quinta-feira, 2 de julho de 2009

Veja cinco dicas para planejar, executar e concluir sua monografia ou seu TCC
Ana Okada, em São Paulo

O TCC (Trabalho de conclusão de curso), conhecido também como TGI (Trabalho de graduação interdisciplinar) ou TFG (Trabalho Final de Graduação), deixa muitos universitários de cabelos em pé. Ele coincide com o final da graduação e com o início da vida profissional. Em muitos casos, esse trabalho pode funcionar ainda como um cartão de visitas para futuras oportunidades.
Como se organizar para fazê-lo sem sofrimento? Veja cinco dicas da especialista Rachel Polito, que escreveu "Superdicas para um Trabalho de Conclusão de Curso Nota 10", da Editora Saraiva.
Confira:

1 - Escolha pessoas que trabalhem bem em grupo
"A escolha do grupo é tão importante quanto a escolha do tema", diz a especialista. O estudante, ao escolher o grupo, deve esquecer a amizade e priorizar as pessoas que trabalhem melhor em grupo: "Não escolha seus melhores amigos. O trabalho é longo e as desavenças acontecem se você não estiver preparado", adverte.
Para Adriano Plesskott, que se formou recentemente, ter uma boa equipe fez a diferença: "Fiz o TCC com uma colega com quem sempre fiz as atividades da faculdade. Foi muito bom, porque já sabíamos como cada um trabalhava".

2 - Tenha sempre em mente como será o "produto final"
Mais importante do que ter uma idéia do começo do trabalho, é saber ver como será seu final. "Costumo dizer que uma boa forma de iniciar o projeto é redigir uma conclusão. É evidente que ela será muito diferente da final, mas o estudante terá uma idéia de onde pretende chegar", diz Rachel. Essa visão evita o problema que muitos alunos têm de não conseguirem terminar o trabalho, pois não tinham em mente os objetivos que deveriam cumprir.

3 - Faça um trabalho de conclusão de curso com um tema que você goste
"O tema deve sempre ser relevante à área de estudo, no entanto, a troca de tema e a demora na conclusão do TCC ocorrem pela dificuldade de aliar o que se gosta ao que precisa ser feito", analisa Rachel. Para evitar problemas ao longo do trabalho, um conselho da especialista é adaptar assuntos ligados a temas de seu interesse com a sua área de estudo: "O caminho será mais tranquilo se você fizer algo que goste".O trabalho da estudante de jornalismo Juliana Omena obteve nota máxima e parte do sucesso se deveu à escolha do assunto: "Desde o início da faculdade tinha mais proximidade com matérias voltadas ao jornalismo social. Começamos a buscar em diversos sites, até que um dia achamos o tema no Orkut. Acredito que tudo apareceu certo e na hora certa", diz Juliana.

4 - O TCC exige planejamento estratégico; saiba organizá-lo
Rachel diz que é importante não perder de vista a natureza do TCC. Para ela, o trabalho é "na verdade, um planejamento estratégico completo, independente da área de formação do aluno". Ele deve ser divido nas seguintes etapas:
Definição dos objetivos: para a especialista, uma boa execução do desenvolvimento do texto depende desse estágio.
Justificativa: parte em que se explica a importância do trabalho para a área de formação escolhida.
Introdução: com um panorama geral do assunto;
Desenvolvimento: trabalho teórico e de pesquisa, ou o plano de ações, se houver um cliente.
Conclusão: que faz a amarração de tudo o que foi estudado.

5 - Faça um cronograma e respeite-o
Por fim, Rachel ressalta a importância de saber organizar o tempo de forma a aproveitá-lo o melhor possível: "A melhor maneira de não se perder é desenvolver um cronograma e combiná-lo com seu orientador, com prazos de entregas e as etapas que devem ser cumpridas". O cronograma deve dar uma margem até mesmo para os imprevistos que possam surgir no meio do caminho. Além disso, é necessário deixar tempo para a revisão final, a impressão e a encadernação: "Portanto, terminar em cima do prazo é arriscado e perigoso", salienta. E se você "travar" no meio da elaboração do TCC? Diversas pessoas se queixam de, durante a escrita do trabalho, passarem por períodos sem idéias novas para escrever. O principal antídoto para o "branco" é a leitura da bibliografia com antecedência e se munir de livros e materiais. Por fim, Rachel Polito lembra que a conclusão imaginada no início do trabalho deve ser revista levando em conta os objetivos iniciais. "É importante lembrar que conclusão é uma etapa importante no trabalho e requer atenção especial. Um trabalho bem desenvolvido com uma conclusão fraca pode estar arruinado."

Nenhum comentário: