quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Doe órgãos. Doe vida.


Linda, a campanha de doação de órgãos do Ministério da Saúde.
O vídeo é emocionante!
Clique na figura para conhecer a página...

"Boa notícia"! Uma boa idéia da Record.

Quase nem tenho vontade mais de ligar a TV quando chego em casa.
Já é comum entre nós a frase: "só tem notícia ruim..."
Mas no Jornal da Record, que assisti há pouco quase por acaso, tem uma seção chamada "boa notícia".
Hoje apresentaram o "happy end" da história de Rafael, um menino de 19 anos que, como muito outros, sonha em jogar futebol e fazer faculdade. Mas nasceu com bronquiectasias e estava condenado à morte caso não fizesse um transplante de pulmão.
A falta de doador foi resolvida com um telefonema às 8h da manhã do dia 14 de setembro.
Precisava chegar ao Incor (em SP) em 2 horas. Após 40 minutos estava pouco distante de casa (trânsito de SP, gente! Imaginem....)
Então, um helicóptero de resgate foi em busca do Rafael que hoje está transplantado, fora da UTI, respirando sem aparelhos e conversando normalmente.
O que ele vai fazer depois?: jogar futebol!
Gol do Rafael!
Gol de todos os envolvidos neste processo.
Gol da Record!
Precisamos de mais notícias assim.
Ainda não encontrei o vídeo de hoje na internet, mas achei o do dia do transplante.

Para assistir clique aqui e migre para o site da Record.

Assim que encontrar o 2o completo a história por aqui...

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

CAMPANHA TESTE DO OLHINHO!


Atenção!

A campanha do Teste do Olhinho não deve ser no acesso ao bondinho.
Provavelmente será no aterro do Flamengo, mas com vista para o Pão de Açúcar.
Estarei em breve divulgando mais detalhes por aqui!
Junte-se a nós!!!

OBS_ Clique no link acima para informações sobre Teste do Olhinho, pela Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica.

domingo, 26 de setembro de 2010

A VISTA É LINDA... PARA QUEM ENXERGA

Exija o Teste do Olhinho nos Recém-Nascidos

Nos últimos anos, o Projeto Luz, um programa de prevenção da cegueira infantil pela Catarata Congênita criado e coordenado pelo Dr. Luciano Gonçalves -- professor adjunto de Oftalmologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro -- realiza campanhas para alertar os pais sobre a importância de se fazer o diagnóstico precoce da Catarata Congênita. Esta doença congênita pode causar grave deficiência visual se não for detectada ainda na maternidade.

Já foram realizadas campanhas de conscientização no Maracanã (Drible a cegueira infantil - Exija o Teste do Olhinho ), no Jardim Zoológico (Fuja do mico - Exija o Teste do Olhinho), no Aeroporto Santos Dumont (Embarque nesta idéia – Exija o Teste do Olhinho) e na Praia de Ipanema (Não deixe que o azul do mar fique só na imaginação do seu filho - Exija o Teste do Olhinho), entre muitas outras.

Este ano, no dia 12 de outubro, Dia da Criança, o Projeto Luz pensou em realizar a campanha valorizando a linda paisagem da Cidade do Rio de Janeiro vista do alto do Pão de Açúcar e do Morro da Urca. A participação de voluntários será muito bem-vinda.

“A vista é linda... para quem enxerga – Exija o Teste do Olhinho para o seu filho”.


Aguarde que, em breve, informações mais detalhadas estarão disponíveis neste blog!

Noites mal dormidas podem gerar ansiedade e depressão

Pesquisa diz que cada hora a menos de sono aumenta a chance de desenvolver os distúrbios em 14%
por Redação Galileu

Se você dorme mal e anda ansioso ou depressivo, saiba que esses problemas podem ter ligação. Um estudo feito com quase 21 mil jovens australianos entre 17 e 24 anos mostrou que a falta de sono adequado pode levar a várias formas de ansiedade.

O risco aumenta 14% a cada hora a menos de sono, tendo como base as oito horas que os especialistas recomendam. Quem dorme seis horas por noite tem duas vezes mais propensão a desenvolver estes problemas do que quem dorme oito horas, segundo a pesquisa.

pesquisa, publicada na revista SLEEP, encontrou a mesma relação em pessoas que já sofrem de algum grau de depressão ou ansiedade. Cada hora a menos de cama aumenta em 5% a chance da pessoa continuar com o problema psicológico por mais um ano. Nenhuma relação foi encontrada com pessoas que dormem até nove horas por noite.

>> Quem dorme até tarde não é vagabundo

Os pesquisadores também descobriram que o risco de começar os problemas psicológicos foi maior naquelas pessoas que costumam dormir menos ainda. Quem passa apenas cinco horas na cama tem três vezes mais chances de desenvolver problemas. Mas quem dorme sete horas por noite e tem boa saúde mental parece não ser impactado por não ter as recomendadas oito horas de sono.

Os participantes do estudo da Universidade de Sidnei responderam a questionários sobre seu hábitos de sono e depois tiveram seu nível de estresse psicológico avaliado de acordo com a escala de Kessler, um método que pergunta sobre sentimentos de cansaço, nervosismo, falta de esperança, impaciência, depressão, tristeza e indiferença. Trinta por cento dos participantes dormiam de sete a oito horas, 18% dormiam menos de sete horas. Menos de 2% disse ter noites curtíssimas com menos de cinco horas.

Os pesquisadores descobriram que a relação entre falta de sono e problemas psicológicos é complexa porque também é possível que a falta de sono seja justamente um dos sintomas de ansiedade e depressão. Para eles, o aumento do estresse em jovens de várias regiões do mundo pode ter sido causado pelo estilo de vida que nos levou a dormir menos. E o aumento das horas de sono poderia ser proporcionado atrasando o horário de entrada nas escolas e – não comemore ainda – cortando as horas gastas em frente à TV, computador e videogame antes de dormir.