quinta-feira, 11 de junho de 2009

OMS declara gripe suína uma pandemia

A Organização Mundial de Saúde declarou a gripe suína uma pandemia. É a primeira vez, em 41 anos, que a OMS declara essa situação.

A elevação do nível de alerta para a doença de 5 para o 6 (que é o grau máximo da escala de alerta da OMS), foi feita durante uma reunião de urgência da organização em Genebra. A decisão ocorre devido ao processo de difusão do vírus H1N1, não devido a um aumento da periculosidade da doença.

O Brasil recebeu o comunicado da mudança do nível às 10h34 (horário de Brasília), segundo afirmou o Ministério da Saúde em coletiva hoje. A ministra interina da Saúde, Márcia Bassit, afirmou que o país já havia se adiantado e que, na prática, não deve haver alterações nos procedimentos adotados pelo país.

"A situação no Brasil está completamente sob controle", afirmou Bassit. "A população pode ficar tranquila porque a nossa vigilância permanece preparada para identificar pessoas com sintomas da doença."

Segundo a ministra, há 52 casos confirmados da doença no país. Até ontem, o total anunciado era de 43. Os últimos nove casos confirmados foram registrados em Minas Gerais (3), Santa Catarina (2), São Paulo (2), Rio de Janeiro (1) e Tocantins (1), segundo boletim do ministério. A maioria dos casos confirmados até o momento, 75%, foi contraída em outros países. Outros 55 casos suspeitos estão sendo monitorados.

FONTE: UOL notícias.
Para ver notícia e outras informações na íntegra, clique aqui.

Nenhum comentário: