Pesquisa e texto: Emanoel Campos Filho e Gabriel Haddad
A Imperatriz Adverte: Sambar Faz Bem à Saúde
"Uma viagem pelo tempo, leva a Imperatriz a passear pela história da Medicina, conhecendo a sua origem e o seu desenvolvimento. A arte de salvar vidas deve ter sua importância enaltecida e merece essa grande homenagem oferecida pelos leopoldinenses." (...)
Para ler notícia e história na íntegra, clique aqui.
Sempre chama a minha atenção quando vejo estudantes, médicos ou outros profissionais de saúde "desfilando" fora de suas unidades de saúde com seus jalecos.
Nos restaurantes próximos a hospitais e universidades, ou nos refeitórios, isto é uma prática bem comum. E preocupante...
Hoje achei um texto bem interessante de biossegurança em relação a este tema, cuja leitura gostaria de sugerir.
Nos dias 1 e 2 de julho foi realizado o "I Fórum de Ensino Médico" na sede do Conselho Federal de Medicina, em Brasília.
Para o presidente da FENAM (Federação Nacional dos Médicos), Cid Tavares, é fundamental que se discutam o ensino, a origem e a forma das faculdades de medicina atuais no Brasil.
Para a FENAM o ensino médico no Brasil não está bom e é demasiado o número de faculdades de medicina. Atualmente, existem 180 escolas médicas distribuídas pelo Brasil.
Outros temas discutidos foram Residência Médica e Residência Multiprofissional em saúde.
A morte de Tancredo Neves foi marcante para que viveu a década de 80, como pode ser vista neste vídeo.
Neste ano, 25 anos depois, um livro revela o lado obscuro desta história: O Paciente: O Caso Tancredo Neves
SINOPSE
"Com a reprodução de prontuários dos hospitais de Brasília e de São Paulo, "O Paciente" apresenta um roteiro cirúrgico em cores das cirurgias e declarações dos especialistas envolvidos, revelando os bastidores do caso clínico de Tancredo Neves, que abalou a democracia brasileira e a reputação da medicina no Brasil."
Este livro deve ser bem polêmico e com muitas questões a serem discutidas... Fico curiosa para ver os aspectos éticos desta revelação. Mas, sem dúvida, deve ser uma leitura interessante.
Hoje li uma reportagem sobre a TV Google, criada em parceria com a Sony.
Com o design elegante como o de uma Sony Bravia e a autonomia de busca e de escolhas que temos na internet, esta TV vai ser bastante atraente para os ligados nas telinhas e telonas. Nela, a pessoa vai digitar o assunto ou o programa que quer assistir, como fazemos hoje no YouTube, por exemplo, e a TV Google vai localizar o programa pra você.
Vai ser possível armazenar também suas programações favoritas, criando algo como um perfil do usuário e tornando o acesso aos programas cada vez mais fácil.
Esta aí uma notícia de tecnologia que achei bem legal!
Só espero uma coisa: que a capacidade e a velocidade da internet brasileira tenham o mais rápido possível um incremento à altura, para que não tenhamos que esperar o carregamento dos programas como hoje. Mas já estamos tão melhor do que na época da internet discada, não é mesmo?! Talvez, para chegar a este ideal seja só dar "mais um pulinho".
Aqui embaixo tem um vídeo explicativo sobre a TV Google.