domingo, 19 de julho de 2009

Gripe Suína - Agora é serio!

Hoje passei o dia preocupada com a Gripe Suína.

Resolvi ler um livro que ganhei há alguns anos: "A HISTÓRIA DA GRIPE: A INFLUENZA EM TODOS OS TEMPOS E AGORA", de João Toniolo Neto, publicado em 2001 pela Dezembro Editorial. Neste livro, a história é muito bem documentada, as ilustrações são ricas e, nas últimas páginas tinha o seguinte trecho: "Considerando-se os anos de ocorrência das grandes epidemias, as próximas pandemias ocorrerão entre 2008 e 2017. Dessa forma, as informações do passado são a base para entender o que virá no futuro".


Fiquei ainda mais preocupada depois de ler este livro.
A verdade é que esta pandemia está assumindo proporções assustadoras e a gravidade a que pode chegar é imprevisível.
Então, todo cuidado é pouco!
Por isto resolvi buscar materiais que podem nos ajudar.
Vamos compartilhar informações, cuidar de nós, dos nossos amigos, de todas as pessoas que pudermos. Evitem lugares com aglomerações de pessoas, principalmente aqueles fechados, e lavem suas mãos adequadamente várias vezes ao dia.
Seguem abaixo alguns vídeos que selecionei no youtube. No primeiro e no segundo vídeos há informações sobre o vírus, as formas de contágio e a doença. No terceiro vídeo há orientações de como lavar as mãos adequadamente em pias comuns. O quarto vídeo é bem técnico: interessa a profissionais de saúde, em especial médicos, enfermeiros e fisioterapêutas e a quem tiver curiosidade de saber como se colhe sercreção para pesquisa do vírus.
Espero que sejam úteis!













Quer saber mais? Seguem alguns links:

Nenhum comentário: