segunda-feira, 7 de março de 2011

Academias investem em espaços para crianças

Procurando seu email no Google, achei uma reportagem antiga mas ainda atual com comentários do Dr Renato Farme D'Amoed, médico pediatra, pneumologista pediátrico e um querido amigo. Com orgulho, meu "ex-staff" da época de residência.
Estou postando porque, apesar de ser de 2002, ainda é super atual!


"Duas vezes por semana, a pequena Juliana Moreira de Souza, 8 anos, sai da escola e vai para a academia Ibeas Top Club, em Botafogo, ter aula com sua personal trainer. Personal trainer? Pois é, essa é uma entre as várias atividades que as academias do Rio estão implantando para atender uma nova clientela. As crianças já representam 25% das matrículas nos espaços de malhação da cidade. "Hoje, queremos satisfazer do pequeno até o idoso. As famílias estão procurando um lugar seguro para ficar juntas", diz André Ibeas, dono da academia. Há três anos no Ibeas, Juliana foi a primeira dos quatro alunos da personal infantil Ana Laura Boa Ventura. "As crianças chegam aqui por recomendação médica, com problemas de postura, causados pelo excesso de peso nas mochilas, ou de colesterol alto, devido à má alimentação", conta Ana Laura. Nas aulas, os alunos fazem movimentos de dança, alongamento, exercícios na cama elástica, com bolas e com cordas. "Eu monto as atividades de maneira lúdica para que eles se mantenham interessados nos exercícios, que são sempre específicos para suas necessidades", diz a professora.

Criar atividades apropriadas para seus pequenos alunos foi uma das preocupações da empresária Viviane Kurtenbach quando abriu a Velox, em Botafogo, há seis meses. O muro de escalada, com 14 metros de altura, é uma das atividades mais concorridas. "As crianças já não sobem em árvores. Escalar o paredão é um desafio para elas, e os pais sabem que é seguro", afirma a empresária. Além de desenvolverem opções adequadas para os pequenos, as academias estão providenciando adaptações em sua estrutura. Na Estação do Corpo, na Barra, foi construído um vestiário especial, o Kidsroom, com 60 metros quadrados. Ali, chuveiros, pias e vasos são proporcionais ao tamanho dos usuários. Tantas vantagens fazem com que os pais fiquem divididos entre o clube e a academia na hora de matricular os filhos. "Hoje somos como clubes bem administrados. Por sermos uma empresa, conseguimos tomar decisões mais rápidas, comprar os melhores equipamentos e trazer as novidades em exercícios", relata a empresária Soraia Bueri, sócia da academia Rio Sport Center, na Barra.

Para inscrever a criança em uma academia de ginástica, contudo, é necessário tomar alguns cuidados. De acordo com o pediatra Renato Farme de Amoedo, os pais precisam fazer a escolha com rigor. É fundamental verificar, por exemplo, se os professores estão capacitados para o trabalho. Também é importante checar detalhes, como as condições de higiene de piscinas e vestiários. "Mas, antes de tudo, deve-se consultar o pediatra para que ele diga se a criança está apta para a atividade que quer praticar, ou para indicar o que é mais adequado", explica o médico."

Nenhum comentário: