sexta-feira, 24 de julho de 2009

Gripe Suína - Pandemia H1N1 2009, 4a nota da OMS (de 24 de julho de 2009)

Informações preliminares importantes para entender a evolução da situação

Hoje, 24 de julho de 2009, em Genebra, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou sua 4a nota para que possamos entender a evolução desta pandemia de gripe suína. Abaixo, seguem as informações principais que resumi. Se quiser ler o relatório original, clique aqui.

O número de casos humanos de pandemia de 2009 pelo H1N1 continua aumentando substancialmente em muitos países, mesmo naqueles afetados há algum tempo. Nosso entendimento sobre a doença evolui a medida que o número de países afetados aumenta, que a propagação da doença nos países já afetados se amplia, e que a informação é compartilhada a nível global. Nos muitos dos países em que a transmissão encontra-se sustentada a investigação mudou de estágio: a realização de testes é feita apenas em doentes mais graves e a vigilância epidemiológica concentra seus esforços na monitorização da doença para entender e relatar suas tendências. Esta mudança tem sido recomendada pela OMS porque a medida que a pandemia avança, a monitorização da atividade da doença é feita melhor através do estudo de tendências do que através investigações de cada doente individualmente, cujo custo torna-se insustentável para a nação, sem trazer maiores benefícios. A determinação de quais os grupos de pessoas que estão sob maior risco de doença grave e que medidas podem ser tomadas para melhor protegê-las continua sendo uma prioridade absoluta.

Além das informações de vigilância, tem sido dada especial atenção aos resultados oriundos de pesquisas e de estudos clínicos, além de outros dados fornecidos diretamente pelos países através de teleconferências frequentes sobre dados clínicos, virológicos e aspectos epidemiológicos da pandemia, para se obter uma visão global da situação evolutiva.

A idade média dos casos vem aumentando

Na maioria dos países, esta pandemia tem acometido predominantemente pessoas mais jovens, com idade média relatada de 12 a 17 anos (com base em dados do Canadá, Chile, Japão, Reino Unido e os Estados Unidos da América). Alguns relatórios sugerem que o grupo de pessoas que vem necessitando de internação e que vem apresentando doença fatal possa ser ligeiramente mais velho. À medida que a doença se expande largamente nas comunidades, a idade média dos casos parece estar aumentando ligeiramente. Isso pode refletir a situação de muitos países onde os primeiros casos ocorreram na forma de surtos em escolas, mas posteriormente foram aparecendo outros focos na comunidade. Alguns aspectos desta pandemia têm padrões diferentes da gripe sazonal, em que a doença fatal ocorre mais frequentemente em indivíduos idosos (> 65 anos). No entanto, a imagem completa da epidemiologia desta pandemia ainda não está totalmente clara porque em muitos países ambos os vírus, o da gripe sazonal e desta pandemia 2009, encontram-se circulando concomitantemente e a pandemia continua em fase relativamente precoce do seu desenvolvimento. Embora os fatores de risco para doença grave nesta pandemia não estejam totalmente definidos, fatores já imaginados tais como doenças cardiovasculares, doenças respiratórias, diabetes e câncer atualmente já estão definidos. Asma e outras formas de doenças respiratórias têm sido consistentemente relatadas como condições subjacentes associadas com um risco aumentado de doença grave nesta pandemia em vários países. Dados mais recentes apontaram também para obesos e mulheres grávidas como grupos de maior risco de doença mais grave. Alguns relatórios preliminares sugerem que o risco poderá ser maior também em algumas populações minoritárias, mas o potencial de contribuições de fatores de risco culturais, econômicos e sociais ainda não estão claros.

Situação da Vacina

A disponibilidade de vacinas contra o vírus H1N1 desta pandemia está prevista para setembro nos Estados Unidos.

Frase do Dia

"Se procurar bem você acaba encontrando.
Não a explicação (duvidosa) da vida,
Mas a poesia (inexplicável) da vida."


Carlos Drummond de Andrade

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Veja como empresas e outros setores se organizam para enfrentar Gripe Suína



Este vídeo é de uma reportagem apresentada hoje no Jornal Hoje 1a edição.

Tecnologias na produção de vídeos

Há alguns dias postei aqui no blog um vídeo que achei lindo com uns bebês de patins...

Para quem quiser rever:


FONTE: UOL

Ontem (22/7) no Jornal Hoje 1a edição foi apresentada a tecnologia da produção deste e outros vídeos semelhantes. Tecnologia interessante para uso em diferentes aplicações, como em publicidade, entretenimento e educação.

Se quiser conhecer, assista o vídeo da reportagem:

Férias podem ser prorrogadas por causa da Gripe Suína

Governo pode recomendar prorrogação de férias para evitar contágio de gripe suína

O governo decide ainda nesta quinta (23) se vai determinar a prorrogação das férias escolares na rede pública para prevenir o aumento do contágio do vírus Influenza (H1N1) entre estudantes.

Técnicos do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação se reúnem para definir em quais municípios as férias serão mais longas e para formular um guia com orientações para pais e responsáveis será divulgado.

Leia mais em: UOL educação, notícia de 23/07/2009

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Teleconferências sobre Gripe Suína




Núcleo de Telessaúde do Rio de Janeiro (UERJ) promove teleconferências sobre a Gripe Suína.

O acesso é gratuito.
Confira programação no site:

9ª Conferência Mundial em Computação na Educação


A 9a Conferência Mundial em Computação na Educação ocorrerá em Bento Gonçalves/RS, de 27 a 31 de julho de 2009, e terá transmissão simultânea pela internet.
Para maiores informações visite o site:

terça-feira, 21 de julho de 2009

Jornada de Pediatria HGB


 13 e 14 de agosto de 2009

ANFITEATRO DA MATERNIDADE – PRÉDIO 2 – 6º. ANDAR

HOSPITAL GERAL DE BONSUCESSO
Av. Londres, 616, Bonsucesso, RJ

INSCRIÇÕES GRATUITAS

INFORMAÇÕES:
FASEB – 2590-3682 e 2590-8149 ou jornadadapediatria@faseb.org.br

VAGAS LIMITADAS
PROGRAMA E OUTRAS INFORMAÇÕES NO SITE:
http://www.faseb.org.br/jornadadepediatria

Aqui estão os slides da minha apresentação.


segunda-feira, 20 de julho de 2009

Gripe Suína - Mais informações

Segurança no PC

Confira 10 gafes que podem denunciar criminosos virtuais

Golpistas usam mensagens confusas e com erros de português.

A coluna Segurança para o PC de hoje (do G1) traz uma pequena coleção de golpes "interessantes”. Essas mensagens, que chegam por e-mail, tentam convencer o internauta a acessar um link que irá distribuir um código malicioso - e não o conteúdo prometido, seja ele um vídeo ou uma foto. Normalmente, o vírus instalado terá o objetivo de roubar senhas bancárias.

Leia a reportagem inteira no site do G1, onde estão as imagens cedidas pelo grupo de Análise e Resposta a Incidentes de Segurança da Linha Defensiva (ARIS-LD). Elas mostram algumas fraudes “bizarras”, diferentes das mais comuns que envolvem Receita Federal, bancos e notícias trágicas. Algumas dessas mensagens mal podem ser entendidas devido ao português confuso e repleto de erros.

Se você desconfia que algum e-mail que você recebeu tem como finalidade disseminar uma praga virtual, encaminhe-o para o ARIS-LD. Eles irão analisar o e-mail e repassar o código malicioso para companhias antivírus.

Aos meus amigos (4)

Este vídeo também é uma produção de Sandra Impagliazzo...
Com uma música que nunca vai ficar passada quando queremos falar de amigos.
Ela conseguiu reunir muitos amigos que temos em comum e muitos bons momentos...
Até o PSF de Silva Jardim está aí!!! E já se passaram alguns anos...
Como vivemos momentos bacana por lá, com nossos alunos, com a equipe do PSF e com a população...
Beijos a esta turma toda!
Aí vão mais uns bons minutos para seu dia, meus amigos!

DICA: Quem quiser ver só as mensagens que coloquei pelo Dia do Amigo, desde sábado, vá aqui na coluna ao lado, em "confira o que rola por aqui" e clique na palavra AMIZADE.

Aos meus amigos... (3)

Hoje é Dia do Amigo!
A todos os que fazem meus dias e minha vida especiais...
Desejo uma dia maravilhoso, com atenção às belezas da vida que, na correria do dia-a-dia às vezes nem percebemos.
Acordei, vim checar emails, e tive uma grande surpresa: um presente de uma amiga muito especial, uma irmã-de-alma: "Sandrinha."
Não resisti: copiei e vou fazer das palavras escolhidas por ela também as minhas...
Veja o que ela preparou para nós!!!
Beijos em seus corações.



Quem quiser, visite o Blog da Sandrinha... tem muita coisa bonita por lá!

domingo, 19 de julho de 2009

Gripe Suína - Agora é serio!

Hoje passei o dia preocupada com a Gripe Suína.

Resolvi ler um livro que ganhei há alguns anos: "A HISTÓRIA DA GRIPE: A INFLUENZA EM TODOS OS TEMPOS E AGORA", de João Toniolo Neto, publicado em 2001 pela Dezembro Editorial. Neste livro, a história é muito bem documentada, as ilustrações são ricas e, nas últimas páginas tinha o seguinte trecho: "Considerando-se os anos de ocorrência das grandes epidemias, as próximas pandemias ocorrerão entre 2008 e 2017. Dessa forma, as informações do passado são a base para entender o que virá no futuro".


Fiquei ainda mais preocupada depois de ler este livro.
A verdade é que esta pandemia está assumindo proporções assustadoras e a gravidade a que pode chegar é imprevisível.
Então, todo cuidado é pouco!
Por isto resolvi buscar materiais que podem nos ajudar.
Vamos compartilhar informações, cuidar de nós, dos nossos amigos, de todas as pessoas que pudermos. Evitem lugares com aglomerações de pessoas, principalmente aqueles fechados, e lavem suas mãos adequadamente várias vezes ao dia.
Seguem abaixo alguns vídeos que selecionei no youtube. No primeiro e no segundo vídeos há informações sobre o vírus, as formas de contágio e a doença. No terceiro vídeo há orientações de como lavar as mãos adequadamente em pias comuns. O quarto vídeo é bem técnico: interessa a profissionais de saúde, em especial médicos, enfermeiros e fisioterapêutas e a quem tiver curiosidade de saber como se colhe sercreção para pesquisa do vírus.
Espero que sejam úteis!













Quer saber mais? Seguem alguns links:

Gripe Suína - "Esclarecimentos" de um Ministro!

Aí vai um pouco de humor porque hoje é domingo e ninguém é de ferro.

Só não sei se é pra rir ou chorar.

Era uma vez, um Ministro da Saúde, falando sobre Gripe Suína...

Aos meus amigos... (2)

A AMIZADE

Rubem Alves (do livro 'O Retorno e Terno')

Lembrei-me dele e senti saudades... Tanto tempo que a gente não se vê! Dei-me conta, com uma intensidade incomum, da coisa rara que é a amizade. E, no entanto, é a coisa mais alegre que a vida nos dá. A beleza da poesia, da música, da natureza, as delícias da boa comida e da bebida perdem o gosto e ficam meio tristes quando não temos um amigo com quem compartilhá-las. Acho mesmo que tudo o que fazemos na vida pode se resumir nisto: a busca de um amigo, uma luta contra a solidão...

Lembrei-me de um trecho de Jean-Christophe, que li quando era jovem, e do qual nunca me esqueci. Romain Rolland descreve a primeira experiência com a amizade do seu herói adolescente. Já conhecera muitas pessoas nos curtos anos de sua vida. Mas o que experimentava naquele momento era diferente de tudo que já sentira antes. O encontro acontecera de repente, mas era como se já tivessem sido amigos a vida inteira.

A experiência da amizade parece ter suas raízes fora do tempo, na eternidade. Um amigo é alguém com quem estivemos desde sempre. Pela primeira vez estando com alguém, não sentia necessidade de falar. Bastava a alegria de estarem juntos, um ao lado do outro.

"Christophe voltou sozinho dentro da noite. Seu coração cantava 'Tenho um amigo, tenho um amigo!' Nada via. Nada ouvia. Não pensava em mais nada. Estava morto de sono e adormeceu assim que se deitou. Mas durante a noite fora acordado duas ou três vezes, como que por uma idéia fixa. Repetia para si mesmo: 'Tenho um amigo', e tornava a adormecer."

Jean-Christophe compreendera a essência da amizade. Amiga é aquela pessoa em cuja companhia não é preciso falar. Você tem aqui um teste para saber quantos amigos você tem. Se o silêncio entre vocês dois lhe causa ansiedade, se quando o assunto foge você se põe a procurar palavras para encher o vazio e manter a conversa animada, então a pessoa com quem você está não é sua amiga. Porque um amigo é alguém cuja presença procuramos não por causa daquilo que se vai fazer juntos, seja bater papo, comer, jogar ou transar. Até que tudo isso pode acontecer. Mas a diferença está em que, quando a pessoa não é amiga, terminando o alegre e animado programa, vêm o silêncio e o vazio - que são insuportáveis. Nesse momento o outro se transforma num incômodo que entulha o espaço e cuja despedida se espera com ansiedade.

Com o amigo é diferente. Não é preciso falar. Basta a alegria de estarem juntos, um ao lado do outro. Amigo é alguém cuja simples presença traz alegria, independentemente do que se faça ou diga. A amizade anda por caminhos que não passam pelos programas.

Uma estória oriental conta de uma árvore solitária que se via no alto da montanha. Não tinha sido sempre assim. Em tempos passados a montanha estivera coberta de árvores maravilhosas, altas e esguias, que os lenhadores cortaram e venderam. Mas aquela árvore era torta, não podia ser transformada em tábuas. Inútil para os seus propósitos, os lenhadores a deixaram lá. Depois vieram os caçadores das essências em busca de madeiras perfumadas. Mas a árvore torta, por não ter cheiro algum, foi desprezada e lá ficou. Por ser inútil, sobreviveu. Hoje ela está sozinha na montanha. Os viajantes se assentam sob a sua sombra e descansam.

Um amigo é como aquela árvore. Vive de sua inutilidade. Pode até ser útil eventualmente, mas não é isso que o torna amigo. Sua inútil e fiel presença silenciosa torna a nossa solidão uma experiência de comunhão. Diante do amigo, sabemos que não estamos sós. E alegria maior não pode existir.