quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Professor e educador: qual é a diferença?

Com o trecho abaixo, do filme Escritores da Liberdade, dá para pensar nisto.

Por que ser professor, se não acreditarmos no nosso potencial de mudar a realidade para melhor, de aumentar a auto-estima dos alunos, de lidarmos com eles como gente, de cuidarmos para que eles aprendam?



Se não viu o filme, mas se interessa pelo assunto, fica esta dica para as férias...

GPS Ecológico


"Ajudar o motorista a se tornar uma pessoa mais consciente de seus impactos na natureza. Essa é a promessa e o diferencial do programa EcoRoute, que a Garmin desenvolveu para funcionar em uma das suas linhas de GPS: o nüvi.

Segundo a empresa, o programa é capaz de calcular o gasto de combustível e a emissão de CO2 dos carros durante uma viagem, baseado em dados como modelo do veículo, velocidade média e tipo de combustível. Toda a medição é feita no início da viagem, quando o motorista indica seu destino ao GPS e a rota é calculada.

Assim, caso a quantidade de gases que serão emitidos não agrade ao EcoRoute, o programa sugere, imediatamente, uma nova rota ao condutor, que seja ecologicamente mais correta.(...)"


Notícia Bizarra: A Mulher-bebê

Apareceram notícias bizarras na imprensa sobre a "Mulher-Bebê", do Ceará.

Talvez o caso não seja tão simples como se afirma numa reportagem recente, em que o médico atribui o caso a hipotireoidismo congênito não tratado.

Acredito que este problema deva-se a alguma doença genética complexa, que pode ter hipotireoidismo associado e que, sem dúvida, poderia ter outra evolução se diagnosticado e tratado oportunamente.

Não gosto do sensacionalismo que a imprensa faz com casos assim, em especial em alguns tipos de programa de televisão. Mas é incrível ver como no Brasil, que tem um Sistema de Saúde Público e teoricamente acessível a todos, gratuitamente, ainda se encontre exclusão desta gravidade.

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Uerj recolhe doações para vítimas das chuvas

Desde ontem (4/1), até o dia 15 de janeiro, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) está recebendo donativos que serão enviados à população de Angra dos Reis afetada pelas enchentes e deslizamentos ocorridos no município.

Alimentos não perecíveis, água potável e roupas podem ser deixados no hall dos elevadores, no andar térreo do Pavilhão Reitor João Lyra Filho, no campus Maracanã.

Informações pelo telefone 2334-0638.

Fonte desta informação: Secretário de Imprensa do Rio de Janeiro. Postagem copiada (com atualização de data) do Blog Carioca.

10 sites e serviços que vão bombar em 2010

Se você também curte tecnologia, tem um site legal, que costuma apresentar matérias bem interessantes e úteis. É o IDG Now, "tecnologia em primeiro lugar". Ele também pode ser acompanhado pelo Twitter.

Hoje li, por exemplo, a postagem que comenta os 10 sites e serviços que vão bombar em 2010.

Na lista, há sites que disponibilizam vídeos, músicas, TV digital, sistemas de busca, entre outros.

Acho que vale a pena conferir!

Esta aí a dica...