sexta-feira, 22 de maio de 2009

ONU apresenta a 1ª universidade global online e gratuita

A ONU apresentou hoje a primeira universidade global online e de matrícula gratuita, com a qual tratará de impulsionar o acesso à educação superior dos estudantes das regiões menos desenvolvidas do mundo.
Este novo projeto educativo, chamado a Universidade do Povo, surge no âmbito da Aliança Global da ONU sobre Tecnologia de Comunicação e Desenvolvimento (GIAD) para ajudar a colmatar as brechas internacionais em matéria de educação com o recurso às novas tecnologias.
«Para centenas de milhões de pessoas em todo o mundo, a educação é um sonho que não se pode tornar realidade», disse numa conferência de imprensa o fundador da Universidade do Povo, Shai Reshef.

FONTE DA NOÍCIA: Diário Digital / Lusa em 19 de maio de 2009

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Radiologia do Tórax - Links


Muitas vezes meus alunos pedem para discutirmos imagens, em especial radiografias de tórax.
Encontrei links interessantes para quem se interessar pelo assunto. Seguem algumas sugestões:

quarta-feira, 20 de maio de 2009

7o Seminário Nacional de Educação a Distância no Twitter

O 7o Seminário Nacional ABEB de educação a Distância está no Twitter.
Quer acompanhar?: http://twitter.com/7senaed
Até há pouco havia quase mil inscritos no seminário.
Anime-se! Junte-se a nós!

Novo e interessante site de busca

Foi lançado nesta segunda-feira um novo site de buscas que fará concorrência com o gigante Google. O site Wolfram Alpha apresenta respostas diretas para o tema pesquisado, ao invés de mostrar sites que contenham a resposta, como é o caso do Google. (...)

A nova ferramenta, desenvolvida pelo físico britânico Stephan Wolfram, é definida como "motor de conhecimento computacional" pois obtém as respostas por meio de consultas a bancos de dados e a fontes de informações relevantes. O Wolfram Alpha também realiza equações matemáticas e estrutura estatísticas.

Trecho de reportagem de Veja.com, entitulada "Google ganha novo concorrente", de 18 de maio de 2009

domingo, 17 de maio de 2009

Telemedicina muda a saúde dos brasileiros

Excelente vídeo, reportagem do Jornal da Globo, mostra algumas aplicações da Telemedicina... Mudando a saúde dos brasileiros.
O título desta postagem é link para a reportagem original.

7o Seminário Nacional ABED de Educação a Distância


O 7º Seminário Nacional ABED de Educação a Distância - SENAED acontece entre 23 e 31 de maio de 2009, com uma grande novidade: pela primeira vez, o evento será totalmente a distância!O tema central do Seminário é a “Polifonia na Docência e Aprendizagem Online”, envolvendo os diversos canais e as diversas vozes que participam da educação online. As atividades serão realizadas tendo sempre como referência os conceitos de interatividade e bidirecionalidade.O evento envolverá inúmeras atividades síncronas e assíncronas em diversas plataformas, como: listas de discussão por email, ambientes virtuais de aprendizagem, redes sociais, blogs, wikis, podcasts, vídeos, videoconferências, rádio, televisão, games e mundos virtuais.Um dos objetivos do 7º SENAED é demonstrar, na prática, como essas diferentes ferramentas podem ser adequadamente utilizadas na educação a distância. O evento pretende, também, discutir o grau de proximidade que é possível alcançar com essas ferramentas e tecnologias entre os diversos personagens que participam da EaD.Entre os debates, um interesse especial será dedicado à formação para a docência online e ao personagem “tutor”, incluindo sua contratação, remuneração, formação e qualificação.Ainda teremos a discussão de outros temas, dos quais podemos destacar o papel do MEC na regulação da EaD; a situação da UAB - Universidade Aberta do Brasil; a validação de cursos de mestrado realizados no exterior; pós-graduação stricto sensu a distância; a qualidade dos cursos desenvolvidos na modalidade a distância e a introdução da EaD no ensino fundamental e médio.As atividades envolverão palestrantes e moderadores que se destacam na prática e reflexão sobre EaD, contando com o apoio de diversos polos distribuídos pelo país. Os trabalhos e palestras apresentados durante o evento, assim como o resultado das discussões e construções coletivas, serão publicados no primeiro número da Revista da ABED, a ser lançada durante o 15° CIAED.Importante: O 7º SENAED será gratuito, com muitas atividades abertas, mas para se inscrever, participar de algumas atividades fechadas e ter direito ao certificado, você precisa ser associado à ABED. (...)


Realização ABED
Coordenação
João Mattar (Universidade Anhembi Morumbi)
Comissão Organizadora
João Mattar (Universidade Anhembi Morumbi)
Eliane Schlemmer (Unisinos)
Marco Silva (Estácio/UERJ)