sábado, 5 de setembro de 2009

5 de setembro - Dia Nacional de Conscientização e Divulgação da Fibrose Cística



A Fibrose Cística (FC), também conhecida como Mucoviscidose, é uma doença genética cujas manifestações iniciais podem se confundir com muitas doenças comuns em nosso dia-a-dia, como asma ("bronquite") e bronquiolite, por exemplo.
A maioria das pessoas que já ouviu falar sobre FC, pensa nela somente diante de pessoas com doença pulmonar crônica e grave, diarréia e desnutrição.
Porém, estas manifestações estão presentes em quadros mais "clássicos" ou em estágios mais avançados da doença. Há quadros de gravidade muito variada e o diagnóstico precoce pode fazer muita diferença para os pacientes. É preciso que pensemos sempre nesta possibilidade diagnóstica e que nunca consideremos que uma pessoa "está bem demais para ter fibrose cística".
A doença pulmonar pode ser um problema sério mas, curiosamente, o pulmão destas pacientes nasce normal! Depois, com as secreções espessas e infecções, o quadro pode se modificar.
O diagnóstico precoce com tratamento oportuno pode favorecer MUITO a qualidade de vida dos portadores desta doença.

Eu tive alguns acontecimentos curiosos em relação a FC... A segunda anamnese que fiz em minha vida, no 3o ano de medicina, foi com um paciente de 17 anos, portador de FC, que estava internado na enfermaria do Núcleo de Saúde em Adolescentes (NESA), do HUPE/UERJ. Ele me deu uma aula dobre a doença!
Depois de formada, fiz Residência em Pediatria no Instituto Fernandes Figueira (IFF/FIOCRUZ-RJ), que é Centro de Referência para FC no Rio de Janeiro. Aprendi muito sobre esta doença por lá, em especial com a Dra Laurinda Higa, chefe do serviço de Pneumologia Pediátrica e minha eterna mestre!
Trabalhei uns anos como pediatra (fui militar) e decidi largar tudo para voltar ao IFF e fazer residência em Pneumologia Pediátrica, onde, durante dois anos, fiz parte da equipe responsável pelo acompanhamento dos pacientes portadores de FC.
Tive grandes mestres por lá... Com carinho muito especial destaco a equipe de Pneumologia Pediátrica e os portadores de FC e suas famílias. Não dá para medir o que aprendi com eles sobre medicina, relação humana e vida!
Fui ficando cada vez mais mobilizada em divulgar a importância do diagnóstico precoce desta doença... O que acabou resultando em meu estudo de Mestrado.

Por isto, não poderia deixar de divulgar esta campanha do Dia Nacional de Conscientização e Divulgação da Fibrose Cística, promovida pela Roche. Desde já, declaro que não há nenhum conflito de interesse nesta divulgação. É apenas uma vontade de colaborar para tornar melhor a vida de portadores desta doença.

Clique aqui para ler no site da SBPT (Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia) sobre este dia comemorativo.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Mapas Mentais no Estudo de Medicina


Hoje estava conversando com um grupo de alunos, em aula de prática médica, sobre os recursos disponíveis na internet para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem.

Acho super compreensível que, com o dia-a-dia, os nativos digitais, lidando com "n" coisas ao mesmo tempo (sites, orkut, música, TV...), não tenham mais paciência para passar horas prestando atenção em um professor falando... e tendam a ter sono.

Nós temos que mudar aproveitar mais os recursos disponíveis e ensinarmos uns-aos-outros.

Numa destas pesquisas encontrei um site bem legal, da Medicina da UFF, que lembrei hoje e exemplifiquei aos alunos. Ele chama Medmap e disponibiliza inúmeros mapas mentais para auxiliar nos estudos de temas de medicina, além de vídeos e etc.

Os mapas mentais são uma forma gráfica de representar os temas, que auxiliam muito no entendimento dos temas, no estabelecimento de relações (conexões) entre os assuntos, e que facilitam a memorização. Não servem apenas para a medicina e para o ensino. As utilidades são infinitas, como, por exemplo, para planejar reuniões ou administrar nossos gastos.

Tive a oportunidade de trabalhar com este recurso com um grupo de alunos para quem dei aula de pneumologia e o resultado foi muito gratificante.
Se alguém quiser saber mais sobre mapas mentais pode procurar em sites de busca da internet ou acompanhar no Twitter o "MAPAS MENTAIS": http://twitter.com/mapamental
Sugiro também um texto introdutório ao tema "O primeiro mapa mental a gente nunca esquece".

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Adoro Bienal!

Está chegando o dia de começar a XIV Bienal do Livro, no Rio de Janeiro.

Adoro estes dias! Vai ser de 10 a 20 de setembro de 2009, no Riocentro.

Se você também é um fã de livros clique no link acima para saber mais a respeito.

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

MEC dá nota máxima a apenas 1% das universidades brasileiras

Entre as 2.000 instituições de ensino superior avaliadas em 2008 pelo Ministério da Educação (MEC), somente 21, ou 1%, conquistaram nota máxima no Índice Geral de Cursos da Instituição (IGC) - que atribui notas às faculdades e universidades, com base na qualidade dos cursos de graduação e pós-graduação, e as classifica em faixas de 1 a 5.

Do total das instituições avaliadas, 884 (44%) obtiveram IGC 3, considerado razoável. Dezoito ficaram com IGC 1 e 570 com IGC 2, interpretados como ruins - os dois índices mais baixos somam quase 30%. Mais de 300 instituições ficaram sem conceito, porque não tiveram participação mínima dos alunos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

Das 21 que obtiveram IGC 5, 11 são públicas e dez particulares. A Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (Ebape), particular do Rio de Janeiro, teve a nota mais alta. O Instituto Tecnológico da Aeronáutica, federal, ficou em segundo lugar, seguido pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp), estadual. Na última colocação do ranking, com IGC 1, ficou a Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais de Maceió (FAMA), privada.

Visitas às piores colocadas - Segundo o ministro da Educação, Fernando Haddad, após a avaliação do IGC as comissões fazem visitas às instituições com índice mais baixo (1 e 2) e, se a análise in loco confirmar condições inadequadas de ensino, elas podem sofrer punições. "Dependendo da gravidade da situação, ela pode ter o número de vagas reduzido nos cursos deficientes, a suspensão temporária ou definitiva do processo seletivo e, em último caso, o descredenciamento da instituição", explicou.

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Reynaldo Fernando, enfatizou que a função dessa avaliação é "orientar o público sobre a qualidade do ensino oferecido em cada instituição".

FONTE: Veja.com, 31 de agosto de 2009

Smartbooks: a próxima "febre"?

Os smartbooks poderão ser a próxima febre, hoje protagonizada pelos netbooks.
Estes novos aparelhos prometem ser algo entre o netbook (só que menor) e o smartfone.
Um dos grandes objetivos é facilitar o acesso à internet, com interação amigável e visualização de qualidade.
Basta esperarmos para conferir...
Enquanto a tecnologia evolui e a concorrência esquenta, nós é que vamos ganhando.

Abaixo tem um vídeo que mostra como funciona... Uma das grandes expectativas é quanto à sua possível contribuição para o dia-a-dia da escola/universidade.

domingo, 30 de agosto de 2009

USP entre as melhores universidades do mundo


Fico feliz com a notícia na seção Tendências/Debates da Folha de São Paulo de hoje (30/08) de que a USP está entre as melhores universidades do Mundo.

Nunca estudei nem trabalhei lá, mas o prestígio desta grande Universidade é reconhecido por todo o Brasil.

Em suas linhas, Suely Vilela, reitora da USP, escreve:

"Universidades plenas, em que atividade de ensino, pesquisa e extensão são indissociáveis e às quais se soma significativa inserção internacional, representam meio sólido de enfrentar os desafios da nova sociedade."

Tomara que possamos aprender com ela e alavancar as outras universidades do nosso país, que têm muito a mostrar para o mundo.

Nem só de notícias ruins nossos dias são preenchidos...

Segue outro trecho do texto escrito por Suely Vilela:

"(...)No Webometrics, Ranking Web of World Universities, a USP subiu 49 posições ao ocupar, em julho deste ano, o 38o lugar. Esse ranking classifica 6000 instituições no plano mundial e tem como base, além da visibilidade, o desempenho global, incluindo indicadores de pesquisa e de qualidade de estudantes e docentes.

Ranking entre os mais aceitos no cenário mundial é o Higher Education Evaluation and Acreditation Council of Taiwan, que avalia por meio da pesquisa, tendo como critério produtividade, impacto e excelência na investigação científica.

Por esta classificação, a USP ocupa o 78o lugar, correspondente à subida de 22 posições em relação a 2008.(...)"

Parabéns à USP! Ponto para o Brasil!

Por um mundo melhor...

Bom domingo! Boa semana!