domingo, 19 de junho de 2011

Sensacionalismo Fantástico


Desde a semana passada, pensei seriamente em voltar por aqui para comentar sobre esta reportagem.

O Fantástico fez uma reportagem que me pareceu um tanto sensacionalista, romanceando o fato de brasileiros irem fazer faculdade em países vizinhos.
Na verdade, a maioria vai só porque é mais fácil de passar... e depois, independente da qualidade de sua formação, querem atender as pessoas por aqui.
Quem paga o preço?

Já tive o prazer de ser preceptora de médicas de países vizinhos que são de ótima qualidade e que vieram para o Brasil em busca de aperfeiçoamento de sua formação.
Mas, só esta atitude já mostra que são diferenciadas.

Precisamos de ensino de qualidade e a luta é grande aqui dentro...

Me preocupa este aparente "incentivo" da Globo. Mas, cada um tem o direito de ter sua opinião.

Quer saber mais e comentar? Segue um trecho... O título é link para a página de origem, onde tem o vídeo da reportagem.

Médicos formados fora do Brasil não conseguem trabalhar

Jovens brasileiros estudam medicina em universidades de países vizinhos, onde a mensalidade é mais barata, mas, na volta ao Brasil, não conseguem registro para trabalhar.

São as histórias de milhares de estudantes brasileiros que buscam em faculdades de países vizinhos a realização de um sonho: virar médico. Eles sofrem com a distância das famílias, com a falta de dinheiro e de conforto. Quando voltam ao Brasil, formados, ainda têm que enfrentar mais um drama. A reportagem é de Eduardo Faustini.

Na classe de uma faculdade de medicina na Bolívia em dia de prova, apenas um aluno era boliviano. Todos os outros eram brasileiros.

2 comentários:

Natália disse...

Não vejo problema em fazer faculdade em outro país se assim for mais viável, mas a pessoa deve medir bem o que ela está se dispondo; não é segredo pra ninguém que para praticar a medicina aqui eles terão que fazer uma prova e que o índice de aprovação é baixo. Cabe ao estudante mensurar: a prova é abusivamente difícil ou a formação infelizmente foi deficiente?

Museu de Ciências Morfológicas disse...

Boa tarde professora!

Fica a dica de conhecer o nosso site do museu.

www.mcm.cb.ufrn.br
@MCM_UFRN