sábado, 13 de fevereiro de 2010
É Carnaval! E a União da Ilha está de volta!
Acho este um dos feriados mais agradáveis do ano por isso: é alegre e democrático.
Gosto de não viajar nesta época, mas de curtir do jeito que achar conveniente a cada nascer do sol, participando ou não das festas.
Mas gosto deste clima de felicidade. E neste ano tenho um motivo especial: minha escola do coração voltou ao grupo especial. Tenho respeito por todas, mas confesso que, sem ela, o desfile do RJ não tinha a mesma graça para mim.
E deixo aqui minha homenagem à União da Ilha do Governador: a escola-simpatia que vinha há anos fazendo falta neste grupo!
Neste vídeo do samba oficial fiquei super emocionada com a batida do final... e imaginei como será lá na avenida, ao vivo e à cores. Loucura!
Bom carnaval a todos.
E tomara que a União tenha vindo pra ficar!
PS - Para divertir, o iPod aqui do lado está com marchinhas de carnaval nestes dias.
sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010
Projeto quer que celulares tenham tecla para emergência médica
Os fabricantes de celulares podem ser obrigados a instalar nos equipamentos de usuários que tenham doenças crônicas uma tecla de emergência. É o que estipula o Projeto de Lei 6605/09, do deputado Dr.Nechar (PP-SP), que está em fase de tramitação na Câmara dos Deputados.
Pelo proposta, se essa tecla for acionada, a tela do celular deverá dizer se o usuário é portador de alguma doença. Ao mesmo tempo ela acionará um serviço de emergência previamente cadastrado no aparelho, informando a localização para o atendimento e a necessidade de socorro imediato.
Quando ela é acionada, a tela do celular deverá informar se o proprietário do aparelho tem problemas cardíacos, de hipertensão ou se é diabético, assim como se ele toma alguma medicação específica, para o caso de intervenção cirúrgica. Informações como essas facilitarão o atendimento da pessoa caso ela esteja inconsciente.
O projeto, que altera a Lei Geral de Telecomunicações (9.472/97), prevê também que os celulares só recebam a certificação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) caso tenham essa tecla de emergência.
O projeto tramita de forma conclusiva nas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
FONTE: IDG Now, 09 de fevereiro de 2010
Com informações da Agência Câmara
quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010
UFMG inaugurou hoje polo da UAB
Telemedicina no Haiti: prática que vem de longe
No desespero logo após o terremoto que atingiu o Haiti no mês passado, médicos voluntários estrangeiros usaram dispositivos improvisados e de pouca tecnologia para consultas e coordenação dos esforços de salvamento.
No entanto, médicos americanos estão passando para tecnologias mais sofisticadas a fim de ajudar a melhorar a saúde pública no Haiti, um dos países mais pobres do mundo.
"Estamos nessa até o fim", disse Scott C. Simmons, cujo título na Faculdade Miller de Medicina da Universidade de Miami é de diretor de tele-saúde.
A tele-saúde, mais conhecida como telemedicina, é um desdobramento do programa espacial; foi desenvolvida pela Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço na década de 1960 para servir aos astronautas. Na versão ao vivo e em tempo real, ela envolve uma conexão por vídeo entre o paciente e um médico ou outro profissional de saúde num hospital ou consultório. Às vezes, um médico ou enfermeiro em determinado local consulta um especialista em outro local via telemedicina.
Na tenda hospitalar com 240 leitos da Universidade de Miami, armada perto do aeroporto de Porto Príncipe, Haiti, onde cirurgiões voluntários dos Estados Unidos realizaram mil operações desde o terremoto de 12 de janeiro, médicos logo poderão consultar, via satélite, especialistas em Miami e outros centros médicos, disse Simmons, engenheiro que ajudou a desenvolver a telemedicina portátil para naves espaciais da NASA. (...)
FONTE: Veja online, 10 de fevereiro de 2010. Clique aqui para ler a notícia na íntegra.
Imagens Fascinantes do Corpo Humano
Adorei esta postagem com imagens maravilhosas do corpo humano.
A maioria delas foi obtida através de um microscópio de varredura, um tipo de microscópio eletrônico que utiliza um feixe de elétrons de alta energia que varrem a superfície de objetos capturando sua forma.
A imagem que escolhi como exemplo?: alvéolos pulmonares...
Um pouco tendenciosa esta escolha, não?
Vale a pena conferir as outras: se quiser, clique aqui.
O calor é tanto que os advogados foram liberados do usar ternos
O meteorologista do Inmet Lucio de Souza afirma que nos últimos dias a cidade está em situação de perigo, de acordo com os padrões utilizados pela Organização Meteorológica Mundial. O órgão da ONU (Organização das Nações Unidas) trabalha com os seguintes estágios: normal, cuidado, perigo e muito perigo. “Entramos em estado de perigo quando a sensação térmica ultrapassa os 41ºC”, explica Souza. A partir dos 54º C, começa-se a trabalhar com situação de muito perigo.
A OMS (Organização Mundial da Saúde) indica que em situação de perigo as pessoas tomem muito cuidado com a hidratação e que evitem os exercícios físicos durante o período mais quente do dia. Lucio Souza alerta que a exposição ao sol em situação de perigo pode causar insolação, cãibra e, inclusive, desmaios. (...)