sábado, 13 de junho de 2009

Frase do Dia



"Viva como se você fosse morrer amanhã. Aprenda como se você fosse viver para sempre."

Gandhi

sexta-feira, 12 de junho de 2009

quinta-feira, 11 de junho de 2009

OMS declara gripe suína uma pandemia

A Organização Mundial de Saúde declarou a gripe suína uma pandemia. É a primeira vez, em 41 anos, que a OMS declara essa situação.

A elevação do nível de alerta para a doença de 5 para o 6 (que é o grau máximo da escala de alerta da OMS), foi feita durante uma reunião de urgência da organização em Genebra. A decisão ocorre devido ao processo de difusão do vírus H1N1, não devido a um aumento da periculosidade da doença.

O Brasil recebeu o comunicado da mudança do nível às 10h34 (horário de Brasília), segundo afirmou o Ministério da Saúde em coletiva hoje. A ministra interina da Saúde, Márcia Bassit, afirmou que o país já havia se adiantado e que, na prática, não deve haver alterações nos procedimentos adotados pelo país.

"A situação no Brasil está completamente sob controle", afirmou Bassit. "A população pode ficar tranquila porque a nossa vigilância permanece preparada para identificar pessoas com sintomas da doença."

Segundo a ministra, há 52 casos confirmados da doença no país. Até ontem, o total anunciado era de 43. Os últimos nove casos confirmados foram registrados em Minas Gerais (3), Santa Catarina (2), São Paulo (2), Rio de Janeiro (1) e Tocantins (1), segundo boletim do ministério. A maioria dos casos confirmados até o momento, 75%, foi contraída em outros países. Outros 55 casos suspeitos estão sendo monitorados.

FONTE: UOL notícias.
Para ver notícia e outras informações na íntegra, clique aqui.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

O Futuro previsto nos filmes

THE JETSONS

Alguém se lembra que no desenho dos Jetsons já havia videoconferência?

Pois é... Em uma série de desenhos e filmes já se imaginava coisas que pareciam absurdas, mas que hoje fazem parte do nosso dia-a-dia.

Alguns acertaram, outros não... Ou, AINDA não...?!

Pois é... A UOL arrumou uma série de fotos com comentários sobre estas previsões.

Vale a pena conferir...

O título desta postagem é link para as fotos selecionadas pelo site.

Pacientes "experts" e a relação médico-paciente

Pacientes internautas

Estudo aponta como busca de informações na web vem modificando a relação com os médicos


Os médicos precisam se atualizar para lidar com os pacientes que, cada vez mais, usama internet para se informar sobre doenças.Você já procurou na internet a solução para algum problema de saúde? Se a resposta for “sim”, você pode fazer parte do grupo dos “pacientes experts”, que usam a rede para se informar sobre doenças. Para descobrir como o acesso a tanta informação está influenciando as relações entre médicos e pacientes, pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) analisaram diversos artigos estrangeiros que tratam do tema e concluíram que, para os profissionais de medicina, é hora de se atualizar.

O estudo, desenvolvido por Helena Beatriz da Rocha Garbin, Maria Cristina Rodrigues Guilam e André de Faria Pereira Neto, comparou 15 artigos publicados entre 1997 e 2006 nos periódicos britânicos Social Science and Medicine e Sociology of Health & Illness . O período de publicação dos artigos foi definido pelo início da democratização da internet, motivo pelo qual teria surgido esse fenômeno, ainda muito recente e pouco estudado no Brasil. O tema foi encontrado tanto em trabalhos da área de saúde, como de ciências sociais.

Os pesquisadores se depararam com três interpretações bastante distintas do fenômeno dos “pacientes experts”: enquanto alguns artigos defendem que pacientes mais informados valorizam o papel do médico, outros dizem que o livre acesso à informação leva a uma “desprofissionalização” do médico. Já um terceiro ponto de vista sustenta que, mesmo questionando certas posições dos médicos, pacientes mais interessados possibilitariam um diálogo mais profundo sobre os temas.

Para a equipe, o novo panorama exige que os profissionais da saúde se mantenham atualizados, elaborando pesquisas e conhecendo melhor esse universo em que se insere o paciente. “Tradicionalmente existe uma relação patriarcal entre médicos e pacientes. É preciso compreender que esse poder está se equilibrando: os profissionais devem trabalhar com o paciente, em vez de para ele”, afirma a médica Helena Garbin, coautora do estudo, publicado no periódico Interface – Comunicação, Saúde, Educação .

(...)

Notícia de Barbara Marcolini, publicada em 17/03/2009
Quer ler a notícia na íntegra?

terça-feira, 9 de junho de 2009

Qual é o amparo legal para EAD no Brasil?

Nos últimos dias, a confusão que ocorreu na USP por causa da Educação a Distância (EAD) foi notícia de destaque.
Neste momento, esta modalidade de educação é, sem dúvida, um meio de democratizar o ensino. Como tudo o que é novo, porém, há muitas dúvidas e "falácias"...
Um documento divulgado pela ABED, em que se discute as legislações e a EAD, pode ajudar quem quiser saber mais sobre o assunto e tornar a discussão mais enriquecedora para todos.

A ABED é a Associação Brasileira de Educação a Distância.

Tabaco em notícias

FONTE: CDC

Na semana em que, no Brasil, a Folha de São Paulo e outras fontes divulgam notícia vergonhosa dos incentivos financeiros que o Governo do Rio Grande do Sul dá à Souza Cruz, o mundo mostra preocupação com a prevenção do tabagismo.

O Brasil, nestes atos, também age contra a Convenção-Quadro, que é um compromisso internacinal assumido pelo país no combate ao tabagismo.

É uma realidade pouco divulgada que, desde tempos remotos da história do Brasil, o tabaco é grande fonte de renda do país. Nem todo mundo sabe, mas devido a importância econômica, café e tabaco estão no Brasão Nacional.

A BBC divulgou resultado de pesquisa realizada na Universidade de Oxford que colcluiu que os custos decorrentes do tabagismo são 5 vezes maiores do que se imaginava.

E o USA Today divulgou que nos EUA o Senado vota medidas políticas mais duras antitabagismo.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Cai taxa de formação de doutores no país

A Folha de São Paulo de hoje mostra reportagem em que diferentes opiniões discutem a queda da formação de doutores no Brasil.

E eu deixo umas questões:
  • Será que esta queda é por falta de interesse de mestres em fazer doutorado?
  • Será que a nossa política de pós graduações não está meio atrasada?
Acho que há um viés de seleção de doutorandos... O doutorado é para quem publica mais e, nem sempre, são estas as pessoas mais atuantes na formação do ensino superior.
E estamos em uma época em que, mais do que nunca, o conhecimento só não basta.

A Chamada da Notícia é:

"Crescimento no número de titulados era de 15% ao ano em média no início da década e baixou para 6% de 2004 em diante. Só 24% dos professores das instituições de ensino superior possuem título; no ano passado, foram formados 10.711 doutores."

domingo, 7 de junho de 2009

Bateria de notebook "vicia"?


Há vários mitos e verdades que as pessoas falam por aí que, às vezes nos deixam em dúvida, não é? Você já ouviu falar que, se a bateria do notebook ficar ligada na tomada o tempo todo ela "vicia" e, então, não vai durar nada fora da tomada?

Nas dicas de Tecnologia UOL, esta e outras dúvidas são esclarecidas:

"Os portáteis atuais são equipados com baterias de íon lítio que armazenam bem mais energia que as baterias antigas e não sofrem com o "efeito memória", ou seja, não é preciso carregá-las até o máximo e esperar descarregá-las até o mínimo, como acontecia com as de níquel cádmio, usadas em portáteis antigos. Assim, você pode passar o dia todo com o notebook na tomada sem se preocupar em deixar a bateria "viciada". "

Quer saber mais? Sugiro que você leia a reportagem na íntegra: Tire dúvidas sobre como cuidar da bateria do notebook, Tecnologia UOL, em 05 de junho de 2009