
Hoje tem uma reportagem na Folha de São Paulo muito interessante, sobre relatos de pacientes terminais em seus blogs, sobre a morte.
A popularidade dos blogs, ou melhor, o espaço democrático que eles representam para a expressão, podem nos mostrar que os pacientes talvez estejam mais preparados para conversar sobre a morte do que nós imaginamos. E, ainda, mais preparados do que nós mesmos...
E que temos que aprender a criar espaço para dialogar sobre isto com eles.
Só se deixarmos espaço para este assunto surgir poderemos saber quem quer ou não conversar sobre o momento da grande despedida. E aprendermos com eles como podemos melhorar nossa abordagem.
Um dos blogs apresentados foi o 65 Red Roses, de Eva, portadora de fibrose cística, que morreu aos 25 anos. Um vídeo divulgado pelo Terra, comenta sobre Eva e sua vida e mostra sua despedida nos momentos finais. A vida de Eva virou documentário e é usada pela Cystic Fibrosis Foundation na divulgação da doença.
São pessoas assim, tão especiais como Eva, que cruzam o nosso caminho cotidianamente... Mas só as enxergamos de verdade, quando temos consciência que a vida delas é tão importante quanto a nossa. A partir daí, cuidar se torna um processo cada vez mais apaixonante...
A reportagem é demais! Vale a pena conferir.