Mais um vez trazendo novidades do COBEM 2009, quero compartilhar a participação que tive ontem em uma atividade sobre o Teste do Progresso, que está sendo realizado em algumas escolas de medicina do Brasil e, de forma mais organizada e sistematizada, por um consórcio de escolas médicas de São Paulo.
Na Regional da ABEM (Associação Brasileira de Educação Médica) RJ-ES pretendemos montar um grupo semelhante para avaliar os cursos de medicina de nossa regional.
Veja a explicação dada pela USP, pioneira neste processo:
" A Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP faz parte do grupo de escolas médicas que adotaram o TESTE DE PROGRESSO como uma das formas de avaliação Institucional. Esse grupo de escolas é formado, por todas as escolas médicas públicas de alto padrão do Estado de São Paulo (FM-USP, EPM - UNIFESP, FCM – UNICAMP, FM – Botucatu – UNESP, FAMEMA), além da UFSC, UEL e FURB."
O QUE É O TESTE DE PROGRESSO?
"É um teste longitudinal que avalia o ganho de conhecimento dos alunos ao longo do tempo, e permite à Instituição, dessa forma, realizar o diagnóstico de suas deficiências ao longo da estrutura curricular.
Assim, pode e deve ser utilizado pelos Colegiados competentes para avaliação de alterações no currículo, para avaliações específicas de disciplinas, e do aluno individualmente. É uma avaliação institucional, que não visa o rankeamento das Faculdades de Medicina.
É um teste de participação voluntária, composto por 120 questões de múltipla escolha, com cinco alternativas, divididas em 6 áreas do conhecimento: área básica, saúde coletiva, clínica médica, pediatria, tocoginecologia e cirurgia. O teste é aplicado, pelo menos, uma vez ao ano.
Dez dias após a realização do teste, como devolutiva para o aluno, será divulgado, via Intranet da FMRP-USP, o gabarito comentado da prova. O escore obtido é calculado como o número de questões acertadas. Os resultados serão divulgados, unicamente e sigilosamente, para o aluno, junto com a média de desempenho da sua classe.
Será oferecido certificado de participação ao aluno que realizar o teste, pois demonstra interesse do aluno pela avaliação de seu desempenho durante sua formação e deverá ser utilizado como comprovante que compõe o Curriculum Vitae do aluno, pois algumas Instituições (especificamente a UNICAMP) pontuam positivamente essa participação para o ingresso na Residência Médica.
Não é um teste de seleção ou aprovação e, portanto, a implantação do teste serve para esclarecer algumas perguntas da FMRP como:
• O ganho de conhecimento por parte do aluno está sendo contínuo e progressivo?
• Como está a fixação do conhecimento adquirido nas áreas básicas e clínicas, essencial para o desenvolvimento do internato?
• Situar o aluno indivualmente no processo evolutivo de ensino-aprendizado."
FONTE: Fórum de Informática Biomédica
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