sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Projeto quer que celulares tenham tecla para emergência médica

Em tramitação na Câmara dos Deputados, proposta estipula que serviço de saúde previamente cadastrado seja chamado se botão for acionado.

Os fabricantes de celulares podem ser obrigados a instalar nos equipamentos de usuários que tenham doenças crônicas uma tecla de emergência. É o que estipula o Projeto de Lei 6605/09, do deputado Dr.Nechar (PP-SP), que está em fase de tramitação na Câmara dos Deputados.

Pelo proposta, se essa tecla for acionada, a tela do celular deverá dizer se o usuário é portador de alguma doença. Ao mesmo tempo ela acionará um serviço de emergência previamente cadastrado no aparelho, informando a localização para o atendimento e a necessidade de socorro imediato.

Quando ela é acionada, a tela do celular deverá informar se o proprietário do aparelho tem problemas cardíacos, de hipertensão ou se é diabético, assim como se ele toma alguma medicação específica, para o caso de intervenção cirúrgica. Informações como essas facilitarão o atendimento da pessoa caso ela esteja inconsciente.

O projeto, que altera a Lei Geral de Telecomunicações (9.472/97), prevê também que os celulares só recebam a certificação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) caso tenham essa tecla de emergência.

O projeto tramita de forma conclusiva nas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

FONTE: IDG Now, 09 de fevereiro de 2010
Com informações da Agência Câmara

Nenhum comentário: