sábado, 18 de julho de 2009

Quando o remédio é escrever

Efeitos terapêuticos de manter blogs atraem atenção de pesquisadores 

A busca por uma vida mais saudável pode ser um dos motivos do enorme aumento do número de blogs. Estima-se que sejam cerca de 3 milhões por todo o planeta.

Cientistas e escritores há anos conhecem os benefícios terapêuticos de escrever sobre experiências pessoais, pensamentos e sentimentos. Mas, além de servir como um mecanismo para aliviar o stress, expressar-se por meio da escrita traz muitos benefícios fisiológicos. Pesquisas mostram que com a prática da escrita é possível aprimorar a memória e o sono, estimular a atividade dos leucócitos e reduzir a carga viral de pacientes com aids e até mesmo acelerar a cicatrização após uma cirurgia. Um estudo publicado na revista científica Oncologist mostra que pessoas com câncer que escreviam para relatar seus sentimentos logo depois, se sentiam muito melhor, tanto mental quanto fisicamente, em comparação a pacientes que não se deram a esse trabalho. Pesquisadores empenham-se agora em explorar as bases neurológicas em jogo, especialmente levando em conta a explosão dos blogs. (...)

Aos meus amigos... (1)



Há alguns dias, muita gente se emocionou com o Rei e seu amigo, Erasmo Carlos.
O dia do amigo se aproxima...
E a você, meu amigo(a) deixo a primeira homenagem, embalada pelo Rei.
Pois coisa boa é assim: a gente comemora dias seguidos.
E se a próxima segunda-feira será 20 de julho, dia do amigo, este é o nosso fim-de-semana!
Amigo é alguém que faz com o nosso coração o que fez com o desta dupla que encanta diferentes gerações.
Obrigada amigo(a), por ajudar meu coração a bater feliz...

Parabéns ao RC, por seus 50 anos de carreira!

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Wetoku: Nova ferramenta simplifica entrevistas com vídeo à distância


"Sempre é um problema quando você quer fazer uma entrevista em vídeo à distância com uma pessoa e ela não tem o Skype ou qualquer outro programa parecido instalado no computador.
Outras pessoas até têm webcam, mas o uso desses programas é bloqueado.
Wetoku promete ajudar nesses casos. Permite gravar entrevistas em vídeo pela web, sendo que não é necessário instalar nada no computador.
Para o entrevistador, basta mandar um link para o entrevistado e pedir para ele autorizar a conexão com a webcam que o sistema se encarrega do resto. Após feita a entrevista, você pode embutir o vídeo em posts de blogs ou em perfis de redes sociais. Seu uso é gratuito.
Para testar, precisa cadastrar um email na home do Wetoku para receber um convite, que é enviado em questão de 2 dias."


Educar: Por quê? Para quê?

TOONDOO - Para produzir objetos de aprendizagem ou simplesmente brincar

\TARDE DA NOITE\

Conheci nesta semana o TOONDOO e hoje resolvi aprender a mexer.

Neste site, podemos fazer quadrinhos, outros objetos de aprendizagem ou simplesmente brincar, por pura diversão.

A única desvantagem: como a língua de base é o inglês, não há acentos para escrevermos em português.

Este quadrinho corresponde à minha primeira aventura!

Experimente você também, clicando no link acima.

Deixo aqui um pequeno tutorial que localizei procurando por TOONDOO no Bing. FONTE: Slideshare

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Bing, novo site de busca, ganha espaço


Bing, da Microsoft, ganha mercado na disputa entre buscadores

Participação da ferramenta da gigante do software chega a 8,4% em junho.Google permanece na liderança com 65% do mercado; Yahoo recua.

A participação de mercado da Microsoft no segmento de busca na internet aumentou modestamente em junho, primeiro mês da nova ferramenta de busca Bing, segundo dados recentes da empresa de pesquisa ComScore. A Microsoft ficou com 8,4% do segmento de buscadores dos Estados Unidos em junho, contra 8% no mês anterior, basicamente às custas do concorrente Yahoo, cuja fatia de mercado caiu para 19,6%, ante 20,1% em maio.

O Google manteve sua liderança no mercado inalterada em 65% em junho frente ao mês anterior.



Reportagem de Da Reuters, G1/tecnologia, 15/07/2009.

Quer ler esta reportagem na íntegra? Clique aqui.


Se quiser conhecer o Bing, clique na figura.

Tecnologia na educação

terça-feira, 14 de julho de 2009

Aprendendo a aprender com as TICs

José Carlos Antonio*

Com o subtítulo “Um brevíssimo estudo de caso”, o artigo publicado na seção Apoio Pedagógico do Canal EducaRede e Pró-Menino apresenta uma reflexão sobre modelos de aprendizagem no contexto das Tecnologias de Informação e Comunicação, a partir de um episódio vivenciado pelo autor, que é formador do Programa EducaRede, conhecido também como JC.

JC relata uma capacitação para o uso pedagógico dos computadores e da Internet, realizada por ele com professores de escolas paulistas em 2008. Ao descrever o perfil do grupo, o formador compara o que chama de "Professor Digital/Professor Web 2.0" e "Professor Tradicional/Professor Web 0.0". Entre as características deste último, aponta: “Não aperta nenhuma tecla sem antes perguntar se pode ou deve e sem que saiba de antemão exatamente o que acontecerá após apertar a tecla”.

A partir da atividade proposta ao grupo durante a capacitação – utilizar o site Toondoo, uma ferramenta da Web 2.0, para criar história em quadrinho -, JC mostra como esses professores, ao vivenciarem um novo modelo de aprendizagem, começaram também a mudar sua relação com a aprendizagem e a compreender a necessidade de “aprender a aprender”.

Por fim, ele conclui: “Capacitar professores para o uso pedagógico dos computadores e da Internet só faz sentido se realmente conseguirmos com que esses professores vivenciem as situações de aprendizagem às quais seus alunos estão submetidos cotidianamente”.

Leia este artigo na íntegra e colabore comentando.


* Formador do Aula Fundação Telefônica: EducaRede e Pró-Menino, projeto que beneficia escolas públicas paulistas com doação de laptops, acesso à Internet e formação presencial e a distância para professores.


FONTE: Educarede 30/06/2009

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Acervo da Biblioteca Britânica agora disponivel na internet

Achei incrível esta novidade e não poderia deixar de compartilhar: agora a Biblioteca Britânica, uma das maiores do mundo, está com seu acervo disponível na internet.

Esté vídeo foi da notícia de hoje, no Jornal Hoje 1a edição, de 13/07/2009. Clique aqui se preferir ler a reportagem.

Para visitar a Biblioteca Britânica, clique aqui.

Pneumopediatria - Curso Pré-Congresso

XII Congresso Médico de Pneumologia e Tisiologia da SOPTERJ
Centro de Convenções do CBC
23 a 26 de setembro de 2009

CURSO DE PNEUMOPEDIATRIA
Programação

8:00 - 9:15 ---- Colóquio
Pneumonias - Coordenadora e debatedora – Prof.ª Vera Lucia Oliveira
Pneumonia Comunitária Aguda - Conduta Ambulatorial e Hospitalar – Prof.ª Maria de Fátima Pombo March
Pneumonia Complicada com Derrame Pleural – Prof. Sidnei Ferreira

9:15 - 9:45 ---- Mini palestra
Pneumonias Intersticiais Idiopáticas: Atualização – Prof.ª Maria Aparecida Souza Paiva

9:45 - 10:00 ---- Intervalo

10:00 - 10:40 ---- Comunicações breves
Asma Coordenadora – Prof.ª Andréa Lebreiro Venerabile
Aspectos Clínicos e Terapêuticos – Prof.ª Mônica Firmida
Estudo da Função Pulmonar – Prof.ª Ana Alice Ibiapina Parente

10:40 - 11:10 ---- Mini palestra
Pneumonias Aspirativas: Avanços no Tratamento – Prof.ª Selma Maria Sias

11:15 -12:15 -- Colóquio
Tuberculose Coordenador e debatedor – Prof. Clemax Sant´Anna
Diagnóstico prático – Prof.ª Márcia Cunha
Métodos de diagnóstico rápido – Prof.ª Terezinha Martire
Controle de contatos – Prof.ª Zelina Caldeira

Organizadores
Prof.ª Ana Alice Ibiapina Parente
Prof. Clemax Couto Sant´Anna

Para informações sobre outros cursos pré-congresso, clique aqui.

Abaixo estão os slides que eu apresentei.


Telemedicina ajuda no cuidado de crianças diabéticas em escolas

Um estudo publicado no site da revista científica The Journal of Pediatrics avaliou a eficácia da Telemedicina em melhorar a assistência a crianças com diabetes tipo 1 em escolas. Participaram do estudo crianças entre 5 e 14 anos distribuídas randomicamente em dois grupos: um grupo controle (18 alunos e 13 escolas) e um grupo de intervenção (23 alunos e 12 escolas). A assistência do grupo controle foi de consulta médica a cada 3 meses e disponibilidade de contatos telefônicos com enfermeira e equipe especializadas em diabetes. O grupo de intervenção, além disso, teve disponível uma unidade de telemedicina no setor de enfermagem da escola, com videoconferências mensais, através das quais interagiam a enfermeira da escola, as crianças e a equipe especializada em diabetes. O impacto foi medido a cada 3 meses através da dosagem de Hemoglobina A1c e da avaliação da qualidade de vida, feita através de questionário específico. Nos primeiros 6 meses do estudo, os valores de Hemoglobina A1c foram significativamente menores no grupo com telemedicina do que no grupo controle (p<0.02).


O abstract e o artigo em PDF podem ser consultados neste link.

domingo, 12 de julho de 2009

Projeto Luz: hoje só vai ter campanha virtual

Fig1 - O teste feito no berçário: Hospital Geral de Bonsucesso/RJ.



Fig2 - O reflexo normal. Foto de divulgação do governo de São Paulo.



Fig3 - Exemplos do reflexo alterado. Foto de divulgação do governo de São Paulo.


Caros visitantes deste blog,

Há alguns dias anunciei um evento do Projeto Luz, de prevenção da cegueira infantil, que seria em Ipanema, hoje, às 9h.

Devido ao mau tempo, no entanto, a campanha foi adiada para o próximo domingo (19/07).

Será às 9h, na Av Viera Souto com a Rua Joaquim Nabuco, em frente ao Hotel Fasano, na pista que fica fechada para carros. O quioque dos Bebês vai apoiar o evento e vai ter uma festa caipira. Vai ser o "ARRAIÁ DO REFLEXO VERMELHO"

Esta campanha visa divulgar a importância do Teste do Reflexo Vermelho, também conhecido como Teste do Olhinho. É uma exame simples, feito com o oftalmoscópio e sem desconforto ou efeito colateral para o bebê, que permite a detecção precoce, por exemplo, da catarata congênita, que nem sempre é percebida a olho nu.

Um bebê com catarata congênita não diagnosticada pode perder definitivamente a função da área do cérebro responsável pela visão e nunca enxergar.

Com a detecção e a cirurgia em momento oportuno, a criança passa a enxergar!

O Projeto Luz não é apenas um projeto de divulgação. Através dele, inúmeras crianças têm sido operadas e passado a ver o mundo com os próprios olhos.

Não é fantástico?!

Então, divulgue o Teste do Reflexo Vermelho e a importância dele ser realizado o mais cedo possível, preferencialmente, no berçário.

Visite o site do Projeto Luz: http://acd.ufrj.br/projetoluz/ind.htm