terça-feira, 14 de julho de 2009

Aprendendo a aprender com as TICs

José Carlos Antonio*

Com o subtítulo “Um brevíssimo estudo de caso”, o artigo publicado na seção Apoio Pedagógico do Canal EducaRede e Pró-Menino apresenta uma reflexão sobre modelos de aprendizagem no contexto das Tecnologias de Informação e Comunicação, a partir de um episódio vivenciado pelo autor, que é formador do Programa EducaRede, conhecido também como JC.

JC relata uma capacitação para o uso pedagógico dos computadores e da Internet, realizada por ele com professores de escolas paulistas em 2008. Ao descrever o perfil do grupo, o formador compara o que chama de "Professor Digital/Professor Web 2.0" e "Professor Tradicional/Professor Web 0.0". Entre as características deste último, aponta: “Não aperta nenhuma tecla sem antes perguntar se pode ou deve e sem que saiba de antemão exatamente o que acontecerá após apertar a tecla”.

A partir da atividade proposta ao grupo durante a capacitação – utilizar o site Toondoo, uma ferramenta da Web 2.0, para criar história em quadrinho -, JC mostra como esses professores, ao vivenciarem um novo modelo de aprendizagem, começaram também a mudar sua relação com a aprendizagem e a compreender a necessidade de “aprender a aprender”.

Por fim, ele conclui: “Capacitar professores para o uso pedagógico dos computadores e da Internet só faz sentido se realmente conseguirmos com que esses professores vivenciem as situações de aprendizagem às quais seus alunos estão submetidos cotidianamente”.

Leia este artigo na íntegra e colabore comentando.


* Formador do Aula Fundação Telefônica: EducaRede e Pró-Menino, projeto que beneficia escolas públicas paulistas com doação de laptops, acesso à Internet e formação presencial e a distância para professores.


FONTE: Educarede 30/06/2009

Nenhum comentário: