terça-feira, 1 de junho de 2010

Histórias que a gente tem vontade de contar...

Quem me conhece sabe que eu falo muito sobre a importância do diagnóstico precoce de uma doença chamada "Fibrose Cística" (ou Mucoviscidose).

Muita gente comenta que eu "gosto" desta doença... Que falo dela porque foi tema do meu trabalho de mestrado. Outros, dizem até que esta doença quase "não existe" no Brasil.

Por estas e outras, os portadores de Fibrose Cística e seus familiares estão passando poucas e boas por esta saúde a fora... E estão cheios de histórias pra contar.

A pena é que a maioria conta histórias feias, tristes, que dão até vergonha de ver como a saúde acolhe e dá assistência a estas pessoas. Precisamos agir melhor!

E para ver como vale a pena fazer a diferença quero deixar um exemplo... que eu não teria como contar. Melhor do que qualquer palavra minha, gostaria de convidá-los para conhecer a história desta "MENINA DE FIBRA", contada por ela mesma.

Basta clicar no link!

domingo, 30 de maio de 2010

31 de maio: Dia Mundial de Combate ao Fumo


"O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo.

A OMS estima que um terço da população mundial adulta, isto é, 1 bilhão e 200 milhões de pessoas (entre as quais 200 milhões de mulheres), sejam fumantes.

Pesquisas comprovam que aproximadamente 47% de toda a população masculina e 12% da população feminina no mundo fumam. Enquanto nos países em desenvolvimento os fumantes constituem 48% da população masculina e 7% da população feminina, nos países desenvolvidos a participação das mulheres mais do que triplica: 42% dos homens e 24% das mulheres têm o comportamento de fumar." (INCA)

Dia 31 de maio é o dia mundial de combate ao fumo.

Neste ano, o enfoque da campanha será dado às nulheres.

No site do INCA, além de muitas informações de altíssima qualidade, tem detalhes da programação comemorativa, que incluirá plantio de flores pelo RJ!

No site da OMS também tem muita informação...

Notícia bizarra: Fumante aos 2 anos de idade!

Que a mídia aproveita a vulnerabilidade do adolescente e do adulto jovem, não é nenhuma novidade.

Mas um pai, comprar 40 cigarros por dia para o filho de 2 anos fumar, é demais! Ele até se orgulha das habilidades do menino.

E a mãe ainda explica que ele tem sintomas de abstinência se ficar sem os malditos...

O que fazer com um cara deste?

Leia mais, em Veja Online, de 26 de maio de 2010.