sábado, 5 de setembro de 2009

5 de setembro - Dia Nacional de Conscientização e Divulgação da Fibrose Cística



A Fibrose Cística (FC), também conhecida como Mucoviscidose, é uma doença genética cujas manifestações iniciais podem se confundir com muitas doenças comuns em nosso dia-a-dia, como asma ("bronquite") e bronquiolite, por exemplo.
A maioria das pessoas que já ouviu falar sobre FC, pensa nela somente diante de pessoas com doença pulmonar crônica e grave, diarréia e desnutrição.
Porém, estas manifestações estão presentes em quadros mais "clássicos" ou em estágios mais avançados da doença. Há quadros de gravidade muito variada e o diagnóstico precoce pode fazer muita diferença para os pacientes. É preciso que pensemos sempre nesta possibilidade diagnóstica e que nunca consideremos que uma pessoa "está bem demais para ter fibrose cística".
A doença pulmonar pode ser um problema sério mas, curiosamente, o pulmão destas pacientes nasce normal! Depois, com as secreções espessas e infecções, o quadro pode se modificar.
O diagnóstico precoce com tratamento oportuno pode favorecer MUITO a qualidade de vida dos portadores desta doença.

Eu tive alguns acontecimentos curiosos em relação a FC... A segunda anamnese que fiz em minha vida, no 3o ano de medicina, foi com um paciente de 17 anos, portador de FC, que estava internado na enfermaria do Núcleo de Saúde em Adolescentes (NESA), do HUPE/UERJ. Ele me deu uma aula dobre a doença!
Depois de formada, fiz Residência em Pediatria no Instituto Fernandes Figueira (IFF/FIOCRUZ-RJ), que é Centro de Referência para FC no Rio de Janeiro. Aprendi muito sobre esta doença por lá, em especial com a Dra Laurinda Higa, chefe do serviço de Pneumologia Pediátrica e minha eterna mestre!
Trabalhei uns anos como pediatra (fui militar) e decidi largar tudo para voltar ao IFF e fazer residência em Pneumologia Pediátrica, onde, durante dois anos, fiz parte da equipe responsável pelo acompanhamento dos pacientes portadores de FC.
Tive grandes mestres por lá... Com carinho muito especial destaco a equipe de Pneumologia Pediátrica e os portadores de FC e suas famílias. Não dá para medir o que aprendi com eles sobre medicina, relação humana e vida!
Fui ficando cada vez mais mobilizada em divulgar a importância do diagnóstico precoce desta doença... O que acabou resultando em meu estudo de Mestrado.

Por isto, não poderia deixar de divulgar esta campanha do Dia Nacional de Conscientização e Divulgação da Fibrose Cística, promovida pela Roche. Desde já, declaro que não há nenhum conflito de interesse nesta divulgação. É apenas uma vontade de colaborar para tornar melhor a vida de portadores desta doença.

Clique aqui para ler no site da SBPT (Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia) sobre este dia comemorativo.

Nenhum comentário: