domingo, 11 de abril de 2010

Após supervisão de cursos de medicina, MEC pode cortar 370 vagas

Depois da supervisão de 20 cursos de medicina que obtiveram baixo desempenho no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), o MEC (Ministério da Educação) cancelou uma graduação e poderá cortar 370 vagas em oito cursos. Em nota, o ministério afirma que a medida foi tomada após a verificação do não cumprimento das medidas de saneamento que haviam sido determinadas às instituições.

O curso de medicina da Unig (Universidade Iguaçu) oferecido no campus de Nova Iguaçu (RJ) deverá ser suspenso; essa graduação oferecia 200 vagas anuais. Segundo a pasta, após o prazo de dois semestres letivos para cumprimento das medidas exigidas, a universidade não promoveu as melhorias necessárias. A Sesu (Secretaria de Ensino Superior) do MEC também determinou medida cautelar para que a Unig suspenda, imediatamente, o ingresso de novos alunos no curso.

Dos cursos que terão diminuição do número de vagas, seis -- da Unifoa (Centro Universitário Volta Redonda) (RJ), da Faciplac (Faculdade de Medicina do Planalto Central) (DF), da Unig de Itaperuna (RJ), da Unimar (Universidade de Marília) (SP), da Unaerp (Universidade de Ribeirão Preto) (SP) e da USS (Universidade Severino Sombra), em Vassouras (RJ)-- demostraram cumprimento parcial das exigências do governo e dois -- da Fimca (Faculdades Integradas Aparício Carvalho) (RO) e da Faculdade São Lucas (RO)--tiveram redução por terem apresentado precariedade na oferta de estágios.

As instituições têm 15 dias para apresentar defesa. Após esse período, o MEC avaliará as respostas e decidirá se os cursos serão ou não cancelados. Caso sejam, é possível apresentar recurso ao CNE (Conselho Nacional de Educação).

A supervisão, iniciada em 2008, foi feita por uma comissão de especialistas coordenada pelo médico Adib Jatene. Ao todo, 20 instituições deveriam ser avaliadas. De acordo com a nota do ministério, os cursos da Universidade Luterana do Brasil (RS), do Centro de Ensino Superior de Valença (RJ), da Universidade Nove de Julho (SP), da Universidade Metropolitana de Santos (SP) e do Centro Universitário Lusíadas (SP), também em supervisão, continuam com medidas cautelares e receberão visitas de reavaliação nos próximos meses.

Para ler a reportagem completa clique aqui.

FONTE: Redação UOL, 07 de abril de 2010

Nenhum comentário: