terça-feira, 18 de agosto de 2009

Baixada Fluminense terá internet livre


Governo do Rio investe R$ 3 milhões na 1ª fase do Baixada Digital

"Duque de Caxias, São João de Meriti, Belford Roxo, Mesquita, Nova Iguaçu e Nilópolis. Esses são os primeiros municípios da Baixada Fluminense beneficiados pelo programa de internet sem fio e gratuita da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect). O anúncio foi feito pelo secretário do estado, Alexandre Cardoso. Nesta primeira fase, o projeto vai contemplar cerca 1,4 milhão de pessoas, com um investimento de R$ 3 milhões. Depois, o programa será levado a toda a Baixada Fluminense.


"Esse é o maior projeto de internet do mundo com essas características. E só foi possível porque o governador Sérgio Cabral vem cumprindo o repasse de 2% da receita tributária líquida para a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). Os recursos mais do que dobraram nos últimos anos”, ressaltou Cardoso.

De responsabilidade técnica da UFF, o programa da Baixada Fluminense vai beneficiar o 1º Distrito de Caxias e parte do 2º, parte de Belford Roxo, Mesquita, Nova Iguaçu e Nilópolis, além da totalidade de São João de Meriti.

A instalação das antenas de transmissão já começou. A previsão é que todas estejam instaladas até 28 de setembro, quando o sinal de internet deve estar funcionando na região. Nas residências, prédios públicos e estabelecimentos comerciais, será necessário apenas comprar um modem sem fio para se conectar.

Nas ruas, será possível captar o sinal com laptops em algumas praças e corredores principais: Praça do Pacificador, Avenidas Presidente Kennedy, Avenida Brigadeiro Lins e Silva, e calçadão de Caxias; e Praça da Matriz e da prefeitura, em São João de Meriti.

“É um projeto que não se trata só de inclusão digital, mas também de inclusão educacional e social, porque, hoje, a informação é muito importante em todas as áreas. Este é um projeto extremamente ousado, com a cara do Governo do Estado, e acreditamos muito nele”, destacou o reitor da UFF, Roberto Salles.

Com a inauguração do programa na Baixada Fluminense, quase dois milhões de pessoas no estado terão acesso a internet sem fio gratuita. As orlas de Copacabana, Leme, Ipanema e Leblon, o Morro Santa Marta e a Cidade de Deustambém já contam com a rede. O funcionamento na Cidade de Deus e no Morro Santa Marta está a cargo da PUC.

Já a rede da orla da Zona Sul é administrada pela Coppe-UFRJ. Até o fim do ano, o programa deve chegar à Avenida Brasil e comunidades adjacentes, beneficiando mais cerca de 500 mil pessoas. As prefeituras são responsáveis pela energia elétrica."



FONTE: Convergência Digital, 17 de agosto de 2009


Seria bom que a violência também acabasse (ou ao menos diminuísse) para que as pessoas pudessem desfrutar deste progresso... É triste pensar que, talvez, a violência do Rio de Janeiro impeça o desfrute desta maravilha e o crescimento deste projeto!

Um comentário:

Ribeiro disse...

Excelente medida teremos emfim a tão falada integração social.A banda larga ainda é cara no Brasil.Quando temos cada vez mais computadores mais baratos,a banda larga caminha na contra-mão da direção.Uso a 3G, não é ainda o ideal,cara e esta longe de ser aquilo que prometem.