segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Chuva demais, desgraça e leptospirose


Esta chuva que vem judiando de algumas áreas do Rio de Janeiro e do Brasil nos últimos dias ainda pode trazer outros problemas.

Diariamente, vemos tristes notícias de mais alagamentos, pessoas sem casa, sem roupas, sem comida, sem entes queridos...

Nós, profissionais e estudantes da saúde, precisamos estar atualizados para outro problema que muito em breve estará aparecendo diariamente em nossos atendimentos: a leptospirose.

Descobri hoje, um Manual de Leptospirose do Ministério da Saúde de 2009, no prelo. Clique no link para acessá-lo, em pdf.

A leptospirose é mais um enfrentamento urgentemente necessário. Depois de Dengue e Gripe A, estamos ficando preparados para combates imediatos.

E é bom nos prepararmos porque, em breve, a dengue estará de volta.

Espero que o material seja útil para os interessados.

domingo, 15 de novembro de 2009

Projeto internacional de prevenção de maus tratos contra bebês

O dia 19/9 é o Dia Mundial de Prevenção do Abuso Infantil.

Nesta data, em São Paulo, será lançado um projeto internacional de prevenção, educação e pesquisa sobre maus tratos contra bebês.

O projeto envolve a orientação de pais, educadores, profissionais de saúde, gestores, cuidadores e todos os interessados para a prevenção de maus tratos em bebês.

Trata-se de um projeto inédito, resultado da parceria de diversas entidades: Laboratório de Análise e Prevenção da Violência (LAPREV); Associação V.E.R.A. (São Carlos, SP); Centro de Estudos Integrados da Infância, Adolescência e Saúde (CEIIAS, Rio de Janeiro); Instituto Zero a Seis (São Paulo); Instituto Integral do Jovem (IIJ, Rio Grande do Sul), Grupo Especial de Interesse em Saúde da Criança e do Adolescente da Rede Universitária de Telemedicina (Rute); Faculdade de Motricidade Humana de Lisboa (Portugal); e Hospital Infantil de Westmead (Austrália).

Mais informações em (http://www.woman.ch/).