Cirurgia abre possibilidade para novos transplantes na cidade.
Não faz muito tempo que ele começou a falar e talvez ainda nem entenda o que está acontecendo. No entanto, quando conseguir entender, vai saber que esta terça-feira (16) está marcada em sua vida para sempre. Desde às 13h, em São José do Rio Preto, esse menino de 1 ano e 8 meses se transformou na primeira criança do interior do país a passar por um transplante de coração.
Mais importante do que isso, desde às 16h seu coração novo bate sozinho, sem a ajuda de nenhum dos aparelhos que o mantiveram vivos nos últimos três meses. “Essa cirurgia abre uma nova opção para centenas de crianças com cardiopatias graves no interior do país”, diz o cirurgião cardíaco do Hospital de Base de São José de Rio Preto, Ulisses Alexandre Croti.
Até a segunda-feira (15), o coração que o menino recebeu, era o pouco de vida que resistia com dificuldades no peito de uma menina de 1 ano e 3 meses. Desde o dia 8 de fevereiro, ela estava internada na UTI do Hospital de Base, após ser atropelada em Rubinéia, cidade da região de São Jose do Rio Preto. (...)
“Isso só foi possível graças à nobreza de uma família que perdeu sua filha ontem (segunda-feira)”, diz Croti.
Às 18h desta terça, a mãe da doadora voltou para Rubinéia. Ainda abalada, dá uma ideia da dificuldade da decisão no pior momento de sua vida. “No início não queria doar, mas quando entendi que poderia salvar a vida de uma outra criança resolvi permitir”, diz Maristela Aparecida Bivante, mãe da doadora.
FONTE: G1, 16 de fevereiro de 2010. Clique aqui e leia a notícia na íntegra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário