sexta-feira, 21 de maio de 2010

Ministro prorroga vacinação contra a gripe suína e inclui crianças de 2 a 5 anos

FÁBIO GRELLET
da Sucursal do Rio

Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, anunciou na tarde desta sexta-feira a prorrogação da campanha de vacinação contra a gripe suína --a gripe A (H1N1)-- em todo o país. Com isso, todas as pessoas que estavam inclusas na campanha poderão tomar a dose até o dia 2 de junho.

Dúvidas mais comuns sobre a vacinação contra a gripe A
Vacina pode provocar falso positivo em exame HIV
SP prorroga vacinação da gripe suína para gestantes
RS prorroga por uma semana vacinação de adultos

Além disso, o ministro anunciou a inclusão de crianças de dois a cinco anos na campanha de vacinação. Inicialmente, essa faixa etária só receberia a dose no caso de ter doença crônica. Com a inclusão das crianças nesta faixa etária, deverão ser aplicadas mais 10,8 mi de doses da vacina.

Segundo o ministério, nenhum município atingiu a meta de vacinar 80% das gestantes e do grupo de pessoas entre 30 e 39 anos --por isso, a vacinação foi prorrogada. Para as outras faixas, o município tem autonomia para manter ou recusar a vacinação.

O anúncio de prorrogação da campanha aconteceu após os Estados do Rio Grande do Sul, Bahia e a cidade de São Paulo anunciarem a medida por não atingir a meta de vacinação de 80% em algumas faixas etárias.

A vacinação contra a gripe suína foi até agora dividida em etapas, divididas em profissionais de saúde e indígenas, gestantes e crianças de 6 a 23 meses, jovens de 20 a 29 anos, pessoas de 30 a 39 anos, além de portadores de doenças crônicas.

As crianças de 6 a 23 meses e as menores de nove anos com doenças crônicas ainda receberão a segunda dose da vacina contra a gripe suína. A data da aplicação depende da data da primeira O ministro anunciou ainda nesta sexta-feira que a vacinação contra a gripe comum destina aos idosos também foi prorrogada e deve acontecer normalmente também até o próximo dia 2. dose --deve ser feita 30 dias depois da primeira aplicação.


FONTE: Folha Online, 21 de maio de 2010