domingo, 16 de agosto de 2009

Cidades Inteligentes

Hoje, no caderno Cotidiano da Folha de São Paulo, Giberto Dimenstein apresenta texto bem interessante sobre cidades inteligentes, com comentários sobre Projetos de Harvard e do Brasil e com sugestões de livros a respeito deste assunto. As cidades inteligentes são mais um exemplo de benefícios trazidos pela tecnologia bem empregada na comunicação, lazer, educação, desenvolvimento, etc.

Segue um trecho aqui:


"Com o uso da tecnologia, elas integram cultura, educação, saúde, lazer, esportes e trabalho."

"HÁ DOIS MESES , um grupo de 20 adolescentes participa de uma caça ao tesouro digital para montar um mapa para quem tem pouco dinheiro.

Os investigadores são alunos de escolas públicas e moram nas regiões mais distantes da cidade de São Paulo, marcadas pela pobreza e violência, com escassas ofertas de lazer, educação e cultura.

Na semana passada, eles mostraram os primeiros resultados dessa caça ao tesouro, expostos em sites, blogs ou twitters. Localizaram, em seus bairros, bandas de música, grupos de dança, saraus de poesia, cinemas em becos, estúdios multimídias, bibliotecas comunitárias, cursos profissionalizantes.

O exercício serve para preparar agentes comunitários de comunicação. Todos aqueles jovens serão chamados a trabalhar, por alguns meses, em telecentros, transformando-os em mais do que um punhado de máquinas ligadas à internet, mas num espaço para conectar o bairro, do posto de saúde, até a escola, passando por subprefeitura, bibliotecas comunitárias e parques.Sem saber, eles estão conectados com o que a Escola de Administração de Harvard aponta, num documento lançado há um mês, como o futuro de gestão pública -é um manifesto pelas cidades inteligentes.

Cidade inteligente é aquela que integra ao máximo seus serviços (cultura, educação, saúde, lazer, esportes e trabalho), tirando proveito das tecnologias de comunicação, segundo o texto de Rosabeth Kanter, professora de Harvard e apontada pelo jornal "Times", de Londres, como uma das 50 mulheres mais influentes no mundo dos negócios . Conhecemos, no Brasil, vários avanços provocados pela internet.

Hospitais usam a telemedicina, fazendo que centros de excelência cheguem aos locais mais remotos; governos economizam com os pregões eletrônicos; nenhuma modalidade de educação cresce como o ensino a distância; entregar o imposto de renda ficou mais fácil São Paulo não teria reduzido com tamanha rapidez seu índice de assassinato se não tivesse, no final da década de 1990, montado um banco de dados sobre onde acontece o crime e investir mais em inteligência.

Esse tipo de sistema é apontado no manifesto de Harvard como uma das explicações para a queda dos crimes ter sido mais acentuada em Nova York, Los Angeles e Chicago.

Em essência, a proposta baseia-se na ideia de que as novas tecnologias permitem uma gestão integrada.(...)"

Nenhum comentário: