sábado, 30 de janeiro de 2010

Notícia Bizarra: Paternidade em questão


Turco pede divórcio após teste de DNA mostrar que ele era pai de só um gêmeo

Outro garoto de três anos era filho de um amante antigo da mulher. Comum em cães e gatos, fenômeno é raro em humanos.


Um turco decidiu pedir o divórcio de sua mulher depois que testes de DNA mostraram que ele era pai de apenas um de seus filhos gêmeos, segundo a imprensa local.

Ele foi identificado pelas autoridades apenas como A.K., para preservar a segurança da mulher, C.K. Desconfiado da paternidade de seus filhos de três anos, ele pediu os testes. Os resultados estabeleceram, com uma segurança de 99,99%, que ele era pai de apenas um dos garotos.

Os testes foram confirmados pelo Instituto Médico Legal local, a pedido do tribunal responsável pelo processo de divórcio.

A mãe admitiu que mantinha um relacionamento com um amante antigo, que ela conheceu antes que sua família a obrigasse a se casar com A.K., de acordo com o jornal.

O fenômeno de gêmeos com pais diferentes é muito raro em humanos, mas relativamente comum em cães e gatos. Ele é possível em circunstâncias raras, quando uma mulher produz dois óvulos em um ciclo menstrual, explicou o médico Rusen Aytac, especialista em ginecologia.

O fenômeno pode ocorrer quando a mulher tem relações com dois homens em um curto período de tempo.

A.K. manteve a guarda do garoto que era seu filho legítimo, mas refutou o outro, que acabou indo morar em um orfanato público, segundo a imprensa.

C.K recebeu ameaças de morte do ex-marido e da família dele e acabou obtendo uma autorização judicial que impede que seus parentes se aproximem a menos de 500 metros dela.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Reflexões de uma professora em início de semestre

A cada início de semestre reflito em relação às novas relações.

A maioria de nós, docentes, a esta altura, está montando cursos, pensando em como estimular o interesse dos estudantes, incentivar a busca ativa e a construção colaborativa de conhecimento.

Sempre digo que não ensinamos conteúdo nenhum... O aluno aprende principalmente quando quer, quando se apaixona, mas também quando precisa daquele conhecimento (por exemplo, em ano de concurso, como a seleção para a residência médica). No entanto, este aprendizado pode ser favorecido quando estabelecemos uma boa relação uns com os outros.

Então, nosso maior desafio é seduzir os alunos. Fazer com que tudo aquilo "ensinado" faça sentido pra ele, tenha importância e, principalmente, que ele goste.

Também falo muito que não há muitas maneiras apenas de "preparar Neston", mas também de fazer medicina. Ao contrário do que muitos pensam e do que muitos falam, acho que o curso de medicina não precisa ser sofrido. Pode ser uma descoberta e uma paixão que cresce a cada dia...

Isto que eu gostaria de promover no grupo de futuros médicos, ou de jovens médicos, com quem tenho o prazer de conviver. Pensemos sempre que somos transitoriamente professores e alunos (outra fala que sempre repito). Estamos participando de um processo de educação de adultos, que com respeito e seriedade, podem compor, no futuro, uma equipe de bons profissinais, com quem poderemos trabalhar... Médicos que podem cuidar de um familiar nosso. E será um orgulho dizer um dia ¨foi meu aluno¨. Como o orgulho de mãe quando vê o sucesso do filho.

A Nova Escola, revista voltada para o ensino fundamental e médio, tem uma reportagem recente e seu site de como a postura do professor influencia a turma. E comenta-se sobre algumas atitudes abomináveis. Interessante matéria, que vale também para quem lida com ensino superior.

A todos desejo um bom ano letivo, com a criação de lindos espaços de convivência.

E acabei de lembrar de um livro que adorei quando li. Prá variar, é de Rubem Alves: "Por uma educação romântica". Recomendo!

São palavras de início de semestre, de uma professora eternamente apaixonada pelo que faz. Bom retorno às aulas para todos!

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Do jeito que o álcool está caro...


CARRO MOVIDO A SOL E VENTO

Engenheiro russo inventou carro movido a sol e vento!

Além de econômico é totalmente ecológico.

A velocidade é pouca, mas, pelo menos no trânsito do Rio de Janeiro, chegar a 80 Km/h sem gasto com combustível pode ser vantajoso.

Está aí uma boa idéia!

Agora, ele pretende percorrer uma longa rota com ele, que inclui 30 países. Uma aventura e tanto, não?!

Quer saber mais detalhes? Acesse a notícia no site da SUPERINTERESSANTE, clicando aqui.