sábado, 19 de setembro de 2009

A evolução de Congressos Médicos com a Tecnologia

Congresso virtual em SP reúne 2 mil médicos de todo o mundo

De casa, cada médico pôde escolher o assunto preferido. Médico português ministrou palestra direto da Alemanha.



Um congresso virtual transmitido desde São Paulo reuniu neste sábado (19) 2 mil médicos brasileiros e estrangeiros em apenas uma sala. Uma sala virtual.

O médico Sady Selaimen é de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Neste sábado, está em São Paulo e, para não perder o encontro, passou a manhã na frente do computador assistindo a 13 palestras. Teve até uma internacional, de um médico português que está na Alemanha. As palestras foram transmitidas de três estúdios na capital paulista e colocadas no ar ao mesmo tempo. De casa, cada médico pôde escolher o assunto preferido. Como num congresso normal, bastou sair de uma sala e entrar na outra.

“A grande vantagem de um congresso como esse é o rompimento de todas as barreiras geográficas e temporais”, disse o médico Selaimen, que ressaltou que as palestras ficarão disponíveis durante dois anos no site. (...)

Para ler na íntegra, vá à fonte da notícia: Do G1, com informações do Jornal Hoje

Veja o site do Jornal Hoje

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Free Books - site para livros gratuitos


Free Books é um site para acesso a livros gratuitos, sobre temas diversos. É só procurar pelo tema no sistema de busca da página.

Faltam poucos dias para o Pneumo Rio 2009

Faltam poucos dias para o Pneumo Rio 2009, o Congresso da Sociedade de Pneumologia e Tisiologia do Estado do Rio de Janeiro (SOPTERJ).
Cursos pré-congresso, programação, inscrições e outras informações no site do evento.

Para ver programação do Curso Pré-Congresso de Pneumologia Pediátrica, que acontecerá no dia 23 de setembro, clique aqui.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Casos graves de gripe suína caem pela quinta semana seguida

O Ministério da Saúde informou nesta quarta-feira (16) que o número de casos graves de gripe suína caiu pela quinta semana seguida. No entanto, o Brasil segue como o quinto país com a taxa de mortalidade mais alta pela doença, 0,46 morte por cada 100 mil habitantes.

Entre 6 e 12 de setembro, foram notificados 35 casos graves da gripe. O número é 65 vezes menor que o registrado entre 2 e 8 de agosto, quando foram registrados 2.283 casos.

Na lista dos 15 países com mais mortes, o Brasil também lidera em números absolutos: segundo o ministério, morreram 899 pessoas por complicações relacionadas ao vírus A (H1N1) no país desde o início da pandemia.

De acordo com o órgão oficial, as taxas de mortalidades da gripe suína são mais altas em países do hemisfério sul por ser inverno na região. As autoridades de saúde consideram as épocas de frio mais propensas à disseminação de vírus que causam gripe.

Desde 25 de abril, foram confirmados 10.401 casos graves de algum tipo de gripe por testes de laboratório, sendo que 88,9% destes resultados deram positivo para o vírus H1N1.

FONTE: Do UOL Ciência e Saúde, 16/09/2009

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Cuidados Paliativos em Pediatria

"Um dia, pronto, me acabo
e seja o que Deus quiser
Morrer, que me importa,
o diabo é deixar de viver."
(Mário Quintana)


Gosto muito deste quadro: sutil, belo e pleno. Ele representa a angústia dos pais diante da proximidade da morte da filha e o médico que, sem ter "nada a fazer", CUIDA: quando faz companhia, quando reflete, quando mostra compaixão, quando percebe que é "gente" e não Deus...
O cuidado está ao alcance de todos e é, muitas vezes, o melhor "tratamento".
A pediatria tem mudado muito: há muito mais crianças com doenças crônicas do que antes, quando estas "não vingavam". Há cada vez mais equipamentos que mantêm "vivas" crianças que nunca puderam saber o que é VIDA.
Precisamos discutir tudo isto: eutanásia, distanásia, ortotanásia... São assuntos e dúvidas que permeiam o nosso dia-a-dia.
Falar de morte em pediatria, de tão anti-natural, parece proibido.
Mas, como nos preparmos e prepararmos os futuros médicos para lidar com estas questões?
Não dá para fugir destas angústias quando se trabalha com crianças, em especial em unidades de saúde de alta complexidade, como é o Hospital Geral de Bonsucesso. Lá, temos pensado e discutido sobre este assunto. E, no preparo para uma destas reuniões, que será nesta semana ainda, encontrei um texto interessante, do Jornal de Pediatria de 2003: Uma "boa" morte em UTI pediátrica: é isso possível?

Fica como sugestão de leitura, para quem quiser... Esteja à vontade para comentar, debater...

Encontrei também um blog interessante: o Blog da Academia Nacional de Cuidados Paliativos.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Facebook testa versão mais 'enxuta' que se aproxima do Twitter



O Facebook está testando uma versão simplificada de sua rede social voltada para países onde a largura de banda de internet é limitada. Ainda em fase de testes, o chamado Facebook Lite é basicamente composto de mensagens e atualizações do usuário, lembrando o popular serviço de microblog Twitter.

"Estamos testando uma alternativa simplificada ao Facebook.com que carregue um conjunto específico de recursos de forma rápida e eficiente", disse o Facebook em comunicado, segundo informou nesta segunda-feira (14) o "Daily Mail".

"Semelhante à experiência do Facebook em telefones móveis, o Facebook 'Lite' é uma versão simplificada e de carregamento rápido que permite que as pessoas façam comentários, aceitem solicitações de amizade, escrevam recados no mural e vejam fotos e atualizações de status", continuou a nota.

"Atualmente estamos testando o Facebook Lite em países onde percebemos muitos usuários chegando ao Facebook pela primeira vez e que esperam uma experiência mais simples", completou o comunicado da rede social.

domingo, 13 de setembro de 2009

Pós em hospitais pode ser vetada

Parecer do conselho de educação proíbe curso de especialização em institutos e fundações

Entidades como hospitais, fundações e institutos podem ser proibidas de oferecer cursos de especialização lato sensu, reconhecidos pelo Ministério da Educação, caso parecer aprovado pelo Conselho Nacional de Educação seja homologado pelo ministro Fernando Haddad. A medida atinge cerca de 150 instituições do País, como os hospitais Sírio Libanês, Albert Einstein, Inca e Beneficência Portuguesa, escolas de negócios como Fia, Fipe, BSP e Dom Cabral, e outras como Escola Paulista de Magistratura e Escola Superior do Ministério Público.

A proposta do conselho é que as autorizações dadas a essas instituições sejam revogadas a partir do ano que vem, abrindo espaço para que os programas continuem sendo oferecidos como cursos livres. Neste modelo, não há necessidade de autorização para abertura da escola, não existem critérios para seu funcionamento e o certificado não é reconhecido pelo ministério - semelhante ao que ocorre com cursos de idiomas e artes. A justificativa do conselho para o parecer está na proliferação de entidades que pedem o credenciamento sem terem tradição de excelência na área de atuação, com fins meramente comerciais. “O credenciamento especial se desvirtuou de seu objetivo, que era atender apenas centros de excelência e notório saber”, afirma Milton Linhares, um dos relatores do parecer e ex-vice-reitor da Universidade Bandeirantes. “Hoje instituições de alto nível em suas áreas não precisam da chancela do poder público para mostrar que têm credibilidade. Quem é bom, vai continuar bom.”

Para Antonio Carlos Ronca, também relator do texto e ex-reitor da PUC-SP, é melhor que o próprio mercado e a sociedade se encarreguem de dizer quais são os cursos bons e os ruins, sem envolver o ministério na autorização e sem o carimbo governamental no certificado. “É preciso desregulamentar a intervenção do Estado nas coisas onde essa regulamentação não é importante”, defende.

Os críticos da medida afirmam que por trás da iniciativa está uma forte briga pelo mercado de especializações. “Esses cursos são importantes para a educação continuada e para a atualização profissional”, diz Paulo Monteiro Barone, presidente da Câmara de Ensino Superior do conselho e professor da Universidade Federal de Juiz de Fora. Ele deu um voto contrário ao parecer. Na avaliação dele, tirar a chancela dos cursos em entidades apenas fará com que universidades e faculdades tenham uma nova fonte de renda emprestando seu nome a eles. Sem emitir certificados reconhecidos, elas teriam de pagar a alguma universidade.

Microsoft "promete" com windows 7

Eu, particularmente, sou fã do Windows Vista, mas sei que ele não caiu na simpatia de muita gente.
Parece que a Microsoft quer se redimir com o Windows 7, que promete agradar a todos. E dizem que ele vai "matar"o XP. Será que vai poder rodar bem em netbooks?
No site da INFO há mais informações a respeito da campanha da empresa.
Outro grande desafio será a briga pelos softwares on line, muitos dos quais são gratuitos. Enquanto a Microsoft luta com a concorrência, nos é que vamos ganhando...
Estou curiosa para vem o que vem por aí!