sexta-feira, 31 de julho de 2009

Educação e gentileza não fazem mal a ninguém

Pessoas fazendo xixi na rua e jogando lixo no chão foram notícias nesta semana...
É inacreditável que estas coisas ainda aconteçam nos dias de hoje.


Fiquei feliz em rever o Sujismundo no O Globo de hoje...
Figura da minha infância/adolescência cujo reaparecimento é muito bem-vindo. Seria ótimo que fosse apenas por nostalgia, mas infelizmente ele ainda é necessário.



Aliás, também adoro a campanha "Gentileza gera Gentileza". Quem conheceu o profeta Gentileza não passa inerte diante de imagens e lembranças daquela época. E está demais a agressividade das pessoas no trato umas com as outras em especial no trânsito e em relações em público.


Brinco que "fui salva a tempo", pois me identifico muito com o Rio de Janeiro, vim morar neste estado ainda criança, mas não nasci aqui...

Mas fico triste com a imagem da "Cidade Maravilhosa". Quando a gente viaja e volta para o Rio, em especial de avião, quase sempre o lugar de onde voltamos está mais limpo e mais bonito. E, quando pegamos o carro, é fácil perceber que no trânsito as pessoas parecem que viram monstros encapuzados sob seus vidros escuros. Umas querem levar vantagens sobre as outras; se você joga seta para passar pra outra pista o "ser" da pista ao lado acelera para não deixar espaço... e por aí vai...

Então, que tal acordarmos?!

Educação e gentileza não fazem mal a ninguém... e são coisas básicas que podem tornar o nosso mundo muito melhor!

Um comentário:

ROSÂNGELA GUEDES disse...

Sou paraibana, de João Pessoa, mas vim morar em Salvador há muito tempo e o meu primeiro grande "choque" aqui foi ver os homens fazendo xixi na rua sem a menor cerimônia. Homens de todas as idades e classes sociais, assim como em todos os lugares, inclusive na presença da policia. E o meu nariz, coitado!!, teve que reconhecer que aquilo fazia parte da "cultura" local.