessadas vão acender rapidamente. Acredito que o mercado vá reagir rápido, principalmente por ser internet. De hoje a um ano, é possível que já teremos bastante oferta de produtos no Brasil", acredita o professor Marco Antônio Grivet, do Centro de Estudos de Telecomunicações (Cetuc), da PUC-Rio.

Por enquanto, no Brasil, o sistema é fornecido por empresas de origem estrangeira e em fases de teste. Para ser oferecida comercialmente, a internet via rede elétrica (também chamada de BPL, sigla em inglês para broadband over power lines) ainda depende de um acordo entre as empresas de telecomunicações e as concessionárias de energia elétrica.

"A tecnologia não é, ainda, desenvolvida no Brasil. Há alguns fabricantes que fornecem a tecnologia, porém são de origem japonesa, europeia ou americana", diz Marcos de Souza Oliveira, gerente de engenharia do espectro da Anatel.

Segundo ele, existem empresas e universidades com pesquisas sobre o assunto, mas os projetos ainda estão em nível embrionário.

"É possível que, em alguns meses, tenhamos as primeiras experiências em bases comerciais", diz Marcos.

FONTE: G1, 25/08/2009

Novo blog: Pneumologia Pediátrica

Há poucos dias criei um novo blog de pneumologia pediátrica.

Escolhi outra ferramenta, o wordpress, pois gosto das variedades de layouts e queria conhecê-la melhor.

Se quiser, visite, deixe sua opinião ou sugestão.

Espero, em breve, postar conteúdos úteis para quem se interessa por esta área de conhecimento.

O endereço é http://pneumoped.wordpress.com/

O antigo blog de pneumologia pediátrica foi desativado.

Trote com violência... Quando isto vai acabar?

Entrar para a universidade é uma vitória.
Um momento inesquecível.

Lembro com carinho dos meus primeiros dias na Medicina da UERJ, em que participávamos de uma gincana de "trote".

Nela, inúmeras brincadeiras saudáveis eram feitas, sem coagir os calouros a participarem... Escolhiamos voluntários de nossas equipes para brincadeiras "tradicionais" em trotes como desfile de "miss fêmur", entre outras.

Não me lembro de nenhum ato de violência.

E guardei na memória a festa no fim da semana de acolhimento, em que adesivos colados em nós como "Popey", "Olívia", "O" e "B"... nos desafiaram à última tarefa. Tinhamos que achar nosso par, nos apresentar e apresentá-lo para a comissão do "trote". Conheci muitos dos meus veteranos, fiz muitos amigos... e a gincana acabou empatada. O objetivo da comissão era apenas nos dar "boas vindas à universidade" e deixar a mensagem de que " não era bom começarmos a convivência concorendo uns com os outros".

Nossos pais, certamente, curtiam quando contávamos nossas histórias ao chegar em casa. Aos 18-19 anos, tínhamos passado pelo primeiro crivo do nosso caminho profissional... E que crivo!

Mas como será que estão estes calouros e seus pais?:



Isto é lamentável...


Se você é estudante, fique ligado: comemore esta vitória com seus calouros, mas pense que muitos sonham com estes sorrisos anos mais tarde, na formatura!

Vamos dizer NÃO À VIOLÊNCIA NO TROTE.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Novo site para festas e eventos


Um novo site brasileiro, chamado DinDong foi anunciado hoje (24/8) na Revista Digital do Jornal O Globo.

Se você quer fazer uma festa ou um evento, no DinDong pode criar uma página do mesmo, convites on line personalidos,uma rede social com os convidados, enviar convites via SMS e manter um relatório sobre as confirmações.

O site está na versão beta, mas acho que vale a pena conferir.

É mais uma novidade tecnológica facilitando nosso dia-a-dia.

Google Health

Nesta semana, um amigo me falou sobre mais um serviço da Google: o Google Health. Eu ainda não conhecia e achei a idéia interessante, mas confesso que ainda me sentiria insegura em usá-lo por enquanto.

Você já conhece?
''É um serviço da Google lançado em janeiro de 2008, que permite às pessoas guardarem e gerenciarem suas informações médicas em apenas um local. A ferramenta também permite que médicos busquem seus registros e lhe informa se você precisa tomar algum remédio.

Utilizando o Google Health, você poderá armazenar seu histórico médico completo, inserindo seus dados pessoais como peso, altura, idade, sexo) e dados clinicos alergias, medicamentos que faz uso, cirurgias às quais foi submetido, resultados de exames, vacinas, etc.

Esta é uma forma de compilar todas as suas informações de saúde em um mesmo local, reduzir o tempo na busca de históricos de tratamentos e diagnósticos antigos, localização de profissionais, entre outros.

Segundo o Google, o serviço Google Health será de graça e as informações pessoais não serão compartilhadas, porém, informações anônimas poderão ser capturadas e utilizadas.

Apenas membros do Google Health podem acessar sua propria ficha médica, porém eles podem deixar que outros, chequem sua ficha, por exemplos: médicos. Também deve ser dito que o Google Health não está coberto pelo ato Americano de 1996 :U.S. Health Insurance Portability and Accountability ). Apesar de alguns úsuarios ainda descofiarem da privacidade do serviço, achando que seus dados não estão realmente seguros alguns especialistas preferem o bancos de dados virtual do que os velhos dados escritos em papéis que estão sempre sujeitos a qualquer uso inadequado.


domingo, 23 de agosto de 2009

Por que às vezes é tão difícil mudar paradigmas em nossas universidades?

Talvez porque, um dia, estas "certezas" nasceram assim...

29 de agosto - Dia Nacional de Combate ao Fumo


O Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado em 29 de agosto e criado em 1986 pela Lei Federal nº. 7.488, tem como objetivo reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população brasileira para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco.

Para este ano, foi escolhido o tema "Quem não fuma não é obrigado a fumar". Essa temática está alinhada com o artigo 8º da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco – tratado internacional de saúde, ratificado pelo Congresso Brasileiro em novembro de 2005.

O objetivo é promover o conhecimento dos malefícios da fumaça do tabaco e a existência da Lei Federal nº 9294/96, que proíbe o fumo em recintos coletivos. É notório que um volume cada vez maior de informações e evidências à disposição da população, dos gestores públicos e dos legisladores sobre os riscos do tabagismo passivo tem estimulado a criação de leis estaduais e municipais que representam um avanço em relação à lei federal ao proibir a existência de fumódromos em ambientes fechados. O desafio, portanto, é contribuir para que todas as unidades da federação adotem leis que promovam ambientes 100% livres da fumaça do tabaco.

Também é importante que empresas das áreas de entretenimento e hotelaria estejam atentas à constante exposição de seus funcionários e frequentadores à fumaça do cigarro e demais derivados do tabaco. Esses estabelecimentos devem assegurar a saúde dos clientes e, principalmente, dos empregados, já que são responsáveis pela segurança dos seus profissionais contra riscos ocupacionais, conforme determina a Consolidação das Leis do Trabalho.

Comemorações de datas como esta e o desenvolvimento de ações nas escolas, unidades de saúde, ambientes de trabalho, além das medidas econômicas e legislativas, têm sido muito importantes para a mudança de comportamento na sociedade brasileira sobre o uso do tabaco.

No Brasil, o Ministério da Saúde, através do Instituto Nacional de Câncer, responsável pelo Programa Nacional de Controle do Tabagismo, coordena a campanha e elabora materiais de suporte para as secretarias estaduais e municipais de Saúde.

Veja o vídeo da campanha: http://brasil.livredefumo.org.br/, lançado pelo INCA e a Aliança de Controle do Tabagismo

FONTE: Site sobre tabagismo, do INCA. Sugiro consulta a este site para quem quiser qualquer informação técnica sobre tabagismo no Brasil.

Blog pode ser vitrine profissional

Fonte da imagem: nadaver.com

Com a Arena repleta de estudantes, a apresentadora da MTV MariMoon deu início ao debate sobre a profissão de blogueiro. Ela contou como a internet a levou à capa da Capricho, a grifes famosas e, depois, à MTV.

Ao lado dela, estavam o diretor de Tecnologia da Abril Digital, Manoel Lemos, o blogueiro e colunista de tecnologia da MTV, Tiago Dória, e o criador do blog A Nova Corja, uma das referências sobre política na rede – desativado no último mês –, Rodrigo Alvares.

TEMAS ESPECÍFICOS

MariMoon relembrou os tempos em que era preciso saber linguagem HTML para ter um espaço na internet. Ter uma ferramenta como um blog, então, era um sonho distante. A apresentadora diz que falar sobre temas específicos pode ajudar, desde que o blogueiro realmente se dedique a pesquisar sobre o assunto. "Para mim, é tudo muito natural. No meu blog, eu falo do que eu gosto, não preciso fazer muito esforço", disse.

Confira o blog da MariMoon

Tiago Dória tem uma história parecida. Seu blog sobre cultura web e tecnologia é responsável por grande parte da visibilidade que levou o jornalista a ser colunista da MTV. "Mas é preciso saber lidar com o tempo. No início, o blog não tem muitas visitas e você não se torna conhecido de um dia para o outro, assim como em qualquer outra profissão", conta. Em outros casos, o blog, ainda que funcione como vitrine profissional, conduz seu criador a outros postos.

Confira o blog do Tiago Dória

É o caso de Rodrigo Alvares, que desistiu do A Nova Corja depois de cinco anos porque começou a acumular processos judiciários. "O primeiro veio em 2005, na época do 'mensalão', por causa da maneira como falávamos dos políticos e isso era desgastante. Hoje, trabalho com política no Estadão e estou muito bem".

"NÃO IGNORE A INTERNET"

Manoel Lemos, criador do maior indexador de blogs em português do mundo, o Blog Blogs, se define como "blogueiro de araque". Ele enveredou por esse caminho porque, como bom engenheiro de computação, percebeu o crescimento de páginas pessoais na internet e resolveu atuar na área. O projeto cresceu tanto que ele abandonou o emprego "oficial" para se dedicar ao Blog Blogs.

"Hoje em dia, as pessoas passam mais tempo na frente do computador do que da TV. Então, mesmo que você não ganhe dinheiro escrevendo em um blog, não dá para ignorar a internet em carreira nenhuma", diz Manoel.

Ele completa lembrando que há cada vez mais opções de trabalho na internet. "Existem empregos legais que nem passam pela nossa cabeça, como gerenciador de comunidades no Orkut".

FONTE: Guia do Estudante, Abril