sábado, 13 de fevereiro de 2010

É Carnaval! E a União da Ilha está de volta!

Cada um curte o Carnaval do seu jeito: em casa, viajando, em escolas de samba, em blocos, descansando... enfim, do jeito que quiser.

Acho este um dos feriados mais agradáveis do ano por isso: é alegre e democrático.

Gosto de não viajar nesta época, mas de curtir do jeito que achar conveniente a cada nascer do sol, participando ou não das festas.

Mas gosto deste clima de felicidade. E neste ano tenho um motivo especial: minha escola do coração voltou ao grupo especial. Tenho respeito por todas, mas confesso que, sem ela, o desfile do RJ não tinha a mesma graça para mim.

E deixo aqui minha homenagem à União da Ilha do Governador: a escola-simpatia que vinha há anos fazendo falta neste grupo!

Neste vídeo do samba oficial fiquei super emocionada com a batida do final... e imaginei como será lá na avenida, ao vivo e à cores. Loucura!

Bom carnaval a todos.

E tomara que a União tenha vindo pra ficar!



PS - Para divertir, o iPod aqui do lado está com marchinhas de carnaval nestes dias.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Projeto quer que celulares tenham tecla para emergência médica

Em tramitação na Câmara dos Deputados, proposta estipula que serviço de saúde previamente cadastrado seja chamado se botão for acionado.

Os fabricantes de celulares podem ser obrigados a instalar nos equipamentos de usuários que tenham doenças crônicas uma tecla de emergência. É o que estipula o Projeto de Lei 6605/09, do deputado Dr.Nechar (PP-SP), que está em fase de tramitação na Câmara dos Deputados.

Pelo proposta, se essa tecla for acionada, a tela do celular deverá dizer se o usuário é portador de alguma doença. Ao mesmo tempo ela acionará um serviço de emergência previamente cadastrado no aparelho, informando a localização para o atendimento e a necessidade de socorro imediato.

Quando ela é acionada, a tela do celular deverá informar se o proprietário do aparelho tem problemas cardíacos, de hipertensão ou se é diabético, assim como se ele toma alguma medicação específica, para o caso de intervenção cirúrgica. Informações como essas facilitarão o atendimento da pessoa caso ela esteja inconsciente.

O projeto, que altera a Lei Geral de Telecomunicações (9.472/97), prevê também que os celulares só recebam a certificação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) caso tenham essa tecla de emergência.

O projeto tramita de forma conclusiva nas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

FONTE: IDG Now, 09 de fevereiro de 2010
Com informações da Agência Câmara

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

UFMG inaugurou hoje polo da UAB

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) inaugurou hoje as instalações do Polo de Apoio Presencial à Educação Superior da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Em Minas Gerais, a Universidade promove atividades em polos existentes em 18 cidades. Conforme consta no site do Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed) da UFMG, atualmente a instituição oferece, em Governador Valadares, o curso Normal Superior, o de aperfeiçoamento Gênero e Diversidade na Escola; além dos de licenciatura em Química, Matemática e Ciências Biológicas, e de especialização em Ensino de Artes Visuais, Atenção Básica em Saúde da Família e Formação Pedagógica em Educação Profissional na Área de Saúde: Enfermagem (Profae).

A Universidade Aberta do Brasil funciona com o apoio de pontos estrategicamente localizados, chamados Pólos de Apoio Presencial. São espaços físicos mantidos por municípios ou governos de estado que oferecem infraestrutura física, tecnológica e pedagógica para que os alunos possam acompanhar os cursos UAB. Instituições de ensino superior de todo o país, credenciados pelo MEC e que já oferecem cursos presenciais, são responsáveis pela promoção dos cursos a distância. (...)

FONTE: Planeta Universi, 10 de fevereiro de 2010 Acesse se quiser mais informações.

Telemedicina no Haiti: prática que vem de longe


No desespero logo após o terremoto que atingiu o Haiti no mês passado, médicos voluntários estrangeiros usaram dispositivos improvisados e de pouca tecnologia para consultas e coordenação dos esforços de salvamento.

No entanto, médicos americanos estão passando para tecnologias mais sofisticadas a fim de ajudar a melhorar a saúde pública no Haiti, um dos países mais pobres do mundo.
"Estamos nessa até o fim", disse Scott C. Simmons, cujo título na Faculdade Miller de Medicina da Universidade de Miami é de diretor de tele-saúde.

A tele-saúde, mais conhecida como telemedicina, é um desdobramento do programa espacial; foi desenvolvida pela Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço na década de 1960 para servir aos astronautas. Na versão ao vivo e em tempo real, ela envolve uma conexão por vídeo entre o paciente e um médico ou outro profissional de saúde num hospital ou consultório. Às vezes, um médico ou enfermeiro em determinado local consulta um especialista em outro local via telemedicina.

Na tenda hospitalar com 240 leitos da Universidade de Miami, armada perto do aeroporto de Porto Príncipe, Haiti, onde cirurgiões voluntários dos Estados Unidos realizaram mil operações desde o terremoto de 12 de janeiro, médicos logo poderão consultar, via satélite, especialistas em Miami e outros centros médicos, disse Simmons, engenheiro que ajudou a desenvolver a telemedicina portátil para naves espaciais da NASA. (...)

FONTE: Veja online, 10 de fevereiro de 2010. Clique aqui para ler a notícia na íntegra.

Imagens Fascinantes do Corpo Humano


O BioInterativa é um blog extremamente interessante, com postagens sobre temas variados.

Adorei esta postagem com imagens maravilhosas do corpo humano.

A maioria delas foi obtida através de um microscópio de varredura, um tipo de microscópio eletrônico que utiliza um feixe de elétrons de alta energia que varrem a superfície de objetos capturando sua forma.

A imagem que escolhi como exemplo?: alvéolos pulmonares...

Um pouco tendenciosa esta escolha, não?

Vale a pena conferir as outras: se quiser, clique aqui.

O calor é tanto que os advogados foram liberados do usar ternos

Tenho me sentido muito mal com todo este calor.
Quando será que vai refrescar?
Até dormir está muito difícil...
O ar condicionado parece estar quebrado; não dá conta...
Andar na rua no sol tem dado uma sensação desesperadora.
Cuidado com os excessos de exposição, com "malhação" e etc.
Beba bastante líquido.
Preste atenção na saúde de suas crianças.
Acho muito justo que os homens que precisam usar ternos sejam liberados deste costume europeu. Dá até agonia imaginar estar dentro de um deste, com tanto calor.

Veja esta notícia de hoje:

Em situação de perigo, RJ registra sensação térmica de 46ºC nesta quarta-feira

A cidade do Rio de Janeiro registrou hoje (10) mais uma tarde de forte calor e elevada umidade relativa do ar. Com estes dois fatores juntos, a sensação térmica é muito alta. Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), hoje a máxima na capital fluminense foi de 38,3ºC, mas a sensação era de que o calor ultrapassava os 46ºC.

O meteorologista do Inmet Lucio de Souza afirma que nos últimos dias a cidade está em situação de perigo, de acordo com os padrões utilizados pela Organização Meteorológica Mundial. O órgão da ONU (Organização das Nações Unidas) trabalha com os seguintes estágios: normal, cuidado, perigo e muito perigo. “Entramos em estado de perigo quando a sensação térmica ultrapassa os 41ºC”, explica Souza. A partir dos 54º C, começa-se a trabalhar com situação de muito perigo.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) indica que em situação de perigo as pessoas tomem muito cuidado com a hidratação e que evitem os exercícios físicos durante o período mais quente do dia. Lucio Souza alerta que a exposição ao sol em situação de perigo pode causar insolação, cãibra e, inclusive, desmaios. (...)

A OAB-RJ (Ordem dos Advogados do Brasil no Rio de Janeiro) divulgou hoje que os recordes de calor no Rio levaram a entidade a liberar os advogados do uso de terno. Na tarde de ontem, representantes da OAB do Rio protocolaram no CNJ (Conselho Nacional de Justiça) um pedido de providências para tentar garantir acesso aos tribunais do Estado sem paletó e gravata, substituídos por camisa e calça social. (...)


Leia a notícia na íntegra, no site da UOL, clicando aqui.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Vacina contra H1N1 no Brasil começa em março


O Ministério da Saúde divulgou recentemente informações sobre a vacinação contra H1N1, que será iniciada em março, começando pelos profissionais de saúde.
Clique aqui para migrar para o site do Ministério da Saúde, conhecer a lista de doenças crônicas e saber mais.

domingo, 7 de fevereiro de 2010

III Congresso da Regional RJ-ES da ABEM 2010


De tanto eu falar dos congressos da Associação Brasileira de Educação Médica, tanto do regional quanto do brasileiro, muita gente vinha me cobrando o site do Congresso da Regional RJ-ES de 2010.

Pois é! Está no ar!


E o Congresso já está bem pertinho: será de 18 a 20 de março de 2010, em Guarapari.

Vamos tentar nos encontrar por lá? Quanto mais docentes e discentes forem, melhor fica o Congresso... É uma oportunidade ímpar de troca de experiências e de construção colaborativa da Educação Médica que sempre almejamos.

Quer saber mais detalhes?

Clique aqui e acesse o site. E saiba que tem muita gente trabalhando duro para nos receber bem por lá.

E não acaba por aí... Em outubro tem o COBEM (Congresso Brasileiro de Educação Médica), que será em Goiânia.

Apareça por aqui de vez em quando, que tentarei manter as informaçãoes em dia!

Até lá, se Deus quiser.