quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Bulas terão letras maiores e linguagem mais fácil

As bulas de todos os medicamentos brasileiros deverão ter letras maiores e duas versões - uma para os pacientes e outra voltada aos profissionais de saúde, com informações mais técnicas.

As mudanças fazem parte de uma resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira. As novas normas determinam, também, que as bulas sejam disponibilizadas na internet e que haja formatos para deficientes visuais.

"A bula do paciente terá uma linguagem mais didática", explicou Tatiana Lowande, gerente-geral de Medicamentos da Anvisa. Para facilitar a leitura e a compreensão, deverá ser organizada na forma de perguntas e respostas, dando informações como a função do remédio e quando não deve ser usado. Ela ainda deverá alertar atletas quanto à possibilidade de doping.

Os fabricantes terão 180 dias para enviar os novos modelos para serem aprovados pela Anvisa. Depois de autorizadas, as novas bulas deverão ser anexadas aos medicamentos em 90 dias.

Nenhum comentário: