sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

CONEXÕES - Meu site novinho em folha!

Caros amigos,
Há tempos eu tinha vontade de criar um site para interagir com meus alunos, com outros profissionais, com amigos e outras pessoas interessadas em medicina e educação médica.
Ele acabou de nascer e chama CONEXÕES.
Clique neste link e confira!
Até breve.

ATIVIDADES 2009 - TELESSAÚDE UERJ

Olá!
O Núcleo de Telessaúde do Rio de Janeiro já iniciou suas atividades de 2009.
Muita coisa interessante vai rolar por lá.
Sugiro a quem se interessar pela área, visitar o SITE DO TELESSAÚDE - NÚCLEO RJ.
Lá no site, clique em Teleconferências e em Cursos on line e veja periodicamente a programação.
Bom proveito!

QUER APRENDER A USAR O GOOGLE DOCS?

Caros visitantes,
Nesta semana, por um trabalho na UNIGRANRIO, eu precisava elaborar uma apresentação em pouquíssimo tempo, junto com um grande grupo. Ninguém conhecia o Google docs.

Então, foi uma correria total e a apresentação não ficou como queríamos por falta de tempo.
Hoje visitei o
blog do Werciley Silva, que foi meu professor em EAD. Entre tantas maravilhas que tem lá, há um vídeo bastante instrutivo sobre Google Docs. Visitem. Acho que pode ser útil para muita gente!
Aliás, estão abertas as inscrições para o curso à distância de Formação de Tutores para EAD, ministrado pelo Werciley.
Eu fiz no ano passado e achei fantástico.
Se alguém se interessar, eu recomendo!!!!



ALUNOS ESTÃO NA FRENTE EM EAD

Por: Werciley Silva
A aproximação dos mundos virtuais com a educação requer uma mudança no comportamento dos professores, que precisam estar preparados para se atualizar constantemente. O risco de quem não agir dessa maneira é ficar para trás no tempo e não conseguir se comunicar com os alunos. “Por incrível que pareça, são os professores os que mais criam barreiras para as tecnologias. Como não aprendemos informática quando éramos crianças, os alunos estão uma geração à frente”, diz o especialista em gestão educacional Maurício Garcia. Ele é proprietário da ilha Vestibular Brasil, instalada dentro do Second Life, projeto que conta com o apoio da Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (Ambes).
“O professor tem que reaprender a dar aulas quando lida com educação a distância e o mundo virtual requer mais preparo. São características diferentes”, diz João Mattar, autor do livro Second Life e Web 2.0 na Educação. Ele afirma que aqueles que realmente estão interessados em inovar vão procurar se adaptar. Mattar já fez curso de educação a distância de uma instituição norte-americana via Second Life. Segundo ele, a tendência dos mundos virtuais é irreversível e inovações serão agregadas num ritmo cada vez maior. Ele conta que uma delas é o chamado sloodle, mistura entre o Second Life e a plataforma Moodle, que predomina nos cursos a distância. “Outro dia, assisti a uma palestra que acontecia na Índia. O palestrante aparecia em forma de holograma. Foi fantástico!”, diz.