sábado, 20 de junho de 2009

"Cola" é facilitada pelas novas tecnologias

Professores e educadores, nós precisamos estar preparados para lidar com as novas maneiras de construção de conhecimento...
A "cola", que aterroriza alguns professores, vai ter que ser uma aliada.
Vamos criar, inventar, fazer uma educação diferente...
Quem não acompanhar estas mudanças corre o risco de ficar "pra trás" e/ou enlouquecer.
Veja um exemplo nesta reportagem, da Globo.com:

Prática da 'cola' entre os jovens mudou com as novas tecnologias, diz pesquisa
Mais da metade dos adolescentes norte-americanos usam web para 'colar'.Estudantes também baixam trabalhos e apresentam como de sua autoria.



"Mais da metade dos adolescentes norte-americanos admitem utilizar a internet para 'colar', enquanto 35% dizem que já utilizaram os seus telefones celulares com o mesmo objetivo, de acordo com pesquisa divulgada pela Common Sense Media, organização não-governamental que analisa o impacto de novas mídias e entretenimento sobre crianças, adolescentes e suas famílias. Segundo relatório apresentado pela companhia nesta quinta-feira (18), mais de 38% dos jovens dizem que já copiaram conteúdo de internet, apresentando-o como seu próprio trabalho, enquanto 21% admitiram ter baixado trabalhos encontrados na web para transformá-los em seus próprios. Cerca de 65% dizem ainda já terem visto outros estudantes colarem nas provas com a ajuda de celulares. Muitos adolescentes nem mesmo consideram errado este tipo de comportamento, segundo a sondagem. Entre os entrevistados, 36% avaliam que o download de um trabalho encontrado na internet não foi um crime grave; e 42% acreditam, inclusive, que copiar textos da web não é nem ofensivo, nem mesmo 'cola'. Além disso, 22% dos estudantes não acham que a leitura de notas dispostas na tela de um celular durante um teste seja 'cola'. "Os celulares e a internet têm sido verdadeiros geradores de mudança para a educação, abrindo muitos caminhos para a colaboração, a criação e a comunicação", disse James Steyer, fundador e diretor-executivo da Common Sense Media, à reportagem do site "CNet". "Mas, como esta pesquisa revela, a consequência não intencional destas tecnologias tão versáteis é tornar a 'cola' mais fácil". (...)

Nenhum comentário: