sábado, 24 de outubro de 2009

Obama declara emergência nos EUA por gripe suína

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, declarou neste sábado um estado de emergência nacional por causa da ameaça da gripe suína.
A declaração do estado de emergência aumenta a capacidade dos hospitais, médicos e postos de saúde de atender ao aumento da demanda por tratamento em um eventual novo pico de infecções pelo vírus H1N1.

Os Estados Unidos é o país com o maior número de infecções e mortes pelo vírus da gripe suína desde o início da pandemia, em abril.

Com a proximidade do inverno no hemisfério norte, teme-se uma nova onda da doença.
Na semana passada, as autoridades americanas disseram que os casos de novas infecções pelo vírus H1N1 já haviam sido detectados em 46 Estados do país.

Mais de mil pessoas já morreram nos Estados Unidos em decorrência de complicações da gripe suína, entre elas cerca de cem crianças.

Exigências burocráticas

Segundo a Casa Branca, a declaração de emergência pelo presidente é semelhante às declaradas antes da chegada de furacões.

Ela permite que as autoridades não precisem seguir algumas exigências burocráticas federais para permitir uma maior rapidez no estabelecimento de planos de emergência.

Na semana passada, autoridades americanas advertiram que pode haver um atraso na entrega de doses da vacina contra a gripe suína.

Anne Schuchat, do Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês), disse que apenas de 28 milhões a 30 milhões de doses estarão disponíveis até o fim de outubro, bem abaixo da estimativa inicial de 40 milhões de doses.

Schuchat disse que a atividade do vírus H1N1 está disseminada no país, com o número de internações e de morte em ascensão.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Especialistas internacionais em educação a distância participam de congresso da UAB

Edith Litwin, diretora do departamento de Ciências da Educação e do Instituto de Pesquisas em Ciências da Educação da Universidade de Buenos Aires, e François Marchessou, diretor do departamento Tecnologia Educacional da Universidade de Poitiers, na França, estão entre os conferencistas que participam do 1º Encontro Internacional do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).

O evento, que acontece nos dias 23 a 25 de novembro, em Brasília, vai reunir 600 coordenadores e tutores do Sistema para discutir os desafios e propostas para a educação a distância no país.

Entre os temas a serem trabalhados estão o desenvolvimento da educação a distância (EaD) nas instituições de ensino superior públicas brasileiras; inovações na área; e os processos de institucionalização da UAB. O encontro pretende também partilhar os resultados da investigação científica e analisar os processos de formação de recursos humanos em EaD.

A programação terá conferências, mesas-redondas, pôsteres e um estande de soluções em tecnologias da informação e comunicação em educação.

Trabalhos – No dia 26 de outubro, serão divulgados os trabalhos selecionados para apresentação durante o encontro. Serão selecionados materiais nas temáticas modelos pedagógicos; avaliação da aprendizagem e sistemas de acompanhamento do estudante; institucionalização da EaD nas instituições de ensino superior públicas; gestão de polos; inovações tecnológicas; e produção de material didático. Os trabalhos serão apresentados nos formatos pôster, solução tecnológica e trabalho completo.

Mais informações podem ser obtidas pelo email eventointernacional.uab@capes.gov.br e pelo telefone (61) 2022-6414.

Confira a página do evento.

FONTE: Publicada por Assessoria de Imprensa da Capes - Sexta, 23 de Outubro de 2009 13:41

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Mérito acadêmico - Como valorizar as atividades de ensino na carreira universitária?

Este foi outro tema muito interessante do 47o COBEM.
Todos devem conhecer professores sem mestrado ou doutorado que ensinam e fazem diversos trabalhos de extrema relevância... e vice-versa, não é?
Por que, então, o mérito acadêmico se baseia apenas em titulação e em publicações?
Será que estes critérios garantem, por exemplo, que um professor de medicina seja bom e apto a preparar o profissional que almejamos?
Que educadores queremos/precisamos?
Em breve, a ABEM terá propostas concretas para inclusão de novos critérios para avaliar professores de maneira mais ampla e levando em consideração uma série de habilidades, competências e resultados de sua vida acadêmica.

É a ABEM fazendo o seu valioso trabalho!
Materiais desta e de outras atividades podem ser consultados no site do 47o COBEM.
Passe por lá se quiser saber mais.

domingo, 18 de outubro de 2009

TESTE DE PROGRESSO PARA O CURSO DE MEDICINA

Mais um vez trazendo novidades do COBEM 2009, quero compartilhar a participação que tive ontem em uma atividade sobre o Teste do Progresso, que está sendo realizado em algumas escolas de medicina do Brasil e, de forma mais organizada e sistematizada, por um consórcio de escolas médicas de São Paulo.

Na Regional da ABEM (Associação Brasileira de Educação Médica) RJ-ES pretendemos montar um grupo semelhante para avaliar os cursos de medicina de nossa regional.

Veja a explicação dada pela USP, pioneira neste processo:

" A Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP faz parte do grupo de escolas médicas que adotaram o TESTE DE PROGRESSO como uma das formas de avaliação Institucional. Esse grupo de escolas é formado, por todas as escolas médicas públicas de alto padrão do Estado de São Paulo (FM-USP, EPM - UNIFESP, FCM – UNICAMP, FM – Botucatu – UNESP, FAMEMA), além da UFSC, UEL e FURB."

O QUE É O TESTE DE PROGRESSO?

"É um teste longitudinal que avalia o ganho de conhecimento dos alunos ao longo do tempo, e permite à Instituição, dessa forma, realizar o diagnóstico de suas deficiências ao longo da estrutura curricular.
Assim, pode e deve ser utilizado pelos Colegiados competentes para avaliação de alterações no currículo, para avaliações específicas de disciplinas, e do aluno individualmente. É uma avaliação institucional, que não visa o rankeamento das Faculdades de Medicina.
É um teste de participação voluntária, composto por 120 questões de múltipla escolha, com cinco alternativas, divididas em 6 áreas do conhecimento: área básica, saúde coletiva, clínica médica, pediatria, tocoginecologia e cirurgia. O teste é aplicado, pelo menos, uma vez ao ano.
Dez dias após a realização do teste, como devolutiva para o aluno, será divulgado, via Intranet da FMRP-USP, o gabarito comentado da prova. O escore obtido é calculado como o número de questões acertadas. Os resultados serão divulgados, unicamente e sigilosamente, para o aluno, junto com a média de desempenho da sua classe.
Será oferecido certificado de participação ao aluno que realizar o teste, pois demonstra interesse do aluno pela avaliação de seu desempenho durante sua formação e deverá ser utilizado como comprovante que compõe o Curriculum Vitae do aluno, pois algumas Instituições (especificamente a UNICAMP) pontuam positivamente essa participação para o ingresso na Residência Médica.
Não é um teste de seleção ou aprovação e, portanto, a implantação do teste serve para esclarecer algumas perguntas da FMRP como:
• O ganho de conhecimento por parte do aluno está sendo contínuo e progressivo?
• Como está a fixação do conhecimento adquirido nas áreas básicas e clínicas, essencial para o desenvolvimento do internato?
• Situar o aluno indivualmente no processo evolutivo de ensino-aprendizado."

FONTE: Fórum de Informática Biomédica