terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Faculdade não dará diploma a alunos obesos

A Lincoln University, no estado americano da Pensilvânia, causou uma grande polêmica nos Estados Unidos após anunciar uma medida inusitada: vai recusar a formatura de alunos obesos. Há três anos, a universidade criou um programa obrigatório para seus estudantes, o Fitness for Life (Educação Física pela Vida), que força os alunos com índice de massa corpórea (IMC) acima de 30 - o que indica obesidade - a praticar educação física durante três horas por semana.

Pelo menos 24 alunos não seguiram as regras do programa, apesar de ele ser obrigatório, e agora não poderão retirar seus diplomas. O departamento médico da universidade argumenta que "tempos radicais exigem medidas radicais" e já informou que aqueles que não reduzirem seu IMC correm o risco de não concluír a graduação. Atualmente, cerca de 15% da primeira turma que está para se formar corre esse risco.

A medida tem se provado impopular entre os alunos, que vieram a público reclamar da punição. Muitos reclamam que o pré-requisto para a gradução é infundado, mesmo diante dos riscos que a obesidade pode trazer à saúde. "Chegar ao final do meu curso e alguém me dizer que não posso me formar por causa do meu peso, não tem nada a ver", desabafou uma aluna da Lincoln University.

Em entrevista à rede CNN, o professor de direito David Kairys, da Universidade de Temple, também no estado da Pensilvânia, disse que do ponto de vista legal, a medida parece "partenalista" e "intrusiva", afirmando que a a prática de educação física deveria ser uma opção do estudante e não uma imposição da universidade.

FONTE: Veja.com, 1 de dezembro de 2009


Já pensou se decidissem cassar diplomas de médicos tabagistas, obesos mórbidos, etc?

Nenhum comentário: