sábado, 3 de outubro de 2009

IV Congresso de Telemedicina e Telessaúde


Entre os dias 9 e 12 de dezembro de 2009 Belo Horizonte estará sediando dois eventos importantes na área de telessaúde: o IV Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde e o II Workshop do Laboratório de Excelência e Inovação em Telessaúde – América Latina e Europa.

Muito debatida atualmente, a Telemedicina ou Telessaúde veio ampliar o alcance das ações e informações médicas, possibilitando a atenção à distância e a troca de informações sobre pacientes, sobretudo, através da informática e do desenvolvimento das redes de informação.

Definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a provisão de serviços ligados aos cuidados com a saúde nos casos em que a distância é um fator crítico, a Telessaúde conta com profissionais de diversas áreas de saúde que usam tecnologias de informação e a comunicação como ferramenta, visando o intercâmbio de informações válidas para o diagnóstico, prevenção, tratamento de doenças e a contínua educação de provedores de cuidados com a saúde; assim como fins de pesquisas e avaliações, tudo no interesse de melhorar a saúde das pessoas e de suas comunidades.

No Brasil, a telessaúde está se desenvolvendo de forma acelerada nos últimos anos. O Programa Nacional de Telessaúde criado em 2007 atende a 900 municípios brasileiros desenvolvendo ações de teleconsultorias formativas, educação mediada por tecnologias e atividades de apoio diagnóstico. A produção de conteúdo para capacitação das equipes de saúde da família utiliza modelagem 3D, animações e vídeos. E outras iniciativas vêm acontecendo em diversos estados, municípios e instituições da rede privada como a Rede Universitária de Telemedicina (Rute) que já se encontra estruturada. (...)


Este é um trecho da mensagem dos presidentes deste congresso, que poder ser lida na íntegra no site do evento.

Nenhum comentário: