quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Faça comentários e revisões coletivas no word


FONTE: UOL Tecnologia

Trabalho infantil precisa ser combatido no Brasil e no Mundo




EUA divulgam lista de produtos com trabalho infantil e forçado. Brasil é citado em 13 setores.

O escritório de assuntos internacionais do Departamento de Trabalho dos Estados Unidos divulgou hoje uma lista global de produtos feitos com trabalho infantil e forçado. (...)

O relatório completo (em inglês) pode ser baixado aqui.

A lista inclui 122 produtos de 58 países e identifica mais problemas de trabalho infantil do que de escravo, baseado nas definições da Organização Internacional do Trabalho.

O setor agropecuário predomina, seguido pela manufatura e a mineração. O Brasil é citado com ocorrência de trabalho infantil na produção de tijolos, cerâmica, algodão, calçados, mandioca, abacaxi, arroz, sisal e tabaco. No trabalho forçado em cana-de-açúcar e madeira. E em ambas as situações estão a criação de gado e a produção de carvão vegetal.

Segundo o governo dos EUA, o objetivo da lista é aumentar a consciência para promover esforços e eliminar essas práticas. Mas, vale lembrar que eles possuem legislação que impede a importação de produtos com trabalho infantil e escravo. (...)

Trecho de reportagem do Jornalista Leonardo Sakamoto. Confira o texto na íntegra no Blog do Sakamoto.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Bulas terão letras maiores e linguagem mais fácil

As bulas de todos os medicamentos brasileiros deverão ter letras maiores e duas versões - uma para os pacientes e outra voltada aos profissionais de saúde, com informações mais técnicas.

As mudanças fazem parte de uma resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira. As novas normas determinam, também, que as bulas sejam disponibilizadas na internet e que haja formatos para deficientes visuais.

"A bula do paciente terá uma linguagem mais didática", explicou Tatiana Lowande, gerente-geral de Medicamentos da Anvisa. Para facilitar a leitura e a compreensão, deverá ser organizada na forma de perguntas e respostas, dando informações como a função do remédio e quando não deve ser usado. Ela ainda deverá alertar atletas quanto à possibilidade de doping.

Os fabricantes terão 180 dias para enviar os novos modelos para serem aprovados pela Anvisa. Depois de autorizadas, as novas bulas deverão ser anexadas aos medicamentos em 90 dias.

A Bienal do Livro começa amanhã!


Começa amanhã a Bienal e o blog do evento promete manter as informações atualizadas e divulgar muita coisa interessante.

Acompanhe também a Bienal no Twitter.

É só acompanhar pelo computador e escolher o que quer ver "ao vivo e à cores"!

Se quiser ir ao Riocentro e não souber como chega, clique aqui para acessar o mapa.

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Livros de volta à vida na Biblioteca Nacional

Um projeto ambicioso de restauração de livros devolve ao público uma parte valiosa do acervo da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, que guarda 2 milhões de livros.

Em meio a tanto material, é para pouco mais de 200 obras que as atenções estão voltadas neste momento. São volumes "à beira da morte", na linguagem usada pelos especialistas para definir aqueles tomos que caminham aceleradamente para a desintegração. Para salvá-los teve início um grande projeto de restauração, que devolverá às prateleiras pelo menos 57 dessas obras, algumas escritas há 500 anos.

O futuro dos outros 140 livros que estão fora de circulação é incerto, seja por falta de verba ou tecnologia. Entre esses, a maior perda é uma edição de 1661 de A Cidade de Deus, de Santo Agostinho. Vários trechos foram cobertos com tinta durante o período da Inquisição.

O método de censura se mostrou mais efetivo do que os próprios inquisidores poderiam supor: a tinta usada para impedir a leitura das páginas contém partículas metálicas, que provocam oxidação e corroem o papel. Não se encontrou uma forma de removê-la.

Leia a reportagem completa em VEJA desta semana (na íntegra somente para assinantes).

FONTE DA REPORTAGEM: Veja.com, 7 de setembro de 2009

TWOQUICK: Busca conjunta no Google e no Twitter


Se você usa o Twitter vai gostar de uma reportagem que tem na revista Info deste mês, com 33 dicas para o uso do microblog. Aliás, a revista tem muitas coisas bacanas para quem gosta de tecnologia.
Tem gente que não usa, mas nem sabe que as páginas do Twitter podem ser vistas mesmo por que não tem um perfil por lá.
Entre as dicas da Info está o Twoquick, página para pesquisa simultânea no Google e no Twitter. No lado esquerdo mostra os resultados (links) da pesquisa do Google e à direita mostra os posts sobre o assunto do Twitter.
Fica aí a dica...

Outras dicas podem ser consultadas também na Info Online.