terça-feira, 11 de agosto de 2009


Hoje, uma amiga de trabalho, cardiopediatra, me mostrou uma reportagem da Revista da TV de domingo passado que é bastante preocupante.

A atriz Kássia Kiss, cuja atuação profissional respeito muito, fez esta lamentável declaração sobre tratamento de amigdalite:

"São 18h de sexta-feira e a atriz está preocupada com o seu caçula. Pedro Miguel, de 5 anos, está com amidalite e foi passar o fim de semana na casa do pai.
- É fácil enfiar um antibiótico nele para resolver? É! Acho que 99,99% das pessoas ligam para o pediatra, pedem o remédio e ficam confiantes de que a criança vai ficar bem no dia seguinte. Mas se você quiser encontrar um caminho de fortalecer a condição física do seu filho, você não vai dar o antibiótico. Você vai passar o dia lavando a garganta dele com água quente e sal, vai botar acelga na testa para baixar a febre, cebola no ouvido para tirar o catarro - dá a receita, em tom de brincadeira."


A reportagem pode ser lida na íntegra no site do O Globo .


No Brasil, muitas crianças têm Febre Reumática por tratamento inadequado de amigdalite estreptocócica... e muitas delas se tornam cardiopatas para o resto da vida, com limitações.

Não poderíamos deixar passar em branco este comentário. Nós pediatras reforçamos que o uso de antibióticos não deve ser indiscriminado. Cabe ao médico indicá-lo.

Mas temos a obrigação de ressaltar a importância do uso de antibiótico, idealmente Penicilina Benzatina injetável, diante de amigdalite estreptocócica. Precisamos prevenir a Febre Reumática!

Uma pessoa pública como Kássia Kiss, deveria ter consultoria antes de ter declarações como esta publicadas... Afinal, a repercussão de suas palavras sobre o público leigo pode ser bastante problemática.

Aproveito para divulgar o PREFERE (Programa de Prevenção da Febre Reumática), do Instituto Nacional de Cardiologia de Laranjeiras (INCL), coordenado pela Dra Regina Muller. Acesse o site do INC e, na página principal, clique em Febre Reumática (parte mais inferior da página) para ter maiores informações.

Conheça, divulgue e trate seus pacientes com responsabilidade.

Nenhum comentário: