O Jornal O Globo divulgou ontem e hoje informações atualizadas sobre DST/AIDS, com base no Boletim Epidemiológico DST/AIDS 2009, recém divulgado pelo Ministério da Saúde.
Destaca-se o aumento da infecção pelo HIV em mulheres, principalmente entre adolescentes na faixa etária entre 13 e 19 anos e entre mulheres com relacionamentos estáveis.
A campanha de prevenção da AIDS para o Carnaval 2010 terá como foco principal a faixa etária de adolescentes.
O documentário "POSITIVAS", com depoimentos de mulheres que adquiriram HIV/AIDS de maridos ou companheiros estáveis, é bastante enriquecedor para entendermos um pouco sobre esta realidade. Por enquanto, vi apenas o trailer, que coloco aqui para divulgar.
No sexo masculino, o grupo mais atingido tem sido o de homossexuais.
Outro alerta muito importante é para a narrativa de muitas pessoas quanto ao despreparo dos médicos em lidar com a doença, desde o seu diagnóstico até a abordagem do paciente nas mais diversas situações. Certamente, o mesmo ocorre em outras categorias e em equipes de profissionais de saúde. Temos que reconhecer que é necessário nos prepararmos para CUIDAR melhor.
Hoje o Brasil é ótimo exemplo no tratamento a doença e muitas pessoas vivem bem se diagnosticadas precocemente e tratadas adequadamente. Há diferentes ofertas de cuidado a estas pessoas que vão muito além do tratamento medicamentoso, como trabalhos de inclusão social, grupos terapêuticos, entre outros.
Precisamos estar alertas e melhorar o preparo dos profissionais de saúde para lidar com este problema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário