quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Ética em alta (ou em falta?) ... Uma breve reflexão


Nos últimos dias, as notícias parecem querer provar que a ética é utopia de pessoas ingênuas, que ainda acreditam na humanidade e em um mundo melhor...
O Senado, cujas notícias vêm em destaque nos últimos tempos, brinda esta fase de "sucesso" na mídia com o arquivamento das denúncias contra Sarney. Isto me fez lembrar daquelas estorinhas que gostavam de contar quando éramos crianças: uma informação extremamente curiosa escrita em um pedacinho de papel, apresentava longa trajetória para ser elucidada e, por fim, a conclusão era de que "o papelzinho voou..." E nossa curiosidade morria na praia. Assim ficamos nós, o povo brasileiro: sem respostas, confusos, sem saber se ainda poderemos acreditar em alguém e ter esperanças em alguma eleição futura.
Hoje, depois de um dia cansativo de trabalho, em que voltei para casa preocupada com a violência desenfreada que está encunhada em nosso dia-a-dia, depois de um tremendo engarrafamento e da companhia fiel de uma forte dor de cabeça, finalmente cheguei em casa e resolvi relaxar lendo jornal.

Eis que me deparei com uma reportagem no O Globo, na parte de Ciência, entitulada "Médicos vendem nome e reputação para estudos de laboratórios farmacêuticos". Fala-se de médicos dos EUA que emprestam seus nomes e reputação para assinar trabalhos científicos escritos por "fantasmas"(ghostwriters) a fim de aprovar ilicitamente tratamentos com algumas drogas, beneficiando a indústria farmacêutica. E, pela notícia, parece que isto só acontece por lá...
Enquanto lia o jornal, o som de fundo era do RJ TV, que mostrava o sofrimento de pessoas que até dormiram na fila tentando agendar consultas no PAM de Del Castilho e seguidos fatos em que pessoas foram injustamente baleadas: umas mortas, outras internadas... como em uma guerra.
Não sei se é consequência deste dia chuvoso, não sei se estou meio "deprê" ou se é efeito da dor de cabeça. Mas hoje está parecendo o fim-do-mundo... ou da ética?

Ética? O que é isto? Serve pra quê?

Nenhum comentário: