terça-feira, 23 de junho de 2009

Escolas: não está na hora de mudar?!

Uma sala de aula tradicional (acima) e um espaço de convivência da Nave (abaixo).


Colégios que parecem ficção científica: Este é o título de uma reportagem muito interessante publicada hoje no caderno Megazine do Jornal O Globo, que eu gostaria de recomendar.
Ela mostra como educadores e escolas crescem, aprendem e ensinam com os nativos digitais.
Mais do que uma aliada, a tecnologia hoje é um recurso que faz parte do cotidiano e que, se utilizada com seriedade, pode trazer milhares de benefícios para todos. Neste momento, o conhecimento (e não o "conteúdo") é a grande riqueza do mundo.

Gostaria des destacar 2 falas de alunos da Nave (Núcleo Avançado de Tecnologia em Educação) :

"No ano passado, costumava abrir as páginas da internet escondido durante a aula. Agora não fico de bobeira enquanto o professor está no meio de uma explicação. Depois que o computador vira algo comum na sua escola, você lida melhor com ele." - Disse Leonam Monteriro, de 16 anos, aluno do 2o ano.

"Aqui o ensino é integrado, ou seja, a gente tem um ensino técnico e as disciplinas comuns. Eu faço técnico em multimídia, mas todas as matérias funcionam em conjunto. Tenho aula de português junto com música, por exemplo" - Explica Luana Barone, de 15 anos, aluna do 2o ano.

Quero destacar também o Projeto Piraí Digital, que é encantador e exemplo no Estado do Rio de Janeiro. Na reportagem, Maria Helena Jardim, coordenadora da educação digital, comenta do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) que, na escola de pior desempenho, passou de 2,2 para 4,7 após o projeto.

E o Projeto Piraí Digital envolve várias outras áreas...É exemplo também em telessaúde e telemedicina, entre outras ações.


Parabéns a todos vocês, que estão construindo um mundo melhor!

Nenhum comentário: