O mundo precisa estar mais bem preparado para, se não prevenir, ao menos saber escolher com mais rapidez e eficácia as saídas para enfrentar uma crise econômica da amplitude da que surpreendeu o planeta a partir de setembro do ano passado. O homem necessita aperfeiçoar o uso dos recursos naturais e buscar reverter os efeitos das mudanças climáticas. A profissionalização é ferramenta essencial para que os países pobres promovam o desenvolvimento sustentável. As constatações levaram a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) a elevar o ensino superior a uma de suas prioridades em educação, depois de quatro dias de intensos debates durante a Conferência Mundial de Ensino Superior 2009, realizada na sede da organização, em Paris.
Passados 11 anos do último encontro global para discutir os rumos da educação superior, alguns novos desafios ingressaram na pauta, como a globalização, irreversível, e a entrada definitiva da tecnologia na aprendizagem. Mas as questões centrais permanecem as mesmas: a democratização do acesso, o papel do Estado, o aprimoramento da qualidade e a responsabilidade social foram, invariavelmente, os principais pontos de preocupação dos mais de mil participantes da Conferência Mundial de Ensino. "Nesta reunião, cada um pôde trazer e debater os seus problemas locais. Chegamos à conclusão de que, na raiz, as dificuldades são basicamente as mesmas para todos, embora em degraus diferentes de complexidade", atestou a relatora-geral do documento final, Suzy Halimi .
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Reportagem de Lúcia Jardim, de Paris
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