segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Livros de volta à vida na Biblioteca Nacional

Um projeto ambicioso de restauração de livros devolve ao público uma parte valiosa do acervo da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, que guarda 2 milhões de livros.

Em meio a tanto material, é para pouco mais de 200 obras que as atenções estão voltadas neste momento. São volumes "à beira da morte", na linguagem usada pelos especialistas para definir aqueles tomos que caminham aceleradamente para a desintegração. Para salvá-los teve início um grande projeto de restauração, que devolverá às prateleiras pelo menos 57 dessas obras, algumas escritas há 500 anos.

O futuro dos outros 140 livros que estão fora de circulação é incerto, seja por falta de verba ou tecnologia. Entre esses, a maior perda é uma edição de 1661 de A Cidade de Deus, de Santo Agostinho. Vários trechos foram cobertos com tinta durante o período da Inquisição.

O método de censura se mostrou mais efetivo do que os próprios inquisidores poderiam supor: a tinta usada para impedir a leitura das páginas contém partículas metálicas, que provocam oxidação e corroem o papel. Não se encontrou uma forma de removê-la.

Leia a reportagem completa em VEJA desta semana (na íntegra somente para assinantes).

FONTE DA REPORTAGEM: Veja.com, 7 de setembro de 2009

Nenhum comentário: